Percurso de navegação

UE e Arménia: promover valores comuns e criar laços mais fortes

(c) EC

"A União Europeia está interessada no futuro da Arménia e estamos prontos para trabalhar em conjunto com V. Exa. na concretização das aspirações de todos os cidadãos arménios", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião com Serzh Sargsyan, Presidente da República da Arménia. Durante a visita, o Presidente Durão Barroso também se reuniu com o primeiro-ministro Tigran Sargsyan, e encontrou-se com líderes políticos, deputados e elementos da sociedade civil.

A UE está atualmente no processo de negociação de um Acordo de Associação, incluindo uma Área de Comércio Livre Abrangente e Aprofundado. O Presidente Durão Barroso expressou o seu apreço pelos bons progressos feitos nas conversações do Acordo de Associação e reiterou que o objetivo é concluir as negociações a tempo da Cimeira da Parceria a Leste, em Vílnius, no final do próximo ano.

Relativamente ao Acordo de Facilitação de Vistos e ao Acordo de Readmissão o Presidente disse: "Depois das negociações construtivas e, devo dizer, rápidas, estaremos em condições de assinar o Acordo de Facilitação de Vistos ainda este mês, a 17 de dezembro, seguido, mais tarde, pela assinatura do Acordo de Readmissão. O nosso objetivo a longo prazo é claro e vamos trabalhar para o mesmo: queremos viagens isentas de visto."

Por último, o Presidente Durão Barroso felicitou o Presidente arménio pela "boa conduta" das eleições parlamentares, em maio de 2012. Insistiu também no facto de que as próximas eleições devem ser "impecáveis em termos de justiça e respeito pelas normas internacionais".

Ler a declaração proferida depois da reunião com o Presidente da Arménia

Ver o vídeo da reunião

Ler o discurso no Museu Nacional do Manuscrito

Ver o vídeo da visita