Percurso de navegação

Comissão reúne-se com a presidência irlandesa em Dublin

EC

Na quinta-feira de manhã, o Colégio de Comissários reuniu-se com o gabinete irlandês para debater as suas prioridades partilhadas para os próximos seis meses da presidência do Conselho da UE. O Presidente Durão Barroso também se reuniu bilateralmente com o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny.

O Presidente Durão Barroso sublinhou a necessidade de se preparar o terreno para o crescimento duradouro e a criação de emprego. O tempo de tomar decisões de emergência deve acabar, o cenário catastrófico do colapso da zona euro, que muitos previam, não aconteceu, disse, mas, todavia, ainda não há lugar para a tranquilidade.

"Temos de concluir o restabelecimento do setor financeiro, continuar a consolidação orçamental, executar reformas económicas para a competitividade e fazer investimentos direcionados, continuando atentos à situação social muito grave em vários dos nossos Estados-Membros. Estou satisfeito por a Irlanda ter colocado a estabilidade, o crescimento e o emprego no centro da sua presidência [da UE]."

O Presidente Durão Barroso acolheu com particular agrado a decisão da presidência irlandesa em dar prioridade a um acordo sobre a proposta da Comissão relativa aos regimes da Garantia da Juventude, que tem por objetivo resolver o desemprego jovem e a exclusão social.

Durão Barroso sublinhou também a necessidade de conclusão do acordo sobre o mecanismo único de supervisão para os bancos antes de finais de janeiro e a continuação do trabalho neste importante setor, em particular através de propostas para um mecanismo de resolução bancária, que a Comissão vai propor durante 2013. O Presidente enfatizou, igualmente, a importância do comércio como um impulsionador do crescimento.

Sobre o orçamento plurianual para a UE, o Presidente Durão Barroso disse esperar que o acordo seja alcançado nas próximas semanas.

O Presidente Durão Barroso concluiu elogiando a Irlanda pelo seu compromisso inabalável em implementar o programa de ajustamento económico e disse que existem evidências claras de que o compromisso com as reformas está a começar a surtir resultados.

Visitar o sítio Web da presidência irlandesa

Ler o discurso do Presidente

Ver o vídeo