Percurso de navegação

Jornadas Abertas – plataforma indispensável para debater a política de coesão

EC

Nesta mensagem em vídeo aos participantes na 10ª edição das Jornadas Abertas, o Presidente Barroso sublinhou a importância de nos unirmos em torno de um futuro orçamento Europeu que seja credível para o crescimento.

Na sua mensagem, o Presidente Barroso sublinhou a importância das Jornadas Abertas enquanto plataforma indispensável de debate sobre a política de coesão no contexto da estratégia da UE para superar a crise e voltar ao crescimento.

Na sua opinião, em tempos de restrições orçamentais, a UE precisa mais do que nunca da política de coesão. Lembrou a necessidade de se prosseguir simultaneamente no sentido da consolidação fiscal, das reformas estruturais e dos investimentos direcionados, e recordou que a Comissão aumentou consideravelmente a flexibilidade dos fundos estruturais da EU na crise para assegurar que os investimentos estruturais possam continuar a fluir e a chegar rapidamente aos beneficiários.

A título de exemplo, sublinhou as taxas de co-financiamento mais elevadas e o facto de, entre 2009 e 2012, quase 20 mil milhões de euros terem sido reprogramados de forma a responderem às necessidades mais urgentes. Só em 2012, €10,4 mil milhões foram reprogramados para ajudar os mais afetados pela crise: os jovens desempregados e as pequenas e médias empresas.

Concluiu com um apelo a todas as forças pró-europeias para fazerem um esforço concertado no sentido de um futuro orçamento europeu que dê aos europeus o que eles merecem.

Leia o discurso de Johannes Hahn, Comissário para a Política Regional