Percurso de navegação

Presidentes Durão Barroso e Hollande reúnem-se antes da cimeira europeia

EC

Durante um encontro muito cordial, os dois Presidentes trocaram opiniões sobre as principais questões europeias, nomeadamente sobre as negociações em curso sobre o futuro quadro financeiro da União Europeia para 2014-2020, assim como sobre a situação económica.

Tratando-se do futuro quadro orçamental da União Europeia para 2014-2020, o Presidente Durão Barroso e o Presidente Hollande concordaram sobre o papel decisivo que o orçamento europeu pode e deve ter na alavancagem do crescimento e do emprego, com prioridades políticas claras e investimentos direcionados.

O Presidente Durão Barroso também sublinhou o caráter essencial dos investimentos futuros em matéria de investigação e inovação, assim como do financiamento das grandes redes pan-europeias que visam "ligar a Europa", tendo também mencionado o valor acrescentado das políticas comuns e de uma política de coesão.

Mostrou-se satisfeito por partilhar com o Presidente Hollande a "determinação de trabalhar num resultado que todos os Estados-Membros possam apoiar no Conselho Europeu da próxima semana".

O Presidente Durão Barroso sublinhou a importância da contribuição ativa e construtiva da França nas negociações sobre o mecanismo único de supervisão bancária para que se consiga chegar a um acordo antes do fim do ano.

Ler a declaração completa

Ver o vídeo da reunião