This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Notícias

Cimeira da UE-Parceria a Leste, Varsóvia

30/09/2011

© EU

"Esta reunião confirmou que a Parceria a Leste continua a ser uma plataforma credível para fortalecer e aprofundar as relações entre a UE e os seus parceiros a leste e, ao mesmo tempo, para os ajudar na implementação das reformas económicas e políticas," explicou o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira da UE-Parceria a Leste. O Presidente sublinhou que a "essência da política de vizinhança da União Europeia está estritamente relacionada com a promoção da democracia, dos direitos humanos, do pluralismo, da justiça social, da boa governação e do Estado de direito".

Discurso completo

Watch the video

Informações de base - Eastern Partnership

Colégio da Europa – Início do ano lectivo 2011-2012

29/09/2011

© EU

"Após a reconciliação, após a reunificação, penso que, para a Europa, é agora hora da renovação. Chegou o momento de um novo impulso federativo, para que a Europa se imponha, baseando-se na componente que tem faltado demasiadas vezes recentemente: confiança.", sublinhou o Presidente Barroso no seu discurso, enquanto apresentava os desafios que a Europa agora enfrenta. "Não hesitemos em defender a força e a união da Europa, não hesitemos em ter confiança em nós próprios," realçou.

Discurso completo

Ver o vídeo

Discurso sobre o Estado da União 2011

Faça-se ouvir. Envie a sua pergunta até 5 de Outubro

28/09/2011

(c) EU

Os cidadãos podem dirigir-se directamente ao Presidente como parte da série do canal World View do YouTube com líderes mundiais. Qualquer pessoa pode colocar perguntas na sua língua materna e votar nas perguntas até 5 de Outubro. A 6 de Outubro, às 10h (Hora da Europa Central), o Presidente Durão Barroso responderá às principais perguntas numa entrevista ao vivo que será transmitida em http://www.youtube.com/worldview, no Europe by Satellite e na Euronews TV.

Clique aqui para obter mais informações: http://www.youtube.com/watch?v=2pU05h_PorY

“Trata-se de uma crise financeira, económica e social. Creio que podemos afirmar que a crise da dívida soberana é hoje, sobretudo, uma crise de confiança política,” afirmou o Presidente Durão Barroso no seu discurso anual sobre o Estado da União 2011, intitulado “Renovação Europeia”. O Presidente salientou a existência de soluções para a crise, apresentando-as posteriormente. Referiu que “a Comissão aprovou hoje uma proposta para o Imposto sobre as Transacções Financeiras” e acrescentou que o sector bancário deveria também dar o seu contributo para a sociedade. O Presidente concluiu: “A verdade é que, actualmente, a cooperação intergovernamental não é suficiente para tirar a Europa desta crise e conduzi-la a um futuro próspero.”

State of the Union Address 2011 website

70.o aniversário do Dr. E. Stoiber, Munique

28/09/2011

Dr. E. Stoiber © EU

O Presidente Durão Barroso esteve presente no evento do aniversário do Dr. Edmund Stoiber, Presidente do Grupo de Alto Nível da Comissão para a Redução dos Encargos Administrativos. No seu discurso, feito em alemão, elogiou o trabalho de Stoiber e o seu compromisso europeu.

Ler o discurso completo do Presidente

Vídeo do evento

Declaração sobre segurança nuclear: Resposta da UE ao acidente de Fukushima

22/09/2011

President Barroso © EU

No seu discurso no encontro de alto nível sobre segurança nuclear, o Presidente Barroso centrou-se na resposta da UE ao acidente de Fukushima e agradeceu a iniciativa das Nações Unidas para uma reflexão global e abrangente sobre as questões de segurança nuclear. O Presidente Barroso sublinhou que a UE "apoia regras internacionais mais rigorosas para uma utilização segura e sustentável da energia nuclear e já tomámos essa iniciativa no nosso próprio território."

Ler o discurso completo

Declaração sobre o acordo da governação económica

Este acordo dá à UE e aos seus Estados-Membros uma ferramenta poderosa para evitar a queda na armadilha da dívida insustentável

20/09/2011

(c) EU

Um ano após a Comissão apresentar um pacote de seis propostas legislativas para fortalecer a governação económica da União Europeia e da zona euro em particular, finalizou-se um acordo. A aguardar a confirmação formal por parte do Parlamento Europeu e do Conselho, irá permitir que o pacote entre em vigor. "São excelentes notícias para a Europa," afirmou o Presidente Barroso. Acrescentou: "Este acordo dá à UE e aos seus Estados-Membros uma ferramenta poderosa – que faltava até este momento - para evitar a queda na armadilha da dívida insustentável." A sua declaração também sublinhou os outros benefícios que surgirão com o acordo.

Declaração do Presidente Barroso no seguimento do acordo sobre o pacote de governação económica

Discurso no Diálogo de Líderes sobre as alterações climáticas

20/09/2011

EU

"Não temos muito tempo, mas é crucial que mantenhamos a dinâmica de Cancun," afirmou o Presidente Barroso em Nova Iorque e continuou: "A UE está disponível para considerar um segundo período de compromisso – mas apenas como parte de um pacote mais amplo. Um pacote que melhore as regras de Quioto; que crie novos mecanismos de mercado; e no qual outros grandes emissores também se comprometam a fazer a sua quota-parte."

Leia o discurso completo

Ver o vídeo

66ª Assembleia Geral da ONU, Nova Iorque, 20 – 23 de Setembro de 2011

19/09/2011

Bandeira da ONU

O Presidente Barroso estará presente na 66ª Assembleia Geral da ONU juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o Alto Representante/Vice-Presidente Ashton e os Comissários Piebalgs, Dalli, Georgieva e Hedegaard. Irá realizar encontros bilaterais e participar em vários eventos de alto nível sobre as alterações climáticas, a segurança nuclear, a Líbia e o consumo sustentável. A declaração da UE no debate Geral será efectuada, pela primeira vez, pelo Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Leia mais sobre a 66ª Assembleia Geral da ONU: Presença de alto nível da UE em Nova Iorque

Cimeira UE – África do Sul

A África do Sul é um parceiro chave para a União Europeia

15/09/2011

(c) EU

"Poucas nações encarnam melhor as grandes alterações globais do nosso tempo do que a África do Sul. Nelson Mandela representa a importância de conservar os valores universais e o poder de construir pontes como forma de dar vida a esses valores," afirmou o Presidente Barroso no Centro da Memória da Fundação Nelson Mandela. O Presidente realçou a transformação pacífica da África do Sul e descreveu as boas relações entre a UE e a África do Sul. O Presidente também confirmou a todos os defensores da paz em África que "a União Europeia permanece como parceiro," concluindo o seu discurso com as palavras de Mandela: "Parece sempre impossível até estar concluído."

O Presidente Barroso descreveu a Cimeira como "um testemunho das excelentes relações entre a UE e a África do Sul ". Durante o evento foram discutidos assuntos e questões bilaterais de relevância global, como a próxima Cimeira do G20 e a luta contra as alterações climáticas. Presidente Barroso: "Abordámos questões de interesse comum num espírito de amizade e de compreensão mútua, enquanto aprofundávamos e alargávamos a nossa cooperação."

Leia o discurso completo

Discurso do Presidente no Centro da Memória da Fundação Nelson Mandela

Ver o vídeo

Debate no PE sobre a crise económica e o euro

Esta é uma luta para o futuro económico e político da Europa. É uma luta para a própria integração europeia.

14/09/2011

© EU

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, o Presidente Barroso fez observações sobre a actual situação económica e o euro e descreveu a visão da Comissão para o caminho a percorrer. Lembrou que "foram feitas propostas sólidas, exequíveis e concretas " que agora têm de ser implementadas e referiu que a "única forma de parar o ciclo negativo e fortalecer o euro é aprofundar a integração, nomeadamente dentro da zona euro, baseada no método da Comunidade ". Realçou que um novo impulso unificador – 'un nouveau moment fédérateur' é indispensável" e confirmou que "a Comissão apresentará em breve opções para a introdução de Eurobonds."

Leia o discurso completo

Ver o vídeo

Encontro com o Primeiro Ministro italiano, Silvio Berlusconi

13/09/2011

President Barroso © EU

O Presidente Barroso encontrou-se com o Primeiro Ministro italiano, Silvio Berlusconi, em Estrasburgo a 13 de Setembro. A discussão centrou-se na situação económica na zona euro e em Itália em particular. O Presidente saudou o compromisso da Itália para equilibrar o seu orçamento até 2013 e insistiu numa rápida, eficaz e rigorosa implementação das mais recentes medidas. Ambos os líderes concordaram na necessidade de fortalecer ainda mais a governação económica da Europa.

Declaração do Presidente Barroso após o encontro

Encontro com a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel

Para termos sucesso precisamos de mais Europa e não de menos.

12/09/2011

President Barroso © EU

Hoje, o Presidente Barroso encontrou-se com a Chanceler Merkel para fazer um ponto da situação na zona euro. Ambos concordaram sobre a extraordinária importância do euro para a Europa e para a Alemanha e sobre o facto de que a estabilidade e o crescimento dos Estados-Membros da zona euro são pré-requisitos essenciais para um euro estável. Ambos também afirmaram que os procedimentos de aprovação para aumentar o fundo de resgate europeu (EFSF) deverão estar concluídos até ao final de Setembro. Após o encontro, o Presidente Barroso disse: "O euro é, e continua a ser, um activo real tanto para a Alemanha como para a Europa como um todo. A Alemanha tem muito mais a ganhar do que a perder com a sua contribuição para o 'Rettungsschirm'. A ajuda apenas poderá continuar para aqueles que fizerem todos os esforços para manter as suas "casas" organizadas. Tal como a Alemanha, a Comissão está a trabalhar para que a UE possa emergir da crise mais forte, como uma União de Estabilidade e de Crescimento. Para termos sucesso precisamos de mais Europa e não de menos. Uma integração mais profunda é parte da solução para prevenir a crise da dívida no futuro. Não será de um dia para o outro, mas acontecerá, num processo firme e democrático. O que os cidadãos e os mercados desejam é determinação politica e disciplina económica. Este é o resultado que a UE tem de demonstrar."

Declaração do Presidente Barroso após o encontro com a Chanceler Merkel em Berlim

O 10º aniversário dos ataques terroristas aos EUA

09/09/2011

President Barroso © EU

No 10º aniversário dos ataques terroristas aos EUA, o Presidente Barroso e o Presidente Van Rompuy afirmaram: "Hoje, a Europa honra as vítimas e expressa a sua solidariedade para com todos os que perderam os seus entes queridos neste e em todos os outros ataques terroristas "e acrescentou que "a Europa permanece lado a lado com os seus amigos e aliados na luta global contra as redes terroristas e as suas estruturas económicas."

Ler a declaração

Visitas oficiais à Austrália e Nova Zelândia, 4-9 Setembro

A União Europeia – um parceiro empenhado para a Nova Zelândia e o Pacífico.

08/09/2011

José Manuel Barroso (c) EU

Após receber o título honorário de Doutorado em Direito pela Universidade de Auckland na Quinta-feira, o Presidente Barroso participou na Conferência anual da Universidade sobre a Europa, sob o tema "A União Europeia – um parceiro empenhado para a Nova Zelândia e o Pacífico". O Presidente afirmou a sua intenção de assegurar que a União Europeia optimiza o seu relacionamento bilateral com a Nova Zelândia, quando a actual Declaração Comum for revista em 2012, bem como a sua convicção de que a UE e as nações do Pacífico irão beneficiar de relações cada vez mais próximas nos anos vindouros.

Barroso também colocou e respondeu a questões de uma vasta audiência no Conselho Empresarial da Nova Zelândia – Europa, em Auckland. O Presidente felicitou os cidadãos da Nova Zelândia por serem "igualitários, ambientalistas e empreendedores" e expressou a sua admiração pela competitividade e crescimento ecológico bem sucedido da Nova Zelândia. "A União Europeia quer negociar convosco. Queremos manter-nos um dos principais parceiros de negócio."

O discurso de abertura do Presidente Durão Barroso no 40.º Fórum das Ilhas do Pacífico, em Auckland, apresentou um novo financiamento de 26 milhões de euros para combater as alterações climáticas e promover o desenvolvimento. ''Se queremos reduzir a pobreza e impulsionar a prosperidade no Pacífico, isto só é possível se os seus recursos naturais estiverem do vosso lado, e não contra." O Presidente apelou a uma posição unida entre a UE-Pacífico nas negociações mundiais sobre as alterações climáticas: "Devemos continuar a unir os nossos esforços e manter a pressão sobre todos os parceiros mundiais em Durban.”

No discurso de abertura na Universidade Nacional da Austrália, o Presidente Durão Barroso falou sobre os futuros partilhados da Europa e da Austrália no século XXI. Referiu que a "Austrália mostra que é possível combinar reformas económicas com protecções e progressos sociais sólidos," e sublinhou que " a União Europeia acolhe com agrado os esforços do governo australiano para solucionar o problema do carbono e para desenvolver uma política que, ao longo do tempo, vai unir-se à nossa".

Numa declaração proferida depois da reunião com a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, o Presidente Durão Barroso enfatizou a nova fase de cooperação estreita entre a Austrália e a União Europeia: "Partilhamos uma herança comum e interesses e valores essenciais: democracia e direitos humanos, mas também abertura, tolerância e responsabilidade global." Os dois líderes concordaram em trabalhar num novo e ambicioso Acordo-Quadro, que vai colocar as relações num novo patamar, tendo assinado também um novo acordo no âmbito da segurança nuclear.

O Presidente Durão Barroso reuniu-se no domingo com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Long. Expressaram o seu compromisso em aprofundar ainda mais a vigorosa relação entre a União Europeia e Singapura, nomeadamente através da conclusão de um Acordo de Comércio Livre abrangente e de um Acordo de Parceria e de Cooperação. Debateram também a situação da economia mundial, a situação regional no Sudeste Asiático e o aprofundamento dos laços entre a ASEAN e a União Europeia.

O Presidente Durão Barroso vai visitar a Austrália, de 4 a 7 de Setembro, e a Nova Zelândia, de 7 a 9 de Setembro. Na Austrália, vai reunir-se com a primeira-ministra Julia Gillard, com outros líderes políticos e empresariais e com a sociedade civil para aprofundar a já próspera relação bilateral. Na Nova Zelândia, o Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro John Key e com líderes políticos e empresariais para debater o reforço dos nossos laços. Estará também presente no Fórum das Ilhas do Pacífico para sublinhar o papel da União no combate às alterações climáticas na região.

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da reunião com a primeira-ministra australiana Julia Gillard, conferência de imprensa em Camberra, 5 de Setembro de 2011

Sumário da reunião com a primeira-ministra australiana Julia Gillard

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da reunião com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Long

Discurso na Universidade Nacional da Austrália: Futuros partilhados: A Europa e a Austrália no século XXI, Camberra, 6 de Setembro de 2011

Discurso solene no Europe Australian Business Counci: Aliados antigos, novas oportunidades: Relações comerciais UE – Austrália rumo a 2020, Sydney, 6 de Setembro de 2011

Video - keynote address to the Australia National University

Presidente Durão Barroso na sessão plenária do Fórum das Ilhas do Pacífico, Auckland: A UE e o Pacífico – uma parceria renovada para uma nova era, Nova Zelândia, 7 de Setembro de 2011

Discurso na Universidade de Auckland, Conferência Europa de 2011, 8 de Setembro de 2011

Video - Official visit to New Zealand

Discurso no Conselho Empresarial da Nova Zelândia – Europa, em Auckland, a 8 de Setembro de 2011

Vídeo - José Manuel Barroso at Auckland University

Video - Official visit to New Zealand

Visitas oficiais à Austrália e à Nova Zelândia, 4-9 de Setembro

02/09/2011

President Barroso and Australian Prime Minister Gillard © EU

O Presidente Durão Barroso vai visitar a Austrália, de 4 a 7 de Setembro, e a Nova Zelândia, de 7 a 9 de Setembro. Na Austrália, vai reunir-se com a primeira-ministra Julia Gillard, com outros líderes políticos e empresariais e com a sociedade civil para aprofundar a já próspera relação bilateral. Na Nova Zelândia, o Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro John Key e com líderes políticos e empresariais para debater o reforço dos nossos laços. Estará também presente no Fórum das Ilhas do Pacífico para sublinhar o papel da União no combate às alterações climáticas na região.

Conferência Internacional sobre a Líbia, Paris

A UE dará o seu apoio ao povo líbio no seu caminho para a liberdade e a democracia

02/09/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reafirmou a determinação da União Europeia em apoiar a transição e a reconstrução económica na Líbia. Sublinhou a acção contínua da UE no campo da ajuda humanitária e mencionou o fornecimento de mais apoio a infra-estruturas críticas. Para além das necessidades imediatas, o Presidente expressou a prontidão da UE para contribuir para o desenvolvimento de capacidades, a desmobilização, a reconciliação nacional e a democratização. Ressaltou dois pontos essenciais: a transição deve ser um processo liderado pela Líbia, e a ONU deve liderar a comunidade internacional no fornecimento de assistência, sob a orientação líbia.

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da conferência

Responder ao desafio da estabilização na Líbia pós-conflito

Vídeo da declaração do Presidente Durão Barroso