Percurso de navegação

Visita oficial a Rabat, 1 - 2 de março de 2013

Karim Ghellab, Speaker of the Lower House of the Moroccan Parliament, and José Manuel Barroso

As conversações entre o chefe de governo marroquino Abdelilah Benkirane, assim como com outros altos responsáveis marroquinos, e o Presidente Durão Barroso debruçaram-se sobre os seguintes assuntos: as questões internas, as relações bilaterais e a situação geopolítica da região. Foi também anunciado o início das negociações sobre um novo Acordo de Comércio Livre com Marrocos.

Depois da sua reunião com o chefe de governo marroquino, Abdelilah Benkirane, o Presidente Durão Barroso felicitou as reformas políticas, económicas e sociais levadas a cabo em conformidade com a Constituição marroquina e as aspirações legítimas do povo marroquino.

O Presidente da Comissão Europeia também explicou que Marrocos é um parceiro estratégico da União Europeia; as relações bilaterais são excelentes, fundadas num estatuto especial, e vão em breve desenvolver-se com a negociação e o estabelecimento de um acordo de comércio livre.

"As relações entre a UE e Marrocos estão também a tomar um novo rumo graças ao acordo político sobre a parceria para a mobilidade, a fim de garantir uma boa gestão da circulação de pessoas entre as nossas fronteiras. Demos hoje início às negociações relativas a um acordo para facilitar os procedimentos de concessão de vistos para algumas categorias de pessoas, nomeadamente estudantes, investigadores e empresários," disse.

A União Europeia e Marrocos assinaram também um memorando financeiro num montante de 25 milhões de euros sob a forma de doações para o combate à pobreza em 885 comunidades rurais em Marrocos.

Por último, o Presidente Durão Barroso prometeu uma cooperação estreita e um diálogo político intenso com Marrocos sobre as questões internacionais, nomeadamente sobre a integração do Magrebe e a segurança na região.

Ler o discurso

Ver o vídeo