This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Entrevista ao Financial Times

© EU

Em antecipação ao Conselho Europeu de junho, o Presidente Durão Barroso deu uma entrevista ao Financial Times sobre a sua opinião relativamente ao aprofundamento da união económica e monetária e a uma maior integração europeia.

“O projeto europeu sempre fez progressos passo-a-passo. Devemos continuar desta forma progressiva, mas agora temos de dar um passo muito grande," disse o Presidente Durão Barroso na entrevista.

Continuou, afirmando: "Penso que agora temos as condições para avançar que, francamente, não tínhamos antes. Existe hoje uma consciência muito mais evidente entre os Estados-Membros europeus sobre a necessidade de avançar em termos de integração, em particular na zona euro. Esta é uma das lições da crise.”

É este otimismo, disse o Presidente, que o leva a acreditar que a união bancária europeia poderá acontecer em breve, complementada com uma entidade supervisora bancária única, um plano de garantia de depósitos comum e um fundo de resgate que seja financiado por taxas bancárias ou mesmo por um imposto sobre as transações financeiras.

Ler o artigo completo pdf - 148 KB [148 KB] English (en)