Percurso de navegação

Colaboração com a Geórgia para uma democracia estável, o comércio e a segurança regional

Primeiro-ministro da Geórgia, Bidzina Ivanishvili © EU

O Presidente Durão Barroso felicitou os líderes georgianos por orientarem a transição para o novo governo depois das recentes eleições. Encorajou também o primeiro-ministro a continuar a defender os princípios democráticos e o Estado de Direito.

"A Geórgia é um membro-chave da Parceria a Leste e a União Europeia está empenhada em trazer o país para mais perto da Europa," disse o Presidente Durão Barroso na declaração proferida depois de reunir-se com o novo primeiro-ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, em Bruxelas, na segunda-feira.

"A melhor forma de alcançar isto é concluir as negociações sobre um Acordo de Associação, incluindo uma Área de Comércio Livre Abrangente e Aprofundado," continuou, acrescentando que tanto ele como o primeiro-ministro esperam que as negociações possam ser concluídas a tempo da Cimeira da Parceria a Leste em 2013.

Por último, o Presidente Durão Barroso sublinhou o compromisso da UE com a integridade territorial da Geórgia. Através das Conversações Internacionais de Genebra e da Missão de Monitorização, a UE tem um papel importante na garantia da segurança da Geórgia. "Continuaremos a ser um parceiro comprometido também nesta frente," disse.

Mais informações sobre a Parceria a Leste

Ver o vídeo da reunião