Percurso de navegação

Europa 2020: um plano para o mundo pós-crise

EC

Na cimeira Europa 2020, o Presidente Durão Barroso definiu a abordagem da UE para enfrentar os nossos desafios económicos: a confiança e a competitividade são fundamentais para o crescimento inclusivo e sustentável a longo prazo.

No seu discurso, o Presidente Durão Barroso deixou claro que a Europa tem de "manter o rumo". As nossas reformas, mesmo se difíceis, estão a produzir resultados e este não é o momento de voltar atrás, apesar de alguns defenderem o contrário. Mostrou-se confiante de que os líderes da Europa vão confirmar o seu compromisso para continuar o caminho das reformas.

A resposta política da UE à crise e aos nossos desafios económicos a longo prazo, nomeadamente a globalização, possui várias correntes. Reforçam-se mutuamente, não são mutuamente contraditórias.

O Presidente enfatizou a importância da confiança como um impulsionador do investimento e do crescimento. A confiança é desenvolvida numa conceção clara do futuro, e a visão da Europa de uma União económica e monetária mais profunda é crucial.

Ler o discurso