Percurso de navegação

10.º aniversário do Acordo de Associação com o Chile

EC

No encontro com o Presidente do Chile, Piñera, o Presidente Durão Barroso expressou o seu apreço pela expansão na área da cooperação nos últimos anos. Os dirigentes também debateram a próxima cimeira UE – CELAC que terá lugar no Chile, em janeiro de 2013.

"O Chile é um dos parceiros mais próximos da União Europeia na América Latina," disse o Presidente Durão Barroso, referindo-se ao Acordo de Associação Chile-UE assinado em 2002, celebrando assim o seu 10.º aniversário este ano. Este acordo teve um papel importante no aprofundamento das relações comuns, em particular no comércio – desde 2003, o comércio bilateral cresceu 230% atingindo o valor máximo de 18 mil milhões de euros em 2011.

Existem muitas áreas que podem beneficiar de uma cooperação ainda mais profunda entre a UE o Chile. "Hoje, decidimos cooperar de forma ainda mais estreita para promover novas tecnologias," disse o Presidente Durão Barroso.

O Presidente expressou também a sua esperança de que a cimeira UE-CELAC (Comunidade dos Estados da América Latina e Caraíbas) seja um evento coroado de êxito. Durão Barroso elogiou o compromisso pessoal do Presidente Piñera com os trabalhos preparatórios da cimeira, a realizar nos dias 26 e 27 de janeiro, no Chile, e que será dedicada ao ”Investimento de qualidade”.

Ver o vídeo da reunião