Percurso de navegação

Apoiar as condições favoráveis na Somália

President Hassan Sheikh Mohamud

"A Somália virou uma página e quer tomar as rédeas do seu futuro e do bem-estar do seu povo," disse o Presidente Durão Barroso depois de uma reunião com o Presidente Hassan Sheikh Mohamud, na quarta-feira, onde foram debatidas as formas como a UE pode ajudar a Somália no seu percurso para um futuro político estável.

"Durante a reunião, referi ao Presidente Mohamud a importância de manter um governo inclusivo e responsável, do respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais, e do fornecimento de serviços sociais básicos a todos os somalis," disse o Presidente Durão Barroso, acrescentando que a Somália pode contar com o apoio da União Europeia.

Reiterou que a UE é já o maior doador na Somália, tendo mobilizado mais de metade de um mil milhão de euros em ajuda ao desenvolvimento desde 2008, e 60 milhões de euros em assistência humanitária somente neste ano.

O Presidente também encorajou o envolvimento positivo e ativo da Somália na região, destacando os benefícios que a cooperação regional pode trazer a todos os países no Corno de África, por exemplo, no comércio e na resolução dos desafios comuns.

Ler a declaração completa do Presidente

Ver o vídeo