Percurso de navegação

Congratulações às prioridades da presidência irlandesa

Irish flag

O Presidente Durão Barroso acolheu com agrado o conjunto de prioridades definido pela presidência irlandesa, em particular o seu compromisso para impulsionar um novo acordo sobre o "pacote de duas medidas" e para alcançar um acordo no próximo mês sobre a Garantia da Juventude para resolver o desemprego jovem.

Relativamente ao mecanismo único de supervisão - uma medida-chave que podemos tomar a curto prazo para desenvolver uma união bancária efetiva - o Presidente expressou o seu reconhecimento pelo facto dos Estados-Membros terem sido capazes de chegar a um consenso em somente três meses após a proposta da Comissão. Expressou também esperança de que o Parlamento e o Conselho sejam capazes de concluir o acordo tão rápido quanto possível: "Não é impossível alcançar um acordo político sobre a proposta a tempo do debate na sua sessão plenária, em inícios de fevereiro, se houver vontade política." O Presidente referiu também o anúncio feito ontem de que a Comissão vai apresentar uma proposta para o próximo passo crucial a dar para a união bancária - o "mecanismo único de resolução" - antes do verão.

"Mas estabilidade significa mais do que estabilidade financeira. Temos de aumentar os nossos esforços para assegurar a estabilidade económica e social," continuou, fazendo referência ao trabalho da Comissão nestas áreas, que contempla o aprofundamento do mercado único e apoio aos empresários e às pequenas e médias empresas. Mais uma vez, o Presidente defendeu um acordo rápido sobre o orçamento plurianual da UE: "Estamos num novo ano mas a mensagem continua a ser a mesma, o orçamento europeu é um orçamento para o investimento, o crescimento e o emprego a nível europeu."

Sobre a questão do comércio internacional, disse que a UE vai continuar a aprofundar os laços económicos tanto com os seus parceiros estratégicos bem estabelecidos, assim como com as dinâmicas economias emergentes - em particular através da conclusão de negociações com Singapura, da finalização das negociações com o Canadá e do início das conversações com o Japão. "Vamos também definir uma visão clara sobre o aprofundamento dos laços económicos com os Estados Unidos, que continua a ser o nosso parceiro económico individual mais importante," disse.

Discurso completo do Presidente no Parlamento Europeu

Vídeo do discurso

Visita da Comissão a Dublin

Mais sobre o "pacote de duas medidas"

Mais sobre a Garantia da Juventude