Percurso de navegação

União Europeia e Moldávia: uma viagem para partilhar

Vladimir Filat, Moldova Prime Minister, on the right, and Jose Manuel Barroso (c) EC

No início da sua visita à Moldávia, o Presidente Durão Barroso elogiou o país por ter escolhido um caminho corajoso: o da associação política e da integração económica na União Europeia.

A UE está atualmente no processo de negociação de um Acordo de Associação, incluindo uma Área de Comércio Livre Abrangente e Aprofundado. O Presidente Durão Barroso expressou o seu apreço pelos bons progressos feitos nas conversações do Acordo de Associação e reiterou que o objetivo é concluir as negociações a tempo da Cimeira da Parceria a Leste, em Vílnius, no final do próximo ano.

O Presidente falou sobre o que significa o processo do Acordo de Associação: "Fundamentalmente, significa partilhar os mesmos valores. Este processo vai aproximar-nos mais do que qualquer declaração o poderia fazer. Está consciente de que os valores sobre os quais se ergue a UE – liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, e o Estado de Direito – são elementos essenciais da associação política e do processo de integração económica que a Parceria a Leste oferece e que queremos alcançar com a Moldávia."

"Neste sentido, quero assegurar que a União Europeia continua, e continuará ao seu lado, pelo povo da Moldávia, para avançar com os seus planos de reformas ambiciosos. Se mantiver o ritmo e se intensificar a profundidade das reformas, estou convencido de que a sua opção europeia tornar-se-á realidade. Desejo-lhe boa sorte nos seus esforços!" concluiu o Presidente Durão Barroso.

Ver o vídeo da visita