Percurso de navegação

Papel-chave da indústria numa Europa mais forte e mais verde

EC

"A Europa precisa da produção e a produção precisa da Europa", disse o Presidente Durão Barroso ontem durante o seu discurso no Fórum Europeu para a Indústria, em Bruxelas. "A produção está no centro da agenda europeia e é um elemento vital no nosso percurso para o crescimento sustentável e a criação de emprego na União Europeia."

Organizado pelo Conselho dos Empresários Europeus das Indústrias da Metalurgia, Engenharia e Novas Tecnologias (CEEMET) e a Associação Europeia das Indústrias de Engenharia (ORGALIME), a reunião centrou-se no manifesto de política "Produzir uma Europa mais forte e mais verde". O Presidente Durão Barroso sublinhou o papel e o envolvimento ativos da indústria como sendo cruciais para os objetivos de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da agenda da Europa 2020.

"A indústria pode também gerar a elevada produtividade necessária para relançar o crescimento sustentável: desde o pior momento da crise, em 2009, a produtividade industrial aumentou uns impressionantes 35%. Além disto, só a indústria pode melhorar a eficiência energética e dos recursos para proporcionar crescimento sustentável no atual contexto de escassez mundial de recursos e elevados preços energéticos", disse.

Através da sua comunicação sobre "Uma política industrial mais forte para o crescimento e a recuperação", adotada em outubro, a Comissão apoia o setor através de várias iniciativas, incluindo a facilitação do investimento e o apoio à inovação para a indústria.

Ler o discurso

Ver o vídeo