Percurso de navegação

Orçamento futuro: unidos pelo crescimento

EC

Na reunião dos Amigos da Coesão, em Bratislava, o Presidente Durão Barroso encorajou os "Amigos da coesão" e os "Amigos de melhor despesa" a unirem-se no Conselho Europeu como Amigos do Crescimento - crescimento sustentável.

O Presidente sublinhou a altura oportuna desta reunião de alto-nível num discurso ao grupo. "Em poucas palavras, uma Cimeira do Conselho Europeu especial tentará alcançar um acordo sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual."

O Presidente referiu "a importância da coesão política como um investimento no crescimento, nas pessoas e na competitividade". Sublinhou depois que os fundos estruturais constituem uma proporção importante do investimento público na Europa - mais de metade de todo o investimento público em vários Estados-Membros. Recordou que a Comissão propôs várias formas inovadoras de acelerar o seu desbloqueio onde seja mais necessário.

"Temos de aproveitar este ímpeto. Faço um apelo a uma abordagem positiva e pró-ativa às nossas propostas sobre a modernização, concentração temática, condicionalidade e parcerias,” disse o Presidente.

Ler mais sobre a política regional da UE

Ler a declaração do Presidente depois da reunião do Grupo Amigos da Coesão

Ver o vídeo da reunião