Percurso de navegação

Debate no Parlamento Europeu sobre a presidência cipriota do Conselho

© EU

"Tenho muita confiança na preparação do Chipre para assumir esta grande responsabilidade," disse o Presidente Durão Barroso, expressando apreço pelo intenso trabalho preparatório e pelo compromisso do Presidente Christofias com o projeto europeu e o método comunitário.

"A Comissão partilha os objetivos da presidência que aspiram a uma Europa mais forte e mais competitiva, baseada no crescimento sustentável, na solidariedade e na inclusão social," continuou o Presidente. Fez um apelo ao Chipre para se focar em questões onde podem ser alcançados resultados até finais de 2012. Em particular, referiu três áreas principais:

Faço um apelo os dirigentes e aos Estados-Membros para fazerem o possível para alcançarmos um acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual até final deste ano. "Sei que não é uma tarefa fácil, mas é possível. Isto transmitira um sinal claro de que quando se trata de crescimento estamos comprometidos com a ação e não nos limitamos à retórica," disse o Presidente Durão Barroso.

Defendeu também a aprovação rápida das propostas sobre o mercado único, tanto daquelas que já foram apresentadas, assim como do novo Ato para o Mercado Único 2 que a Comissão vai apresentar em breve.

Por último, o Presidente disse que "o trabalho intensivo vai continuar para garantir a estabilidade da zona euro e estabelecer uma união económica e monetária genuína". Existem ainda vários aspetos a definir quanto às propostas já apresentadas (como a resolução bancária ou o sistema de garantia de depósitos), assim como sobre as propostas que a Comissão vai apresentar prontamente sobre os primeiros passos para a criação de uma "união bancária".

Ler o discurso no Parlamento Europeu

Ver o vídeo