Percurso de navegação

União Europeia e Estados Unidos vão iniciar negociações para um acordo de comércio livre transatlântico

EU and US flag

"A Comissão vai apresentar com toda a brevidade um mandato de negociação aos nossos Estados-Membros, para que possamos dar início às negociações assim que possível, ainda durante a presidência irlandesa do Conselho," disse o Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa de quarta-feira à tarde.

No início da sua declaração, o Presidente Durão Barroso acolheu com agrado o compromisso do Presidente Obama com este objetivo partilhado: "Estou ansioso por trabalharmos juntos para o alcançarmos," disse.

Sublinhou que um futuro acordo entre as duas potências económicas mundiais mais importantes mudará as regras do jogo: criará a maior zona de comércio livre no mundo e, como tal, definirá um padrão - não só para o nosso futuro investimento e comércio bilaterais, incluindo questões regulamentares, mas também para o desenvolvimento de regras de comércio globais.

O Presidente Durão Barroso enfatizou os benefícios que o futuro acordo vai trazer em termos de estímulo forte às economias em ambos os lados do Atlântico: "Será um acordo abrangente que irá para além das tarifas, integrando mercados e eliminando barreiras. Estima-se que, quando este acordo estiver operacional, a economia europeia obtenha um estímulo de meio por cento do nosso PIB – o que significa dezenas de mil milhões de euros todos os anos e dezenas de milhares de novos empregos... E, mais importante do que tudo: é um impulso para as nossas economias que não custará nada aos contribuintes."

"Quanto mais cedo começarmos, mas cedo conseguiremos alcançar uma decisão final com sucesso e implementar o maior acordo de comércio bilateral alguma vez negociado," conclui o Presidente.

Ler o discurso completo do Presidente

Declaração do Presidente dos EUA, Barack Obama, do Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso

Relatório final do Grupo de Trabalho de Alto Nível sobre o emprego e o crescimento

Ler mais sobre a Parceria Transatlântica para o Comércio e o Investimento

Ler as observações do Comissário Europeu do Comércio, Karel De Gucht

Ver o vídeo da declaração