Percurso de navegação

Kosovo está a fazer progressos graduais

Prime Minister Hashim Thaçi and President Barroso © EU

Numa reunião entre o Presidente Durão Barroso e Hashim Thaçi, primeiro-ministro do Kosovo, o progresso do Kosovo, as suas relações com a UE e a liberalização dos vistos foram os principais assuntos abordados.

"A visita do primeiro-ministro Thaçi é uma prova de que o Kosovo está a concretizar a sua perspetiva europeia, e que se está a envolver de uma forma construtiva em assuntos-chave que vão determinar o seu futuro europeu e o bem-estar de todos os cidadãos," disse o Presidente Durão Barroso na sua declaração à imprensa depois da reunião. Enfatizou que a decisão sobre o início das negociações para um Acordo de Estabilização e Associação pode ser feita em 2013 – se forem feitos os avanços necessários.

O Presidente da Comissão mencionou que já foram feitos progressos substanciais sobre a reforma da administração pública, a proteção das minorias e o Estado de Direito. Referiu que os resultados do próximo Diálogo saídos da reunião de Thaçi com o primeiro-ministro sérvio Dačić são de importância fundamental para as relações da UE tanto com o Kosovo como com a Sérvia, e desejou ao primeiro-ministro coragem e sabedoria para os dias que se seguem.

Relativamente à liberalização dos vistos, o Presidente Durão Barroso referiu que a Comissão apresentou o seu primeiro relatório sobre os progressos do Kosovo para a liberalização dos vistos na semana passada, juntamente com as recomendações, e reiterou que "estamos satisfeitos com os progressos sobre a legislação. Mas o Kosovo tem de trabalhar mais na implementação."

"Esta semana e os próximos meses serão cruciais para a elaboração de uma agenda ambiciosa para as relações da UE com o Kosovo definida pelo Conselho," concluiu o Presidente Durão Barroso.

Ver o vídeo