Percurso de navegação

Revisão da presidência do Chipre no Parlamento Europeu

EC

O Presidente Durão Barroso prestou homenagem ao Chipre pela sua presidência, cujo ponto central foi o progresso relativamente ao mecanismo único de supervisão. Anunciou a intenção da Comissão em apresentar uma proposta para a próxima medida para a concretização da união bancária – um 'mecanismo único de resolução' – antes do verão.

O Presidente proferiu um discurso durante um debate no Parlamente Europeu onde fez um balanço das concretizações até à data e destacou as questões que têm ainda de ser debatidas.

Comentando os bons progressos na zona euro sobre a consolidação orçamental, as melhorias na competitividade e na estabilização, o Presidente disse que a UE virou a página da crise: "estamos agora preparados para escrever o próximo capítulo da recuperação".

"Este próximo capítulo será sobre a construção da confiança fortalecendo ainda mais a nossa governação económica, concluindo a união bancária e explorando todos os meios possíveis para criar crescimento – crescimento sustentável – e emprego, e para resolver os problemas sociais mais urgentes nos nossos países," disse.

Falando sobre as prioridades para 2013, sublinhou a necessidade de se finalizar as negociações sobre o chamado pacote de duas medidas e sobre o novo orçamento plurianual da UE. O Presidente enfatizou também a importância da aprovação rápida da proposta da Comissão sobre as Garantias da Juventude – concebida para ajudar os jovens desempregados na Europa.

Proposta da Comissão para o mecanismo único de supervisão

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o vídeo