Percurso de navegação

Visita oficial à Irlanda

EC

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny, onde debateram a situação económica na Europa e o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da UE. O Presidente e o primeiro-ministro também se reuniram com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, tendo as conversações se centrado no QFP.

Depois das reuniões oficiais, o Presidente Durão Barroso expressou o seu desejo para que o Parlamento e o Conselho alcancem uma conclusão consensual para trabalhar no próximo orçamento a sete anos da UE, o Quadro Financeiro Plurianual.

O Presidente acolheu com agrado a adoção da proposta da Comissão sobre as garantias da juventude, que disse ter sido um "sinal importante para os quase 6 milhões de jovens que estão desempregados atualmente na UE". Mostrou-se também satisfeito com os progressos importantes feitos sobre as reformas da diretiva de requisitos de capital, que deve assegurar que os bancos se financiem a si próprios no futuro, "sem pedirem a ajuda dos contribuintes".

Em Dublin, o Presidente também falou numa conferência sobre "O Negócio da Europa" onde sublinhou que a competitividade é crucial para o crescimento e a criação de emprego na UE.

Durante a visita, o Presidente Durão Barroso esteve também presente num debate no Trinity College, onde fez um apelo aos jovens da Irlanda para se envolverem plenamente no debate cada vez mais intenso sobre a definição do futuro da UE. "Estão a beneficiar de uma escolha feita há 40 anos pela geração dos seus pais – agora têm de se envolver na definição das opiniões da sua geração sobre que tipo de Europa querem para o futuro," concluiu o Presidente.

Declaração do Presidente depois das reuniões oficiais

Discurso do Presidente na conferência IBEC CEO 2013

Read more on the agreement a on Youth Guarantee

President's speech at the Trinity College Historical Society

Watch the video