Percurso de navegação

Programa de Trabalho da Comissão para 2013: ações concretas para o crescimento

Sessão plenária, Parlamento Europeu © EU

O regresso da União Europeia a um crescimento sustentável é a tarefa primordial da Comissão Europeia e o objetivo do novo Programa de Trabalho da Comissão para 2013, publicado na terça-feira, 23 de outubro.

O crescimento sustentável requer novas ideias e medidas direcionadas para um pequeno número de domínios estratégicos essenciais. O Presidente Durão Barroso disse: "Este Programa de Trabalho descreve a forma como a Comissão conduz os seus trabalhos diariamente no sentido de adoptar as medidas necessárias. 2013 será um ano crucial para mostrar aos nossos cidadãos que a UE aponta o caminho a seguir, adotando as medidas credíveis e concretas necessárias para sair da crise e para lançar bases sólidas para um futuro crescimento sustentável."

O Programa de Trabalho da Comissão faz uma síntese dos objetivos da União em sete domínios essenciais e enumera os objetivos que falta cumprir. Em seguida, explica que a Comissão perseguirá estes objetivos avançando com as principais iniciativas que já se encontram sobre a mesa, apresentando novas propostas e assegurando que os benefícios da reforma chegam aos cidadãos através de uma execução eficaz.

Os sete domínios estratégicos essenciais adotados no Programa de Trabalho são:

  • Uma verdadeira união económica e monetária
  • Fomentar a competitividade através do mercado único e da política industrial
  • Interligar para competir: construir hoje as redes de amanhã
  • Crescimento para gerar emprego: inclusão e excelência
  • Utilizar os recursos da Europa para competir melhor
  • Construir uma Europa segura
  • Reforçar a nossa influência: a Europa como interveniente global

 

Ler mais no comunicado de imprensa divulgado na ocasião. No sítio Web dedicado ao Programa de Trabalho da Comissão encontrará também um anexo pormenorizado do Programa em inglês, francês e alemão. Será disponibilizado em breve noutras línguas.

'Read the speech by Vice-President Šefčovič on the Commission Work Programme in the European Parliament'