Percurso de navegação

Lançamento do Prémio de Inovação Europa Social, em Lisboa

EC

Inovação social significa criar melhores formas de lidar com alguns dos problemas sociais mais desafiantes. A atual crise económica e financeira torna-a mais importante do que nunca. A Comissão Europeia tem um papel vital no apoio à inovação, abrindo caminho para a saída da crise.

"Desbloquear o potencial atual para o trabalho do amanhã" é o lema da competição, em homenagem ao inovador português, Diogo Vasconcelos. O concurso convida os participantes a apresentarem ideias para criar novos e melhores empregos na Europa. Todos podem participar: empresários, estudantes, instituições de caridade, para referir somente alguns. Todos os semifinalistas e finalistas beneficiarão de um processo de orientação profissional de nove meses, que os ajudará a transformar a sua ideia num projeto empresarial sustentável. Em maio de 2013 a Comissão atribuirá três prémios de 20 000 euros aos projetos vencedores.

Durante o lançamento da competição, o Presidente Durão Barroso prestou a sua homenagem pessoal a Diogo Vasconcelos, que esteve na origem da Inovação Europa Social, em geral, assim como da ideia de lançar um concurso em toda a Europa: "Diogo costumava dizer que as pessoas têm de ser capacitadas e não meros utilizadores passivos das novas tecnologias de hoje. Cada um de nós é como um pequeno píxel que, uma vez ligado com outros píxeis, pode ter um papel muito importante." Este concurso tem exatamente isso como objetivo: ligar pequenos píxeis para que possam formar juntos uma bela imagem.

O lançamento do concurso não é uma iniciava isolada da Comissão Europeia neste campo. A Comissão reconhece totalmente a importância da inovação social e das empresas sociais para o futuro da Europa. Desde 2011, o orçamento para a Inovação Social no Programa-Quadro de Investigação triplicou de 4 milhões para os 12,5 milhões previstos em 2013. Disposições importantes que permitem e encorajam as empresas sociais, assim como a responsabilidade social corporativa, estão contempladas na Europa 2020, a estratégia de crescimento da Europa, assim como nos principais regulamentos, como o Ato para o Mercado Único I e o Ato para o Mercado Único II, que será esta quarta-feira analisado pela Comissão.

Visite o sítio Web da Inovação Europa Social

Ver o vídeo