Percurso de navegação

Durão Barroso faz um apelo ao entendimento mútuo no Médio Oriente

President Barroso and President of the State of Israel, Shimon Peres

O Presidente Durão Barroso defendeu hoje uma "solução de dois Estados" para que o processo de paz no Médio Oriente avance, no final de uma reunião com o Presidente do Estado de Israel, Shimon Peres. Na sua declaração, o Presidente também mencionou a situação humanitária na Síria, tendo feito um apelo a um papel mais forte da Liga Árabe no país.

"Acreditamos que Israel deve ser plenamente reconhecido pelos seus parceiros regionais e que deve viver em segurança dentro das suas fronteiras. Ao mesmo tempo, a aspiração palestiniana em ter o seu próprio Estado deve ser satisfeita", afirmou o Presidente Durão Barroso.

Disse também: "A União Europeia continua a defender firmemente uma solução com dois Estados. Dois Estados a viver lado a lado em paz e segurança. Por isso, encorajamos ambos os lados a apoiar e a implementar medidas para o desenvolvimento da confiança que permitam o avanço do processo de paz."

Tendo em vista as recentes eleições em Israel, o Presidente Durão Barroso afirmou que a UE espera que o novo governo se comprometa em desenvolver as suas relações com a Europa e com a negociação de um acordo para o Processo de Paz para o Médio Oriente.

O Presidente da Comissão também mencionou a deterioração das condições humanitárias na Síria, onde o número de refugiados está quase a chegar a 1 milhão. "Isto é uma nódoa na consciência mundial", disse. "A comunidade internacional tem o dever de resolver a situação. Apoiamos totalmente os esforços do representante especial das Nações Unidas/Liga Árabe, Brahimi, para alcançar uma solução política para o conflito. E acreditamos que a Liga Árabe deve de facto assumir um papel nesta solução."

O Presidente Durão Barroso referiu o sucesso da cooperação bilateral na investigação e na inovação, e mostrou-se satisfeito com o pedido de Israel para a associação ao próximo programa "Horizonte 2020".

Ler a declaração completa

Ver o vídeo

Read the speech at the Building Bridges Conference