Percurso de navegação

Discurso de aceitação do Prémio Nobel da Paz 2012: pode contar com a Europa

Presidentes Van Rompuy, Durão Barroso e Schulz © EU

Num discurso proferido em conjunto pelo Presidente da Comissão, Durão Barroso e o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, o Presidente Durão Barroso disse "A mensagem que quero deixar aqui hoje é que podem contar com os nossos esforços em favor de uma paz duradoura, da liberdade, da democracia e da justiça, na Europa e no mundo."

O Presidente Durão Barroso abriu a sua parte do discurso lembrando marcos memoráveis importantes da reunificação pacífica da Europa: de estar entre as multidões de 1974, em Portugal, a festejar nas ruas a revolução democrática e a liberdade; de estar em Berlim, em 1989, quando Rostropovich tocou Bach junto ao Muro de Berlim acabado de cair. "Várias gerações de europeus mostraram vezes sem conta que a sua escolha da Europa era também uma escolha pela liberdade," disse.

Mas a luta pela paz não acaba aqui. O Presidente Durão Barroso citou Baruch Spinoza "A paz não é só a ausência de guerra, é uma virtude."

Na Europa, isto significa continuar um caminho europeu notável que está a conduzir-nos a uma "União cada vez mais estreita", incluindo um dos símbolos mais visíveis da nossa unidade que anda nas mãos de todos nós: o euro, a moeda da nossa União Europeia. "Não o abandonaremos," disse o Presidente Durão Barroso.

"A singularidade do projeto europeu é ter aliado a legitimidade dos Estados democráticos à legitimidade das instituições supranacionais," continuou. A nossa busca da unidade europeia não é uma obra de arte perfeita; é antes uma obra em construção, que exige cuidados constantes e diligentes. Não obstante, "a Europa pode ser, e de facto é, uma poderosa fonte de inspiração para muitas pessoas em todo o mundo".

Fora da Europa, isto significa continuarmos empenhados no duplo princípio da solidariedade e da responsabilidade global. "Enquanto comunidade de nações que ultrapassou a guerra e lutou contra o totalitarismo, estaremos sempre ao lado dos que perseguem a paz e a dignidade humana," disse o Presidente Durão Barroso.

Sublinhou o dever moral da comunidade internacional para solucionar a atual situação na Síria e prestou homenagem aos defensores dos direitos humanos em todo o mundo, que arriscam as suas vidas para defender os valores que a Europa valoriza. "Nenhum muro de prisão pode silenciar as suas vozes: ouvimo-las daqui desta sala," disse.

"A mensagem que quero deixar aqui hoje é que podem contar com os nossos esforços em favor de uma paz duradoura, da liberdade, da democracia e da justiça, na Europa e no mundo," concluiu o Presidente Durão Barroso.

Read the entire joint speech

Watch the speech (part 1 – President Van Rompuy)

Watch the speech (part 2 – President Barroso)

Extracts from the Nobel Peace Prize Ceremony

Read President Barroso's remarks at the press conference on Sunday 9 December

Watch video from the press conference

Inter-institutional website on the Nobel Peace Prize

Information for the press

Wrap-up VIDEO: 2012 Nobel Peace Prize events (extracts from arrival, ceremony, speech and side events)