Percurso de navegação

Apoio ao progresso da transição no Iémen

EC

A União Europeia apoia totalmente um processo de transição pacífico e organizado no Iémen, que responda às aspirações legítimas do povo iemenita para um futuro de paz, segurança, democracia e prosperidade.

Foram alcançados bons progressos desde que o Presidente Hadi iniciou funções em fevereiro. "Estou particularmente satisfeito com a decisão de estabelecer o Diálogo Nacional - um instrumento essencial para assegurar uma transição inclusiva liderada pelos iemenitas. Este é o passo certo na direção certa," disse o Presidente Durão Barroso na reunião com o Presidente Hadi. Fez também um apelo a todas as partes e forças políticas no Iémen para terem um papel construtivo no processo de transição do país.

A UE também demonstrou um forte apoio à transição em termos financeiros. Foram atribuídos 170 milhões de euros para o período 2012-2014 para apoiar necessidades de curto prazo em áreas-chave, como a governação, segurança social, saúde e segurança alimentar. Desta verba, 40 milhões de euros foram mobilizados para prover necessidades humanitárias imediatas em 2012 – má nutrição, insegurança alimentar e pessoas deslocadas. O Presidente Durão Barroso encorajou o Presidente Hadi a desenvolver mecanismos de cooperação com a sociedade civil e o setor privado que assegurariam o sucesso dos programas apoiados pela UE.

"Em muitas das nações abrangidas pela Primavera Árabe, a viagem está somente a começar. Existirão contratempos, mas apostamos na democracia," disse o Presidente Durão Barroso.

Ler mais sobre a cooperação da UE com o Iémen

Ver o vídeo da conferência de imprensa