Percurso de navegação

Cerimónia do Prémio Nobel da Paz

© EU

Na segunda-feira, 10 de dezembro, às 13h, a União Europeia receberá o Prémio Nobel da Paz 2012 pela sua contribuição para a promoção da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.

Tal como todos os outros vencedores, a UE receberá o prémio do Presidente do Comité Nobel norueguês, que anunciou a sua decisão de atribuição do prémio a 12 de outubro. A UE estará representada pelos três Presidentes - José Manuel Barroso da Comissão, Herman Van Rompuy do Conselho Europeu, e Martin Schulz do Parlamento Europeu.

A tradicional palestra do prémio Nobel será feita pelos Presidentes Durão Barroso e Van Rompuy em nome da UE. Quatro jovens europeus, vencedores do concurso online organizado pela UE, estarão presentes em Oslo, juntamente com a delegação da UE, para receber o prémio.

A cerimónia será transmitida ao vivo neste sítio Web e no Europe by Satellite.

Para mais informações, incluindo o programa completo das celebrações do Prémio Nobel da Paz 2012, consulte o pacote online para a imprensa e o sítio Web interinstitucional sobre o Prémio Nobel da Paz.

Informações de base completas sobre a atribuição do prémio à UE

Declaração do Presidente Durão Barroso depois do anúncio a 12 de outubro