Percurso de navegação

Comissão manifesta o seu apoio ao Mali

EU

"Comuniquei hoje ao primeiro-ministro o compromisso europeu de organizar uma conferência internacional de doadores em meados de maio em prol da reconstrução do Mali," disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião com Django Cissoko, na segunda-feira à noite.

"É mais uma demonstração do nosso compromisso e do nosso empenho com a estabilidade, a união, a democracia e o desenvolvimento do Mali. O povo maliano pode contar com a Europa," continuou o Presidente.

"Depois do apelo do Presidente Traoré à ajuda internacional, a União Europeia, coletiva ou individualmente, através dos seus Estados-Membros, nomeadamente a decisiva ação militar francesa, dá o seu apoio sem reservas ao Mali. Reiterei hoje ao primeiro-ministro Cissoko a nossa determinação para continuar e intensificar este apoio europeu."

A União Europeia já tomou decisões importantes para ajudar o Mali, como:

  • o arranque hoje da missão EUTM (missão de formação europeia);
  • o apoio logístico e financeiro (até 50 milhões de euros) à Missão Internacional de Apoio au Mali sob orientação africana;
  • a adoção de uma assistência inicial de 20 milhões de euros para ajuda humanitária ao Mali em 2013;
  • a retoma gradual da cooperação para o desenvolvimento (250 milhões de euros incluindo apoio orçamental, em vias de preparação);
  • o lançamento imediato de ações com impacto rápido em vários domínios através de uma dotação de 20 milhões de euros que foi aprovada na passada sexta-feira.

Ler a declaração completa do Presidente

Conclusões do Conselho dos Negócios Estrangeiros de 18/2 relativas ao Mali

Ler mais sobre o início da missão de formação da UE no Mali