Percurso de navegação

"Depois da acalmia nos mercados, temos ainda de aumentar a esperança entre os nossos cidadãos"

President Barroso © EU

"Temos de tomar medidas ainda mais vigorosas para combater o desemprego, nomeadamente o desemprego jovem... Acredito que ainda estamos a tempo de abordar o problema no debate do próximo Quadro Financeiro Plurianual," disse o Presidente Durão Barroso na sessão de abertura da Semana Parlamentar Europeia.

Continuou, sublinhando que, passo a passo, a Europa está a enfrentar os seus desafios de forma direta e com sucesso, mas ainda há aspetos a resolver, nomeadamente os desafios sociais. "Há ainda muito a fazer. A estabilização não é uma recuperação. Acalmámos a agitação nos mercados; temos ainda de aumentar a esperança entre os nossos cidadãos," disse.

O Presidente Durão Barroso fez novamente um apelo a um orçamento plurianual (QFP) para a UE sólido, que é essencial para os investimentos de apoio ao crescimento, a competitividade e a criação de emprego. Em preparação para o debate no Conselho Europeu, em finais da próxima semana, disse que ainda havia tempo para abordar questões importantes, nomeadamente o desemprego e o desemprego jovem, antes da conclusão das conversações – se existir vontade política.

Enfatizou que o orçamento da UE oferece, mesmo aos Estados-Membros mais fortes, uma dimensão europeia ao seu crescimento económico, à sua infraestrutura e investigação. "Sinceramente, não consigo perceber como alguns governos que falam sobre a necessidade de apoiar o crescimento, e com razão, e em apoiar a competitividade, novamente com razão, não possuem uma resposta clara no que toca ao debate do instrumento mais importante que temos a nível europeu para promover o investimento."

O Presidente também acolheu com agrado o projeto da Semana Parlamentar Europeia como uma iniciativa para reunir representantes dos parlamentos nacionais e membros do Parlamento Europeu, assim como de outras instituições europeias. O Presidente afirmou que tanto o Parlamento Europeu como os nacionais devem ter um papel importante durante o ciclo do Semestre Europeu, usando de forma plena o Diálogo Económico tal como definido na legislação do "pacote de seis medidas". Devem ter também um papel crucial na fomentação do debate sobre o aprofundamento da democracia europeia e sobre a responsabilidade que a integração económica implica, nomeadamente na corrida às eleições para as eleições ao Parlamento Europeu, em junho de 2014.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo do discurso