Percurso de navegação

Notícias

Reunião com organizações filosóficas e não confessionais

30/11/2011

(c) EU

Os Presidentes da Comissão, do Parlamento e do Conselho Europeu reuniram-se hoje com representantes de organizações filosóficas e não confessionais, para debater direitos e liberdades democráticos. Neste encontro, o Presidente Durão Barroso afirmou que "actualmente, nada, mas realmente nada, pode ser dado como certo. Não preciso de citar exemplos para ilustrar os riscos reais e que concretizações estimadas são de repente colocadas em questão e estão agora ameaças pela desintegração. E, enquanto estamos actualmente a concentrar muitos esforços na manutenção da estabilidade financeira e no restauro da confiança na zona euro, é pelo menos tão importante que estejamos empenhados com afinco na manutenção e na promoção dos nossos valores na Europa e em todo o mundo. Porque sem o respeito destes valores, incluindo dos nossos direitos e liberdades democráticos, o restante não assenta numa base sólida."

Discurso completo

Mais sobre a reunião

Lista de participantes

Ver fotografias

Ver o vídeo

Cimeira UE-EUA, Washington DC, 28 de Novembro

"Reafirmámos a nossa determinação em trabalhar em conjunto de forma estreita para a estabilidade da economia global"

28/11/2011

(c) EU

"Reafirmámos a nossa determinação em trabalhar em conjunto de forma estreita para a estabilidade da economia global e em benefício dos nossos povos," afirmou o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira UE-EUA, tendo acrescentado que "o caminho a seguir na Europa é através de mais integração". O Presidente disse que a UE e os EUA decidiram criar um Grupo de Trabalho de Alto Nível para o Emprego e o Crescimento com o objectivo de ajudar a garantir que a economia transatlântica pode ser um motor para a recuperação da economia mundial. Este grupo vai analisar o fortalecimento das relações comerciais e de investimento entre a UE e os EUA e, ao fazê-lo, impulsionar o crescimento e a criação de emprego. "O mundo globalizado não se resume à economia," disse o Presidente Durão Barroso. "Os valores e as normas também estão em jogo. A UE e os EUA partilham uma crença firme na liberdade, na democracia, nos direitos humanos e na prosperidade. Estes são os traços distintivos das nossas sociedades e aquilo que nos une," concluiu.

"O mundo globalizado não se resume à economia. Os valores e as normas também estão em jogo."

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e a Vice-presidente/Alta Representante, Catherine Ashton, vão estar presentes hoje na Cimeira UE-EUA, em Washington DC. Os líderes da UE vão reunir-se com o Presidente dos EUA, Obama, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Hillary Clinton, para debater questões económicas globais, relações bilaterais e oportunidades para promover o crescimento e o emprego. As questões de política externa também estão na agenda, incluindo como contribuir de forma mais eficaz para o desenvolvimento da democracia e da prosperidade nos países vizinhos da Europa, incluindo o Norte de África e o Médio Oriente, assim como a promoção dos nossos valores comuns noutras regiões do mundo.

Cimeira UE-EUA em Washington: para reforçar a parceria transatlântica

Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa conjunta com o Presidente Obama e o Presidente Van Rompuy na Cimeira UE-EUA, em Washington

Declaração conjunta da Cimeira UE-EUA

Ficha informativa sobre o Grupo de Trabalho de Alto Nível para o Emprego e o Crescimento

Video from the press conference

Reunião com o Presidente da Costa do Marfim

23/11/2011

(c) EU

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebeu o Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara. Na conferência de imprensa conjunta, o Presidente Durão Barroso anunciou o apoio às próximas eleições no país, assim como a vontade de ajudar a recuperação social e económica. O pacote de 125 milhões de euros foi formalmente assinado hoje numa cerimónia em Bruxelas. Esta verba destina-se a cinco projectos-chave para melhorar as vidas da população costa-marfinense, em particular na assistência aos serviços de saúde, formação profissional (nomeadamente ajudando os jovens a aceder ao mercado de trabalho), transportes, sociedade civil e governação.

Declaração completa

UE confirma o seu apoio às eleições e à recuperação a longo prazo na Costa do Marfim

Ver o vídeo

Reunião com Mario Monti, primeiro-ministro da Itália

Apesar das condições económicas adversas, a Itália está determinada a resolver de uma vez por todas os seus enormes desafios.

22/11/2011

(c) EU

"A Itália está determinada a resolver de uma vez por todas os seus enormes desafios," disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti. Referiu que o programa do governo italiano "aborda correctamente os desafios enfrentados pela Itália – desafios enormes, mas superáveis". O Presidente Durão Barroso sublinhou que o seu sucesso dependerá de três elementos: de uma implementação rígida, da colocação da elevada dívida pública num percurso descendente constante e do aumento do potencial de crescimento do país. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Sei que Mario Monti é um político muito comprometido, competente e experiente, um italiano e europeu muito comprometido. Tenho a certeza de que a Itália vai passar neste difícil teste."

Declaração completa

Ver o vídeo

Reunião com o primeiro-ministro grego Lukas Papademos

21/11/2011

(c) EU

O Presidente Durão Barroso felicitou Lukas Papademos pela sua nomeação como primeiro-ministro da Grécia e sublinhou que o acordo para formar um governo de unidade nacional, apoiado por um alargado consenso político, é um sinal vital da necessidade de estabilidade política na Grécia neste momento crucial. Durão Barroso acrescentou que "a determinação política e a firmeza são mais importantes do que nunca para que a Grécia possa concluir o percurso das reformas e da renovação económica". O Presidente também reiterou o compromisso da Comissão para ajudar a Grécia acrescentando que existem dois objectivos essenciais para os próximos meses: "Em primeiro lugar, tem de ser concluído até ao final deste ano um segundo programa de ajuda financeira à Grécia para os próximos três anos. Em segundo lugar, a troca voluntária de obrigações com investidores do sector privado deve decorrer, tal como planeado, no início de 2012."

Declaração completa

Task Force para a Grécia

Ver o vídeo

Mensagem a Mariano Rajoy, primeiro-ministro eleito da Espanha

21/11/2011

(c) EU

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso felicitou Mariano Rajoy, primeiro-ministro eleito da Espanha. O Presidente Durão Barroso disse: "Recebeu um apoio claro e sólido do povo espanhol numa altura importante tanto para a Espanha como para a União Europeia. Estamos perante um dos períodos mais exigentes das últimas décadas e isto implicará a tomada de decisões importantes. Desta forma, estou confiante de que vai preservar a forte tradição europeia dos governos espanhóis e que contribuirá de forma activa para o projecto europeu. Desejo a V. Exa., ao seu governo e à Espanha todo o sucesso e espero recebê-lo em breve na Comissão Europeia."

Mensagem completa

Reunião com o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt

21/11/2011

(c) EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, para debater a situação económica e a preparação do próximo Conselho Europeu, a 9 de Dezembro. Antes da adopção, a 23 de Novembro, da Análise Anual do Crescimento – as prioridades económicas para o próximo ano – o Presidente Durão Barroso ressaltou: "A Análise Anual do Crescimento que vamos divulgar na quarta-feira, não será a mais positiva. No geral, assistimos a um desempenho não convincente, com muitos dos compromissos feitos no ano passado não totalmente implementados... a Comissão não hesitará em apontar as áreas onde são necessários mais esforços."

Os dois líderes também debateram as propostas da Comissão para fortalecer a governação económica na zona euro usando os Tratados existentes e, onde necessário, através de alterações ao Tratado.

Declaração completa

Ver o vídeo

Reunião com o primeiro-ministro do RU, o Muito Honorável David Cameron

18/11/2011

(c) EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, reuniram-se hoje para debater várias questões, incluindo os recentes desenvolvimentos económicos e políticos na União Europeia. Os dois líderes também trocaram opiniões sobre o próximo Conselho Europeu marcado para 9 de Dezembro de 2011.

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro Cameron concordaram sobre a importância em dar prioridade às acções decisivas necessárias para garantir a estabilidade da zona euro, assim como a medidas de rápida implementação para estimular o crescimento e o emprego. Ambos sublinharam a importância central de desenvolver ainda mais o mercado único para que seja possível concretizar todo o seu potencial de crescimento em benefício das empresas e dos cidadãos da União e, em particular, para ajudar as pequenas e médias empresas.

Conferência sobre Inovação Social

18/11/2011

(c) EU

Na Conferência "Juntos para criar um novo crescimento", o Presidente Durão Barroso abordou o papel das empresas sociais no desenvolvimento do crescimento responsável e sustentável. No seu discurso, referiu que as empresas sociais "não só pretendem incluir pessoas ou partilhar lucros de forma mais igualitária, mas também criar empregos". O Presidente também sublinhou que "a acção a nível da UE pode ser um acelerador para as empresas sociais, sensibilizando para este sector e para o seu enorme potencial. As empresas sociais são um sector em crescimento e dinâmico da economia social europeia, que representa milhões de trabalhadores." Durão Barroso acrescentou que "a UE pode ajudar a fomentar ainda mais o desenvolvimento do sector reduzindo a complexidade do seu ambiente regulamentar, em particular no que toca ao financiamento e ao acesso aos mercados".

Discurso completo

Ver o vídeo

Golden Victoria Award

17/11/2011

(c) EU

President Barroso congratulated Polish Prime Minister Donald Tusk for receiving the Golden Victoria "European of the Year 2011" award for his political achievements. In his video message President Barroso, who received this prize last year, shared Donald Tusk's believe that to tackle the crisis we need "more Europe and more integration" and that "the current crisis concerns all Europeans and the EU as a whole". "We must not allow new divisions to emerge" – stressed President Barroso.

Watch the video

Read the transcript

Debate sobre a governação económica

No futuro, teremos de ir ainda mais longe no reforço da integração

16/11/2011

(c) EU

No seu discurso no Parlamento Europeu sobre a governação económica, o Presidente Durão Barroso anunciou que a Comissão dará a conhecer a 23 de Novembro a sua Análise Anual do Crescimento para 2012, onde serão definidas as prioridades sobre a política da UE para o crescimento e o emprego para os próximos 12 a 18 meses. "Ao mesmo tempo, vamos apresentar as nossas propostas para o reforço da governação económica do euro," afirmou. "Estamos de facto perante uma crise verdadeiramente sistémica que exige um compromisso ainda maior de todos", acrescentou o Presidente. "No futuro, teremos de ir ainda mais longe no reforço da integração. E isto implicará alterações ao Tratado. Mas, permitam-me que seja claro: sou a favor de alterações ao Tratado se isto servir para reforçar a União Europeia, o método comunitário, as instituições europeias e a percepção de um objectivo comum."

O Presidente sublinhou que o euro é uma parte central da União Europeia, "não algo separado ou à parte. O euro não é uma opção de exclusão da UE. É por isso que devemos implementar a abordagem comunitária quando lidamos com o euro. O euro não sairá reforçado com a fragmentação da União Europeia", ressaltou.

Discurso completo

Video - Full Statement by President Barroso on economic governance

A melhor resposta à crise: uma Europa forte e unida

14/11/2011

(c) EU

Num discurso proferido na Fundação Gulbenkian (Paris) o Presidente Durão Barroso fez um apelo a uma Europa forte e unida para ultrapassar a crise. "Implementámos uma zona euro integrada, mas para a gerir mantivemos em grande parte um método de tipo intergovernamental. É uma contradição que estamos em vias de ultrapassar", disse, tendo acrescentado que a Europa, "não é um projecto abstracto. É a realidade diária de 500 milhões de europeus que partilham valores e interesses comuns."

Ler o discurso

Watch the video

Escolha de Mario Monti para liderar o próximo governo italiano

13/11/2011

(c) EU

Numa declaração conjunta o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, mostraram-se satisfeitos com a decisão do Presidente da República Italiana em convidar o senador Mario Monti a formar um governo de unidade nacional. Na sua declaração, os Presidentes afirmaram: "Acreditamos que transmite mais uma mensagem de encorajamento – depois da adopção célere da Lei de Estabilidade de 2012 – relativamente à determinação das autoridades italianas em ultrapassar a crise actual. Tal como acordado na Cimeira do Euro, a 26 de Outubro, a Comissão vai continuar a monitorizar a implementação das medidas tomadas pela Itália com o objectivo de dar seguimento às políticas que fomentam o crescimento e o emprego."

Ler a declaração conjunta

Felicitações ao Presidente irlandês Michael D. Higgins

11/11/2011

Flag President of Ireland

O Presidente Durão Barroso felicitou Michael D. Higgins, Presidente da Irlanda, pela sua nomeação. O Presidente Durão Barroso disse: "Vai assumir funções numa altura importante, em que a Irlanda está a tomar medidas decisivas para resolver uma situação económica difícil e, ao fazê-lo, está a servir de exemplo a outros países que enfrentam desafios semelhantes. Espero poder em breve reunir-me com V. Exa. durante a presidência irlandesa da União Europeia, em 2013. Guím gach rath ort le linn do thréimhse mar uachtarán na héireann."

Ensino superior europeu: força motriz para o crescimento e o emprego

11/11/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso esteve presente na Conferência Jean Monnet na Universidade de Lisboa, onde o principal tema da conferência foi "O ensino superior no quadro da estratégia Europa 2020". No seu discurso, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a educação, a investigação e a inovação estão no cerne da estratégia Europa 2020, o plano europeu para o relançamento da economia durante esta década. O Presidente sublinhou que através da sua acção no domínio da educação, da investigação e da inovação, os estabelecimentos de ensino superior da Europa criaram o talento, a criatividade e as competências necessárias para contribuir com êxito para o crescimento económico da Europa e para reforçar a nossa influência a nível mundial. "No mundo globalizado em que vivemos, a educação, a investigação e a inovação irão fazer a diferença. Estas terão de ser as nossas vantagens competitivas," conclui o Presidente.

Discurso completo

Video from the conference

Declaração sobre a nomeação do novo primeiro-ministro grego

10/11/2011

Loukas Papademos (Greek Ministry of Finance / Wiki Commons)

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, receberam com muita satisfação o acordo sobre um governo de unidade nacional, que afirmaram abrir um novo capítulo para a Grécia: "É importante que o novo governo da Grécia transmita uma mensagem firme suprapartidária de tranquilidade aos seus parceiros europeus mostrando que está comprometido em fazer o que for necessário para colocar a sua dívida numa trajectória descendente constante. A consolidação fiscal deve ser executada a par de reformas estruturais necessárias para transformar o potencial de crescimento da Grécia e gerar o emprego que o seu povo tanto necessita. Reiteramos que as nossas instituições europeias continuarão a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar a Grécia. Mas a Grécia deve também fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se ajudar a si própria."

Declaração completa

Message of congratulation from President Barroso to Prime Minister of the Hellenic Republic, Mr Papademos

Reunião com o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek

09/11/2011

O Presidente Durão Barroso e o Colégio receberam na quarta-feira, na Comissão Europeia, o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek. Durante o almoço de trabalho, os Presidentes e o Colégio debateram os seguintes assuntos: a importância do método comunitário na governação económica da zona euro; a aceleração das medidas (governação económica, acto para o mercado único); o Programa de Trabalho da Comissão para 2012 e as negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual e o orçamento da UE para 2012.

Mensagem ao primeiro-ministro polaco Donald Tusk

09/11/2011

(c) EU

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso felicitou o primeiro-ministro da República da Polónia, Donald Tusk, pela sua nomeação como primeiro-ministro, incumbido agora com a tarefa de formar um novo governo de coligação. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Sei que as próximas semanas, onde terá também de aprovar o novo governo, serão um desafio para V. Exa. Consolidar as finanças públicas, estimular o crescimento, cooperar com os nossos vizinhos, definir a política social e, por último, mas não menos importante, restaurar a confiança no projecto europeu, são os desafios que os Estados-Membros e as instituições europeias têm de enfrentar unidos."

Mensagem completa

O estado da Europa - Die Europa-Rede, Berlim

A União Europeia e a zona euro são inseparáveis.

09/11/2011

(c) EU

O Presidente Durão Barroso proferiu o discurso sobre o estado da Europa em Berlim, fazendo um forte apelo a uma maior integração, unidade e democracia. "Desde que exista vontade política, a maior potência emergente no mundo será a União Europeia," disse o Presidente. "O desafio agora é como reforçar a integração da zona euro sem criar divisões com aqueles que ainda não pertencem à mesma. Uma união dividida não terá futuro. Os Tratados definem a zona euro como o elemento essencial da UE. O reforço da convergência e da integração da União Europeia deve também implicar uma democracia mais reforçada. A agenda para a Europa deve ser positiva. Não deve ser uma intervenção hesitante para evitar o pior, mas um plano empolgante para criar o melhor."

Discurso completo

Mais informações

O Estado da União

Ver o vídeo

Reunião com a primeira-ministra da Islândia, Sigurðardóttir

08/11/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com a primeira-ministra da Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir. Os dois líderes debateram o ponto da situação das negociações sobre a adesão da Islândia à UE. O Presidente Durão Barroso referiu os progressos feitos, sublinhando que "as conversações sobre a adesão reflectem, até ao momento, concretizações sólidas. A Comissão Europeia pretende continuar este trabalho de acordo com um calendário ambicioso e realista." A situação económica mundial, incluindo os desenvolvimentos na economia da zona euro e da Islândia, foram também debatidos.

Watch the video

Conferência da European Newspaper Publishers Association

08/11/2011

O seu discurso de abertura no Congresso do 50.º Aniversário da European Newspaper Publishers Association, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a "liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são duas liberdades não negociáveis que estão no centro das nossas sociedades democráticas". O Presidente acrescentou que estas duas liberdades "são valores básicos essenciais da União Europeia" e que a Comissão continuará a defendê-los de forma vigorosa.

Discurso completo

Watch the video

Reunião com representantes do mundo da cultura

07/11/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso vai reunir-se com um grupo de personalidades europeias do mundo da cultura, a 8 de Novembro. Neste encontro serão debatidos os desafios que o sector da cultura enfrenta e a forma como este sector pode contribuir para a imagem da Europa. O Presidente Durão Barroso disse: "Neste momento difícil, em que todos os nossos esforços estão concentrados em impulsionar a competitividade da Europa, o crescimento e a criação de emprego, e em como ultrapassar a crise, não nos podemos esquecer como a cultura é essencial para edificar o nosso destino comum, que é o alvo de todos os nossos esforços. Sector vital da nossa economia, a cultura é também um pilar da alma e da identidade da Europa: ambas são indispensáveis para o nosso desenvolvimento futuro."

Reunião com o Presidente da Câmara dos Representantes do Chipre

07/11/2011

O Presidente Durão Barroso recebeu na Comissão Europeia o Presidente da Câmara dos Representantes do Chipre, Yiannakis Omirou. Durante a reunião, o Presidente Durão Barroso e o Presidente Omirou debateram a actual situação económica no Chipre e a próxima presidência cipriota do Conselho na segunda metade de 2012. Foram também abordados os recentes desenvolvimentos no processo de paz do Chipre.

Ver o vídeo

European People's Party conference

07/11/2011

President Barroso gave a keynote speech at the European People's Party conference: Securing the future of the Euro through deeper economic integration. In his speech "Stability for growth- the future of the Euro" President Barroso stressed the importance of the deeper economic integration for the future of the European Union.

Watch the video

Cimeira do G20, Cannes, 3-4 de Novembro de 2011

Precisamos de governação e cooperação globais para problemas de natureza global

04/11/2011

 © EU

(updated the 4th November)

Na declaração proferida depois da Cimeira do G20, o Presidente Durão Barroso reafirmou a determinação da UE em continuar a fazer o que for necessário para preservar a estabilidade do euro. Fez também questão de transmitir uma mensagem clara de que a UE "continua totalmente empenhada em apoiar a Grécia como membro da nossa família europeia". Apesar de reconhecer o direito da Grécia a decidir sobre o seu próprio futuro, o Presidente Durão Barroso sublinhou que o país deve demonstrar compromisso com as decisões que subscreveu. O Presidente acolheu com agrado a iniciativa da Itália em solicitar ao FMI e à Comissão a monitorização da implementação dos compromissos assumidos. O Presidente Durão Barroso sublinhou que garantir "a credibilidade dos esforços de todos os Estados-Membros é importante, não só para a estabilidade europeia, mas também mundial". O Presidente elogiou o acordo dos líderes do G20 para aumentar os mecanismos de protecção mundiais contra o contágio analisando opções para reforçar os recursos do FMI, e para que sejam feitos progressos no que toca à agenda de Doha. Durão Barroso voltou mais uma vez a afirmar a determinação da UE em avançar com um imposto sobre as transacções financeiras a nível da UE e em trabalhar com os outros membros do G20 no sentido de um imposto sobre as transacções financeiras mundiais.

Estamos determinados a implementar todos os elementos da nossa abordagem abrangente para garantir a estabilidade da zona euro

Numa declaração proferida depois do primeiro dia da Cimeira do G20, em Cannes, o Presidente Durão Barroso afirmou que "a Europa está totalmente consciente da sua responsabilidade neste momento difícil". Mais uma vez, sublinhou os elementos-chave da resposta abrangente para ultrapassar a crise e confirmou o compromisso da UE para implementar estas medidas muito rapidamente. O Presidente Durão Barroso reiterou que a Grécia deve "permanecer no euro" e fez um apelo à unidade nacional e política no país que é "essencial para que o povo grego possa ter esperança num futuro melhor". O Presidente reconheceu que a economia mundial enfrenta desafios importantes, e que a cooperação internacional é a única forma de os resolver. Neste contexto, encorajou todos os membros do G20 a cumprir com os seus compromissos.

 

Declaração conjunta do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, no primeiro dia da Cimeira do G20, em Cannes

EU @G20

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da Cimeira do G20

Interview of President Barroso with BBC Today programme

Mensagem ao primeiro-ministro da República da Letónia

03/11/2011

O Presidente Durão Barroso felicitou Valdis Dombrovskis, primeiro-ministro da República da Letónia, pela sua recondução no cargo. "A nomeação de V.Exa. para um terceiro mandato é um elogio à liderança e responsabilidade que demonstrou em tempos difíceis," afirmou o Presidente Durão Barroso, tendo acrescentado que ao "concluir com sucesso o programa de estabilização e recuperação económica, a Letónia pode tornar-se num verdadeiro exemplo de transformação económica conseguido através de medidas decisivas".

Mensagem ao Presidente eleito da Bulgária, Plevneliev

01/11/2011

O Presidente Durão Barroso enviou as suas cordiais felicitações a Rossen Plevneliev, Presidente eleito da Bulgária. Na sua mensagem, o Presidente Durão Barroso escreveu: "Recebeu a confiança do povo búlgaro numa altura importante tanto para a Bulgária como para a União Europeia. Estou confiante de que vai contribuir activamente para o debate europeu e continuar a defender a integração europeia, tal como a Bulgária tem feito. Desejo a V. Exa. todo o sucesso durante a sua presidência e espero recebê-lo em breve na Comissão Europeia."