Percurso de navegação

Relatório Geral sobre a Atividade da União Europeia em 2012 já está online

EC

A Comissão Europeia publicou hoje o Relatório Geral sobre a Atividade da União Europeia em 2012, que apresenta as ações tomadas para lidar com todos os desafios do ano passado.

Ao longo de 2012, a UE e o mundo enfrentaram vários desafios que exigiram respostas imediatas e sustentáveis: desde a resolução da crise económica à promoção da democracia, da estabilidade e da prosperidade na vizinhança da União e noutras partes do mundo.

O Relatório Geral descreve um ano cheio de eventos importantes, tanto para a Europa como fora dela. Um dos destaques foi a atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia pelo seu compromisso profundo e constante com a paz e o Estado de Direito desde a sua fundação. 2012 foi também marcado por uma resposta sólida da UE à crise económica e financeira com o estabelecimento do Mecanismo Europeu de Estabilidade permanente (com capacidade de 500 mil milhões de euros), um novo Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária (o chamado Compacto Fiscal), agora em vigor, e com o acordo sobre uma entidade supervisora bancária a lançar as primeiras fundações de uma união bancária. O ano em revista foi também assinalado por um debate renovado sobre o futuro da União, sobre o aprofundamento da União Económica a Monetária e sobre como a UE pode avançar para uma união política mais profunda.

O Relatório Geral sobre a Atividade da União Europeia é publicado todos os anos e descreve as principais iniciativas da União Europeia ao longo de ano. É publicado nas 22 línguas oficiais e pode ser acedido online (está também disponível uma versão em livro eletrónico para tablets e smart phones).