Percurso de navegação

Reunião com o Presidente do Mianmar, Thein Sein

EC

Os atuais esforços do governo do Mianmar para as reformas políticas, sociais e económicas foram os principais assuntos debatidos hoje entre o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Presidente Thein Sein do Mianmar.

Na conferência de imprensa no final da reunião, o Presidente Durão Barroso referiu que as reformas e a transição ainda não estão concluídas e que há ainda muito a fazer no campo das liberdades fundamentais, em particular nos direitos das minorias. É também necessário abordar a situação humanitária nos estados de Kachin e Rakhine, para terminar com os conflitos e consolidar a paz, e aprofundar as reformas democráticas.

O Presidente Durão Barroso referiu também as áreas onde a UE já está a apoiar o Mianmar, referindo: a cooperação para o desenvolvimento da UE, o apoio ao Centro para a Paz do Mianmar, o trabalho com a comissão eleitoral do Mianmar para assegurar que as eleições de 2015 cumprem com os mais elevados padrões internacionais, e os fundos adicionais da UE para apoiar os deslocados internos no estado de Rakhine de ambas as comunidades (Rohingya e Rakhine). Acrescentou que "a UE vai continuar a ter um papel principal a este respeito na comunidade internacional."

"A UE e o Mianmar estão a virar uma página na sua relação. Queremos aumentar a nossa colaboração com o governo e o povo do Mianmar: mais diálogo, mais e melhor ajuda, mais comércio e investimento e mais contactos povo-a-povo, "concluiu o Presidente.

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o vídeo