Percurso de navegação

Reunião com o Presidente do Haiti

Président Martelly (c) EC

"Por vezes, a ajuda humanitária da União Europeia é a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas em todo o mundo", disse o Presidente Durão Barroso depois da sua reunião com o Presidente Martelly. Insistiu na importância deste aspeto durante as conversações sobre o futuro do orçamento europeu durante o Conselho Europeu desta semana.

A Comissão Europeia e o Haiti vão trabalhar em conjunto nas próximas semanas para identificar os setores onde a ajuda da UE deve ser prioritária, como a educação, a reforma do setor de segurança e o tráfico de estupefacientes.

O Presidente Durão Barroso felicitou também o Presidente e o governo do Haiti pelo "trabalho considerável que visa fazer progressos nas reformas, melhorar a capacidade de planificação estratégica do governo e assegurar a retoma na coordenação da ajuda internacional".  Em particular, insistiu sobre a necessidade de retomar a coordenação da ajuda internacional: "Todas as partes interessadas, partidos políticos e instituições haitianas, têm de trabalhar em conjunto para encontrar os compromissos necessários para ultrapassar os bloqueios atuais. O desafio é primordial porque trata-se de responder às expectativas da população haitiana, que enfrenta ainda enormes dificuldades e condições de vida precárias."

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Ver o vídeo