Percurso de navegação

Presidentes Durão Barroso e Schulz reúnem-se com primeiro-ministro norueguês

PM Stoltenberg and President Barroso © EU

O Presidente da Comissão Europeia, juntamente com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, reuniu-se na terça-feira de manhã com o primeiro-ministro norueguês, Stoltenberg. Trocaram opiniões sobre a economia, a segurança energética e o combate às alterações climáticas.

"Esta manhã debatemos a Europa de uma forma aberta, como sempre fazemos com a Noruega, porque este país é um amigo muito próximo. É membro da família de nações europeias" disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião.
 
Lembrou a ligação natural entre a UE e a Noruega, não só no comércio, uma vez que 80% das exportações da Noruega são direcionadas para a UE, mas também por ser um exemplo em termos de energia e outras áreas.
 
Sobre a economia, o Presidente Durão Barroso e o Presidente Schulz apresentaram ao primeiro-ministro a sua avaliação da situação na Europa, incluindo as dificuldades que ainda existem, nomeadamente o impacto social negativo, que é uma das principais preocupações de momento.
 
O Presidente também elogiou a Noruega por, mais uma vez, estar ao lado da União Europeia para a obtenção de um acordo ambicioso na conferência sobre as alterações climáticas em Doha.

Ler o discurso completo no encontro com a imprensa

Ver o vídeo