Percurso de navegação

Orçamento futuro: Conselho Europeu Especial – trabalhar para o consenso

EC

"Acredito que nas próximas semanas poderão ser alcançados progressos e, claro, vamos trabalhar para colmatar as lacunas necessárias para obtermos um acordo em tempo útil", disse o Presidente Durão Barroso depois dos membros do Conselho Europeu terem concluído que é necessário mais tempo para mediar um acordo sobre o futuro orçamento.

"Penso que agora os chefes de Estado ou de governo e todos os membros do Conselho Europeu compreendem melhor as posições de cada um. Deste ponto de vista, foi um debate realmente construtivo", disse o Presidente Durão Barroso.

O Presidente enfatizou que não só a quantidade, mas também a qualidade do produto final, é importante, e explicou os cinco critérios e um objetivo prioritário para a Comissão – modernizar o orçamento para que tenha um maior impacto na criação de crescimento e emprego.

Para o Presidente Durão Barroso os cinco critérios de qualidade do futuro orçamento são:

- uma massa crítica de investimento pró-crescimento nas infraestruturas na Europa para que o mercado único funcione;

- garantia de que a política de coesão está em sintonia com a nossa estratégia económica e de crescimento e que beneficia os nossos cidadãos e empresas na Europa;

- assegurar que o orçamento continua a ser uma alavanca para a reforma contínua da nossa política agrícola comum;

- mostrar solidariedade com as pessoas mais afetadas pela crise na Europa e manter os nossos compromissos com os mais pobres do mundo;

- e tornar o financiamento do orçamento europeu mais justo, mais transparente e mais simples.

O Presidente Durão Barroso reiterou a dimensão relativamente pequena do orçamento europeu, representado cerca de 2% da despesa pública na Europa e 1% do RNB da UE. Recordou que a Comissão está empenhada em que essa quantia de dinheiro limitada seja usada num orçamento modernizado que coloque o crescimento e o emprego no seu centro, fazendo, ao mesmo tempo, um apelo a todos para um compromisso.

Ler a declaração completa do Presidente

Ver o vídeo da conferência de imprensa

Ler o discurso do Presidente no Parlamento Europeu na quarta-feira

Ver o vídeo do primeiro dia do Conselho Europeu (bilaterais e mesa redonda)