Percurso de navegação

Dinheiro do Prémio Nobel da Paz para ajudar crianças vítimas da guerras e conflitos

EC

A Comissão Europeia aceitou hoje oficialmente o dinheiro do Prémio Nobel da Paz em nome da União Europeia e informou que tenciona canalizá-lo em favor das crianças vítimas de guerras e conflitos em todo o mundo.

O Presidente Durão Barroso afirmou, "O Prémio Nobel da Paz simboliza a reconciliação em todo o mundo. A recompensa financeira deve beneficiar a nossa principal esperança para o futuro, mas também as principais vítimas dos conflitos presentes e passados: as crianças."

O montante de cerca de 930 000 euros será destinado às crianças mais necessitadas. Nas próximas semanas, a Comissão tomará uma decisão sobre as modalidades precisas do projeto, nomeadamente o processo de seleção dos beneficiários e os aspetos jurídicos e orçamentais.

Em 12 de outubro de 2012, o Prémio Nobel da Paz de 2012 foi atribuído à União Europeia. Será oficialmente recebido em conjunto, a 10 de dezembro, na Cerimónia de Atribuição do Prémio Nobel, em Oslo, pelo Presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Os Presidentes serão acompanhados por quatro jovens europeus, vencedores do concurso lançado hoje pela União Europeia. "Peace, Europe, Future: Que significa para ti a paz na Europa?" é a pergunta colocada a jovens de 8 - 24 anos de idade de países da UE, países em vias de adesão ou países candidatos. As crianças com idades entre os 8 e 12 anos devem expressar a sua resposta num desenho, e os jovens entre os 13 e 24 anos, devem redigir um pequeno texto com um máximo de 120 carateres, em qualquer uma das línguas oficiais da UE. Qualquer jovem nestas faixas etárias pode participar. O concurso decorrerá até 25 de novembro, meia-noite, hora da Europa Central. O júri selecionará três vencedores (um por grupo etário), enquanto que o quarto será selecionado numa votação pública no Facebook.

Ver o vídeo