Percurso de navegação

Crescimento e emprego são as questões principais para a Eslováquia

Slovak Prime Minister Fico

«Há uma verdadeira necessidade de melhorar a utilização dos Fundos Estruturais e de Desenvolvimento Rural na Eslováquia», afirmou o Presidente Durão Barroso, em Bruxelas, no final de uma reunião com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

«Há um risco de que a Eslováquia não seja capaz de absorver alguns dos fundos durante o atual período de programação. É crucial evitar este risco e usar os fundos, que beneficiam os cidadãos, as regiões, as empresas, bem como a recuperação económica e criação de emprego», declarou o Presidente.

A Comissão e os peritos eslovacos analisam em conjunto todas as soluções possíveis para melhorar a absorção dos fundos e acelerar a implementação dos programas da política de coesão.

Crescimento e criação de emprego, desemprego e inclusão social continuam a ser os principais problemas a serem resolvidos pela Eslováquia. O Presidente Durão Barroso assegurou ao primeiro-ministro eslovaco que a Comissão está genuinamente empenhada em ajudar a Eslováquia a alcançar estes objetivos.

«Mantivemos, também, uma discussão muito aberta sobre a necessidade de preservar a saúde das finanças públicas e de reforçar as instituições, o capital humano e o ambiente empresarial. Estas são as condições necessárias para um crescimento a longo prazo na Eslováquia e em toda a UE», declarou o Presidente Durão Barroso.

Ler a declaração completa

Ver o vídeo