Percurso de navegação

"Estamos nisto juntos e juntos vamos ser capazes de ultrapassar esta crise."

© EU

"Não gostei nada […] quando vi alguns declararem vitória sobre outros. Esta não é a forma de atuar na Europa. Ganhamos juntos ou seremos derrotados juntos; precisamos de uma equipa europeia forte."

Ler o discurso de encerramento do Presidente no Parlamento Europeu

Ver o vídeo do discurso de encerramento do Presidente no Parlamento Europeu

Extrato do vídeo: "Não gostei nada quando vi alguns declararem vitória sobre outros."

Extrato do vídeo: "Dirigentes e deputados europeus com o mesmo discurso a nível interno e em Estrasburgo"

Parlamento Europeu: resultado do Conselho Europeu de junho

"A Comissão acredita que devemos começar a instaurar uma verdadeira união económica e monetária tão rápido quanto possível."

No seu discurso no Parlamento Europeu, o Presidente Durão Barroso partilhou a sua convicção de que o Conselho Europeu e a Cimeira da Zona Euro apresentaram resultados que devem fortalecer a confiança na estabilidade financeira da Europa e preparar o terreno para o futuro.

Em particular, referiu que ambos os eventos abordaram, pela primeira vez, todos os elementos de uma resposta abrangente numa única reunião.

Lembrou que a consolidação e o crescimento sustentável são inseparáveis e que, por isso, foi importante ter-se chegado a um acordo sobre um Compacto para o Crescimento e o Emprego, essencialmente baseado nas propostas da Comissão.

Referiu também a aprovação das recomendações específicas por país da Comissão e destacou a importância do futuro orçamento da UE como "o nosso instrumento mais importante para o investimento específico e uma ferramenta indispensável para o crescimento e o emprego". O Presidente defendeu que "se conseguirmos alcançar um acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual até ao final deste ano, isso constituiria um sinal político e económico forte."

Durão Barroso descreveu a necessidade de entrarmos rapidamente no caminho da união bancária, da união fiscal, e da união política e económica, e reiterou que o processo deve combinar o aprofundamento necessário da zona euro com a abertura aos Estados-Membros que desejam aderir ao euro e salvaguardando aqueles que têm a opção de exclusão.

Por último, elogiou os importantes resultados do Conselho Europeu e da Cimeira da Zona Euro sobre as medidas a curto prazo para apoiar os países sujeitos à pressão dos mercados.

Read the whole speech in the European Parliament

Watch the video of the speech in the European Parliament

Resultados do Conselho Europeu de junho de 2012

"Este Conselho Europeu alcançou o que os nossos cidadãos, os nossos parceiros internacionais e os mercados ambicionavam." Acordos sobre um mecanismo único de supervisão bancária, o compacto para o crescimento e o emprego e um compromisso claro para uma união bancária.

No seu discurso depois da última sessão de trabalho, o Presidente Durão Barroso descreveu as três principais áreas dos resultados do Conselho Europeu:

Primeiro, medidas a curto prazo para apoiar os países sujeitos à pressão do mercado. "Temos um compromisso claro para um mecanismo único de supervisão bancária para a zona euro que permitirá a recapitalização direta dos bancos pelo MEE ao abrigo de condições muito rigorosas."

Segundo, um acordo pleno sobre um compacto para o crescimento e o emprego que converta as palavras em ações concretas e em compromissos financeiros. Inclui o aumento da capacidade de empréstimo do Banco Europeu de Investimento; o lançamento da primeira fase das obrigações a favor de projetos; e o redirecionamento de alguns fundos estruturais.

Por último, o Presidente expressou a sua profunda satisfação com o alcance de um compromisso claro com a união bancária. Recordou que esta união bancária será concebida de uma forma que respeite totalmente a integridade do mercado único, ao mesmo tempo que reconhece as disposições para os países fora da moeda única. "Durante o verão, a Comissão vai reunir as propostas legislativas para que isto se torne numa realidade," anunciou o Presidente Durão Barroso.

O aprofundamento da união económica e monetária vai continuar. No seguimento do relatório apresentado pelo Presidente do Conselho Europeu, em colaboração estreita com os Presidentes da Comissão, do Eurogrupo e do BCE, será desenvolvido um roteiro específico com prazos definidos que terá em consideração as decisões tomadas ontem e hoje.

Conclusões do Conselho Europeu de 28/29 de junho

Declaração do Presidente Durão Barroso na última conferência de imprensa

Apresentação do Presidente "Restaurar o crescimento, investir no nosso futuro", 28-29 de junho de 2012 pdf - 2 MB [2 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) Clique nos 3 pontos para aceder ao documento em todas as línguas

"Fundos estruturais da UE para o crescimento e o emprego" – Relatório para o Conselho Europeu, 28-29 de junho de 2012 pdf - 5 MB [5 MB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) Clique nos 3 pontos para aceder ao documento em todas as línguas

Ver o vídeo da última conferência de imprensa

Declaração do Presidente Durão Barroso no final da Cimeira da Zona Euro

Ver o vídeo da conclusão da conferência de imprensa da Cimeira da Zona Euro

Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa intercalar

Ver o vídeo da conferência de imprensa intercalar