Percurso de navegação

Notícias

Declaração depois da votação no parlamento grego sobre as medidas a implementar para o programa económico revisto

30/06/2011

President Barroso © EU

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Conselho, Van Rompuy, o Presidente Durão Barroso ficou muito satisfeito com a aprovação pelo parlamento grego da legislação a implementar para o programa económico revisto do país. "As condições estão agora estabelecidas para uma decisão sobre o desbloqueio da próxima tranche de assistência financeira para a Grécia e para um rápido progresso de um segundo pacote de assistência. Reiteramos o apoio inabalável da Europa e a solidariedade com o povo grego", afirmou o Presidente.

Ler a declaração

Mensagem de felicitações a Christine Lagarde

29/06/2011

Christine Lagarde

O Presidente Durão Barroso felicitou Christine Lagarde no seguimento da sua nomeação para o cargo de directora-geral do Fundo Monetário Internacional. O FMI "fez uma excelente escolha, a da competência e do talento", disse o Presidente, elogiando igualmente o trabalho de Christine Lagarde nos desafios económicos europeus enquanto ministra das Finanças, e desejando uma colaboração ainda mais importante entre o FMI e a Comissão para ajudar os Estados em dificuldades com a dívida soberana.

Ler a mensagem

Declaração sobre a votação na Grécia do programa económico revisto

29/06/2011

Commons

"Com a aprovação de hoje pelo parlamento grego do programa económico revisto, o país deu um passo importante no caminho necessário para a consolidação fiscal e as reformas estruturais para a promoção do crescimento", disse o Presidente Durão Barroso numa declaração conjunta com o Presidente Van Rompuy, afirmando ser "um voto de responsabilidade nacional". Os deputados gregos têm de votar a 30 de Junho sobre as medidas a implementar. Referiram também que um segundo voto positivo abriria o caminho para o desbloqueamento da segunda tranche de assistência financeira, assim como para um processamento mais rápido de um segundo pacote de assistência financeira.

Ler a mensagem

Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020

Reformular o orçamento, mudar a Europa

28/06/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso recordou as grandes linhas do projecto da Comissão para o Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 durante a sessão plenária do Parlamento Europeu. "Ao mesmo tempo ambicioso e inovador, responsável e rigoroso", o Presidente insistiu no seu carácter pan-europeu e encorajador para o futuro. Foi proposto um imposto sobre as transacções financeiras para aumentar os recursos próprios da UE, para um orçamento ao serviço do crescimento e do emprego, e com um elevado valor acrescentado.

Em toda a Europa, as famílias têm de estabelecer prioridades sobre onde gastar o dinheiro. Alguns luxos estão a ser postos de parte, à medida que as pessoas investem naquilo que é realmente importante para o futuro. A União Europeia está a fazer exactamente o mesmo. A proposta de orçamento da Comissão investe hoje no crescimento a pensar no amanhã. Os contribuintes vão obter mais pela mesma quantidade de dinheiro que gastam. Vai ser um orçamento verdadeiramente europeu. Um orçamento para a integração.

Estimular o crescimento na União Europeia

Uma grande parte do orçamento será direccionada para o emprego e o crescimento da economia. Um novo Mecanismo para a Interligação na Europa financiará as ligações que faltam em termos de energia, transportes e tecnologias de informação. Serão disponibilizadas mais verbas para a educação e a formação profissional, e para a investigação e a inovação para se criar os empregos e as ideias do futuro. E as verbas para as regiões menos desenvolvidas serão direccionadas para o emprego e o crescimento, que também beneficiarão toda a Europa.

Tornar a Europa mais segura

Muitos dos desafios actuais ignoram as fronteiras nacionais. E é bastante menos dispendioso para a Europa responder com uma política coordenada em vez de com 27 políticas independentes. Os alimentos seguros e saudáveis estarão no centro das alterações do financiamento europeu à agricultura. Trinta por cento dos pagamentos directos aos agricultores dependerão da capacidade dos agricultores em tornarem o sector amigo do ambiente. Um euro protegerá o ambiente, fomentará a eficiência energética e o combate às alterações climáticas, fortalecerá a coesão e, ao mesmo tempo, promoverá os objectivos sociais. Poderá ter um importante efeito de alavanca em muitas áreas. O novo orçamento vai também fortalecer a gestão das fronteiras externas da Europa e atribuirá novas verbas ao combate aos crimes graves, ao terrorismo e ao cibercrime.

Fazer com que a Europa reforce a sua presença no mundo

Os progressos tecnológicos estão a fazer do mundo um lugar mais pequeno. A mudança de alianças e a emergência de novas potências significa que a Europa deverá fazer o que é necessário para reforçar a sua presença. As verbas investidas na defesa dos interesses da Europa serão superiores. Os recentes eventos a sul do Mediterrâneo mostraram mais uma vez o impacto que os eventos dramáticos nos países vizinhos têm na Europa. Serão fornecidos incentivos aos países que concretizem reformas políticas e económicas que fortaleçam a democracia na região. A Europa, que fornece mais de metade da assistência mundial ao desenvolvimento, está determinada em concretizar o seu compromisso de despender 0,7 % do RNB até 2015. O novo orçamento mantém esta garantia.

Obter um orçamento mais justo e mais transparente

Os contribuintes têm de ser capazes de ver como o seu dinheiro é despendido. O novo orçamento deve ser mais simples, mais transparente e mais justo. Propomos que as alterações sejam feitas na forma como o orçamento é financiado, com a criação de novas fontes de receitas para substituir parcialmente as contribuições com base no rendimento nacional bruto de cada Estado-Membro. Acreditamos que isto proporcionará às famílias e aos governos um acordo mais favorável.

Video message from President Barroso - Multiannual Financial Framework 2014-2020

Comunicado de imprensa "Investir hoje para o crescimento de amanhã"

Comentários do Presidente Durão Barroso sobre as propostas da Comissão para o Quadro Financeiro Plurianual para 2014-2020

Um orçamento para a Europa 2020 pdf - 222 KB [222 KB]

Um orçamento para a Europa 2020 – Parte II: fichas de política pdf - 538 KB [538 KB]

Quadro Financeiro Plurianual (QFP): Perguntas e Respostas

"O dinheiro onde é importante – como o orçamento da UE lhe fornece valor"

Mitos sobre o orçamento da UE e o Quadro Financeiro Plurianual

O sítio Web do Quadro Financeiro Plurianual

Powerpoint presentation of the MFF

Article by President Barroso in the Sunday Times, 3 July 2011 pdf - 41 KB [41 KB] English (en)

Débat sur le Cadre financier pluriannuel 2014-2020 Parlement européen - Session Plénière Strasbourg, le 5 juillet 2011

Reunião com os líderes do Partido Popular Europeu nos parlamentos nacionais

27/06/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com os presidentes dos grupos do PPE nos parlamentos nacionais e sublinhou a importância dos parlamentos nacionais nos assuntos da UE, especialmente desde que o Tratado de Lisboa permite que estejam mais envolvidos. Respeitando o princípio da subsidiariedade, o Presidente Durão Barroso apelou a mais Europa, em particular em tempos de crise, e a um orçamento realista, mas ambicioso, para concretizar os objectivos da estratégia Europa 2020.

Ler o discurso

Read the speech

Conselho Europeu, 23-24 de Junho de 2011

Foi um Conselho Europeu importante que tomou decisões cruciais e substanciais

24/06/2011

EU

"Em relação à Grécia, mais uma vez mostrámos que conseguimos chegar a acordo quando tal é necessário", disse o Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa depois do Conselho Europeu, tendo acrescentado que este Conselho mostrou que "a nossa nova forma de lidar com a economia europeia está a funcionar". Relativamente ao Acordo de Schengen, o Conselho concordou sobre "uma abordagem com base na UE para evitar o risco de acções unilaterais que perturbem a livre circulação e possam também colocar em causa o mercado único". No que toca aos países a sul do Mediterrâneo, o Presidente Durão expressou a sua satisfação com o apoio do Conselho Europeu à abordagem que a Comissão defendeu para a região: "Todos apoiamos os apelos à democracia, à justiça social e à prosperidade partilhada." O Presidente Durão Barroso também expressou a sua esperança de que tudo estará pronto para que a Croácia se torne o 28º membro da UE até Julho de 2013. Por último, felicitou Mario Draghi pela sua nomeação como Presidente do Banco Central Europeu: "Conheço-o bem, conheço o seu compromisso com a Europa e a sua excepcional competência nas questões económicas e monetárias. Desejamos-lhe o melhor."

"Existe uma vontade genuína para fazer o que é necessário para manter a estabilidade financeira na zona euro"

Na conferência de imprensa que se seguiu ao primeiro dia do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso referiu os principais aspectos da apresentação que fez aos chefes de Estado e de governo sobre a visão geral da situação económica na Europa. O Presidente disse que "Houve um compromisso genuíno para continuar as reformas que acreditamos ser essenciais para a competitividade da Europa." Em relação à situação na Grécia, sublinhou que todas as possibilidades disponíveis devem ser usadas para estimular o crescimento e o emprego: "Estamos preparados para considerar todas as propostas para a reprogramação e reestruturação do financiamento para apresentar melhores resultados, e mais rapidamente, no terreno." "Estou muito satisfeito pelo apoio claro do Conselho Europeu sobre a intenção apresentada pela Comissão, nomeadamente quando o Conselho Europeu afirma que acolhe com agrado e apoia a preparação pela Comissão, juntamente com os Estados-Membros, de um programa abrangente para assistência técnica à Grécia." concluiu o Presidente.

"Este Conselho Europeu vai tomar medidas importantes para garantir que a elaboração de políticas da UE é mais coerente e mais eficaz."

Na sua declaração na conferência de imprensa antes do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso destacou a posição da Comissão sobre alguns dos pontos mais importantes da substancial agenda do Conselho, como a migração, o pacote de governação económica e a tributação do sector financeiro. Em relação à situação na Grécia, o Presidente disse: "A Grécia pode aceder a uma quantia significativa de verbas da UE ao abrigo da política de coesão. Devemos concentrar estes fundos naquilo que é actualmente mais importante: melhorar a competitividade e o emprego. Devemos coordená-los, para que possam ter o maior impacto possível. Devemos encontrar formas de os antecipar e acelerar, para que a Grécia possa beneficiar dos mesmos agora."

"Temos questões económicas importantes a debater"

Numa carta aos membros do Conselho Europeu, o Presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, apresentou as perspectivas da Comissão sobre a próxima agenda do Conselho Europeu. Destacou quatro questões principais: a migração, a região vizinha a sul da Europa, a tributação do sector financeiro e os encargos administrativos das PME.

Em relação à migração, garantiu o apoio à conclusão célere do Sistema Europeu Comum de Asilo, acrescentando que "a abolição dos controlos nas fronteiras internas anda lado a lado com as regras comuns, a solidariedade e a responsabilidade partilhada pelas fronteiras externas".

Sobre a questão dos países vizinhos a sul da Europa, o Presidente Durão Barroso analisou o apoio oferecido à região e comentou os próximos planos como, por exemplo, a proposta para nomear um representante especial da UE para a região a sul do Mediterrâneo.

O Presidente afirmou que a Comissão encontrou "um argumento convincente para a decisão sobre um imposto ao sector financeiro na UE, como um primeiro passo". Apresentará uma proposta legislativa formal depois do Verão, e continuará a ter como objectivo "um acordo mundial sobre a tributação das transacções financeiras".

Por último, o Presidente Durão Barroso partilhou a sua preocupação por o Conselho mostrar-se preparado para aceitar metas inferiores no que toca à redução da burocracia para as PME, comparativamente àquelas propostas pela Comissão. Aconselhou o Conselho a reconsiderar as propostas que reduziriam os encargos administrativos em mais de 31%, considerando, em particular, a importância das PME para a economia europeia.

Ler a carta aos membros do Conselho Europeu pdf - 289 KB [289 KB] English (en)

Ler o anexo à carta sobre a região a sul do Mediterrâneo pdf - 141 KB [141 KB] English (en)

Press conference in advance of the European Council

Read President Barroso's speech on the preparations for the European Council at the European Parliament

Watch the video of José Manuel Barroso at the EP Plenary session preparation of the European Council

Presentation by President Barroso to the Members of the European Council pdf - 337 KB [337 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Europe 2020 targets pdf - 188 KB [188 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Statement at the press conference following the first day of the European Council

European Council conclusions pdf - 160 KB [160 KB] English (en)

Statement by President Barroso following the European Council

Statement of President Barroso on Croatia after the European Council

José Manuel Barroso at the Croatian accession meeting

Watch the video of José Manuel Barroso at the EPP Parliamentary groups

Read the speech by President Barroso to the European Parliament on the outcome of the European Council

Video: José Manuel Barroso at the MEPs debate on the outcome of the European Council

Reunião com o novo primeiro-ministro de Portugal

23/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso recebeu hoje o novo primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. Em antecipação ao Conselho Europeu, os dois líderes debateram a situação económica na zona euro. O Presidente Durão Barroso expressou a sua confiança neste novo governo reconhecendo o momento difícil pelo qual Portugal está a passar. O primeiro-ministro português reafirmou o seu compromisso para implementar o programa de reformas negociado com a Comissão, o BCE e o FMI. "O sucesso de Portugal será o sucesso da Europa", disse o Presidente.

Ver o vídeo

Mensagem sobre a reeleição de Ban Ki-moon como Secretário-Geral da ONU

22/06/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso e o Presidente Van Rompuy fizeram a seguinte declaração sobre a reeleição de Ban Ki-moon como Secretário-Geral da ONU: "Recebemos com agrado a notícia da reeleição do Secretário-Geral das Nações Unidas. Sob a sua liderança, a ONU teve um papel decisivo na resolução de questões de natureza mundial, desde as alterações climáticas à paz e à segurança, passando pelo desenvolvimento e a erradicação da pobreza. Esperamos poder continuar no futuro a boa cooperação entre a União Europeia e as Nações Unidas."

Ler a mensagem

Declaração sobre a moção de confiança do parlamento grego ao novo governo

22/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso acolheu com agrado a moção de confiança do parlamento grego ao novo governo, e disse "elimina um elemento de incerteza numa situação já de si muito difícil". Apelou ao governo grego para centrar os seus esforços no desenvolvimento de apoio no parlamento para a aprovação das ambiciosas medidas fiscais e das privatizações acordadas com a tróica. "A aprovação destas medidas na próxima semana não só permitirá o desbloqueamento rápido da próxima tranche da assistência financeira à Grécia, como também assinalará um passo importante no percurso da Grécia no sentido de finanças públicas sustentáveis e de um retorno ao crescimento", acrescentou.

Ler a mensagem

Reunião com o Secretário-Geral da Liga Árabe

22/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso recebeu o Secretário-Geral cessante da Liga Árabe, Sua Excelência Amre Moussa. Os dois líderes debateram a situação das negociações do Processo de Paz do Médio Oriente, a situação na Líbia e a transição democrática no Egipto. O Presidente Durão Barroso reiterou o forte apoio da UE e da Comissão às reformas democráticas e económicas no âmbito da vizinhança com os países a sul, em particular através da nova Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada, que a Comissão lidera.

Ver o vídeo

Mensagem de felicitações a Jyrki Katainen

22/06/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso felicitou Jyrki Katainen pela sua nomeação como primeiro-ministro da República da Finlândia. "A Europa enfrenta hoje talvez a crise económica mais grave da sua história, e ainda há muito a fazer para pôr um fim à mesma." escreveu o Presidente. Expressou a sua confiança de que a Finlândia "continuará a contribuir de forma activa e construtiva para estes esforços, assim como noutras questões importantes da agenda europeia".

Ler a mensagem

Reunião com o Presidente do Azerbaijão

22/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com Ilham Aliyev, Presidente do Azerbaijão. Os dois líderes debateram o progresso das relações UE-Azerbaijão, nomeadamente as negociações sobre um Acordo de Associação, iniciadas no ano passado. Sobre as questões energéticas, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a concretização do Corredor do Sul para o Gás – um objectivo estratégico comum à UE e ao Azerbaijão – seria essencial para a segurança e a diversificação da nossa oferta e procura energética. O Presidente Durão Barroso ressaltou também a importância de reformas políticas adicionais e do total respeito pelo Estado de direito no Azerbaijão.

Ler a declaração

Watch the video

Mensagem de condolências a Dmitriy Medvedev

21/06/2011

EU

Depois do trágico acidente de aviação ocorrido em Karelia, o Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da Federação Russa, Dmitriy Medvedev, expressando a sua profunda solidariedade com as famílias das vítimas.

Ler a mensagem

Reunião com o primeiro-ministro grego George Papandreou

21/06/2011

EU

Numa declaração depois da sua reunião com George Papandreou, o Presidente Durão Barroso reconheceu os "tremendos esforços feitos no último ano" pelo primeiro-ministro grego, e ressaltou que estava consciente de que o povo grego estava a viver um momento difícil. "Se existisse uma saída mais fácil para a crise, teríamos optado pela mesma. Mas não existe," disse. "Agora não é altura de vacilar. É altura de redobrar os esforços: a bem do povo grego, e de toda a Europa," concluiu.

Ler a declaração

Watch the video

Reunião com o primeiro-ministro inglês, David Cameron

20/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o primeiro-ministro inglês, David Cameron, para debater o próximo Conselho Europeu e as próximas propostas da Comissão para o futuro orçamento europeu.

Reunião com o Presidente da Croácia

Estamos prestes a abrir um novo capítulo na rica história da Croácia

17/06/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso felicitou o Presidente da Croácia, Ivo Josipovic, pelo progresso histórico do seu país. "A Comissão propôs a conclusão das negociações de adesão. A Croácia está agora pronta para avançar", disse o Presidente Durão Barroso, tendo acrescentado: "Este passo decisivo é também um sinal claro para a Europa do Sudeste: mostra que o alargamento funciona." Ressaltou a importância da Croácia manter o ímpeto no período antes da adesão e de continuar a aplicar as reformas.

Ler a declaração

Declaração sobre os recentes desenvolvimentos políticos na Grécia

17/06/2011

Greek flag

"Espero que o novo governo seja rapidamente confirmado, para que possa ser dada continuidade ao plano de assistência financeira à Grécia", disse o Presidente Durão Barroso sobre os desenvolvimentos políticos de hoje na Grécia, em reposta a uma pergunta na conferência de imprensa com o Presidente da Croácia. "Espero que a reunião do Eurogrupo, no sábado, sirva para resolver as divergências ainda existentes e resulte num acordo responsável sobre a assistência financeira à Grécia", acrescentou.

Ler a declaração completa

Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas

16/06/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso discursou na apresentação do Relatório Especial do IPCC sobre as Fontes de Energias Renováveis e a Mitigação das Alterações Climáticas. Sublinhou que "o mundo tem de fazer mais e melhor se queremos limitar o aumento da temperatura a 2°C." "As energias renováveis proporcionam à Europa uma ferramenta importante para concretizar isto e são fundamentais para desenvolver um novo modelo económico" para um crescimento e emprego verdes. "As energias renováveis não são um luxo nem uma distracção" mas "um negócio crucial para a UE", disse.

Ler o discurso

Ver o vídeo

Reunião com os presidentes das associações regionais

16/06/2011

Mercedes Bresso, President of the Committee of the Regions and President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com os presidentes das associações regionais e locais, assim como com a Presidente do Comité das Regiões. O Presidente Durão Barroso garantiu que a política de coesão continuará a ser um sector estratégico para a UE no futuro. Expressou, igualmente, o seu desejo de uma colaboração mais estreita com o Comité das Regiões Em relação às regiões ultraperiféricas, em 2012, a Comissão proporá uma estratégia para 2020, respeitando o seu estatuto particular em conformidade com o tratado.

Video - José Manuel Barroso at the Presidents of Outermost Regions

Video - José Manuel Barroso at the Presidents of Regional Associations

Reunião anual com o Tribunal de Contas Europeu

15/06/2011

Vitor Caldeira & José Manuel Barroso © EU

O Colégio de Comissários teve hoje a sua reunião anual com o Tribunal de Contas Europeu. Foi uma óptima ocasião para ambas as instituições se manterem ao corrente sobre diferentes assuntos de interesse comum. Durante a reunião foram debatidos, entre outros assuntos, vários aspectos relacionados com a gestão financeira das próximas propostas da Comissão no Quadro Financeiro Plurianual.

Ler mais sobre a última auditoria à gestão financeira da Comissão pelo Tribunal de Contas

Watch the video

Mensagem de felicitações a Recep Tayyip Erdogan

14/06/2011

Mr Recep Tayyip Erdogan

Depois das eleições na Turquia, o Presidente Durão Barroso felicitou o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan pelo resultado das eleições. "Os resultados abrem caminho para um maior reforço das instituições democráticas da Turquia, assim como para a continuação da modernização do país, em consonância com os valores e normas europeias", disse o Presidente numa mensagem conjunta com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy. Acrescentou que o progresso nestas áreas deve proporcionar um novo impulso às negociações de adesão com a União Europeia.

Ler a mensagem

Conferência sobre os produtos de base e as matérias-primas

Temos todo o interesse em reduzir as tensões excessivas e as falhas que possam surgir nestes mercados.

14/06/2011

President Barroso

No seu discurso, durante a conferência internacional sobre os produtos de base e as matérias-primas, o Presidente Durão Barroso reconheceu que "começa a existir consenso sobre a necessidade de se fornecer mais transparência e um certo nível de regulação adequado" a estes mercados. Reunindo países produtores e países consumidores de matérias-primas, "o G20 é, sem dúvida, o formato adequado para abordar esta questão", afirmou, apelando a uma acção internacional coordenada.

Ler o discurso

Ver o vídeo

More information

Conference website

Reunião com Michel Platini, Presidente da UEFA

14/06/2011

President Barroso and M. Michel Platini © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com Michel Platini, Presidente da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), onde debateram, ente outros assuntos, a Comunicação da Comissão sobre o desporto publicada no passado mês de Janeiro, e que promove as normas de boa governação do desporto. O Presidente Durão Barroso apoiou também o princípio do "jogo limpo financeiro" proposto pela UEFA, visando restabelecer a estabilidade e o senso comum económico no futebol europeu, assim como a importância de apoiar as equipas nacionais e o combate à manipulação dos resultados.

Ver o vídeo

Comissão propõe concluir os últimos "capítulos" nas negociações de adesão com a Croácia

10/06/2011

Croatian flag

"Hoje é um dia histórico para a Croácia e para a União Europeia", afirmou o Presidente Durão Barroso sobre a proposta da Comissão para concluir os últimos quatro capítulos nas negociações da adesão com a Croácia. "Neste momento importante, gostaria de felicitar as autoridades croatas pelo seu trabalho árduo ao longo dos últimos anos. Mais importante ainda, gostaria de congratular o povo da Croácia. A entrada na família de nações da UE é, acima de tudo, um êxito vosso!" O Presidente também afirmou que este passo importante deve servir de "inspiração para os nossos outros parceiros para revigorarem os seus esforços relativamente às reformas e apresentarem resultados em benefício das suas pessoas. Isto é também do interesse da UE."

Ler a declaração completa

Cimeira UE-Rússia – aprofundar a parceria estratégica

Espero que esta cimeira com o Presidente Medvedev seja construtiva e que permita progressos na nossa parceria estratégica

09/06/2011

EU

O debate da 27.ª Cimeira UE-Rússia vai centrar-se na economia e na governação mundiais, nas relações UE-Rússia e na adesão da Rússia à OMC, assim como no novo Acordo EU-Rússia actualmente em negociação. O Presidente Durão Barroso disse: "Não tenho dúvida de que as nossas conversações vão ajudar a Rússia a percorrer o caminho que falta para a adesão à OMC, que ainda é possível este ano, e a encontrar soluções construtivas para todas as questões e problemas pendentes. Relativamente às negociações em curso sobre o novo acordo UE-Rússia, vou encorajar o Presidente Medvedev a avançar nos capítulos do comércio e do investimento. Isto vai reforçar a nossa relação estratégica."

Ler o comunicado de imprensa

Mais informações sobre a Cimeira UE-Rússia

Read the statement following the summit

Main outcomes pdf - 17 KB [17 KB] English (en)

Watch the video

Declaração sobre a disponibilidade do Secretário-Geral da ONU em servir um segundo mandato

08/06/2011

Commons

Depois do anúncio de Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, sobre a sua disponibilidade para servir um segundo mandato, o Presidente Durão Barroso afirmou: "Na União Europeia, apreciamos a sua sabedoria e dedicação para resolver questões importantes do nosso planeta, desde a sustentabilidade e o apoio ao países em vias de desenvolvimento, até aos nossos esforços constantes pela Paz. Acredito que Ban Ki-moon foi, e é, um óptimo Secretário-Geral das Nações Unidas. Ficaremos muito satisfeitos com a sua continuação nesse cargo tão importante."

Ler a mensagem completa

Reunião com Tarja Halonen, Presidente da Finlândia

08/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com Tarja Halonen, Presidente da Finlândia e Co-presidente do Painel sobre Sustentabilidade Mundial da ONU. "A sustentabilidade mundial não é um campo isolado da política. É um objectivo abrangente essencial", disse o Presidente Durão Barroso. Sublinhou que a UE é um actor comprometido com a sustentabilidade: "está no centro da nossa Estratégia Europa 2020", com objectivos ambiciosos em áreas de política importantes. Expressou, igualmente, o apoio da Comissão ao trabalho preparatório para as conferências de Durban e do Rio.

Ler a declaração

Ver o video

Mensagem de felicitações ao primeiro-ministro da ARJM

07/06/2011

EU

Depois das eleições na antiga República jugoslava da Macedónia, o Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de felicitações a Nikola Gruevski, o actual primeiro-ministro e líder do VMRO-DPMNE. Sublinhando o objectivo comum da integração da antiga República jugoslava da Macedónia na UE, o Presidente Durão Barroso expressou a sua confiança de que o novo governo fará "todos os esforços para garantir progressos nas questões importantes que têm ainda de ser abordadas" sobre o percurso da antiga República jugoslava da Macedónia para a adesão à União Europeia.

Ler a mensagem completa

Hora das Perguntas no Parlamento Europeu

07/06/2011

President Barroso © EU

Os principais assuntos da Hora das Perguntas com o Presidente Durão Barroso, no Parlamento Europeu, foram o resultado da Cimeira do G8, em Deauville, o apoio à Política Europeia de Vizinhança, a migração, as recomendações da Comissão aos Estados-Membros para fomentar o crescimento e o emprego, e a situação das finanças públicas. O Presidente também expressou o seu apoio pessoal à tributação do sector financeiro e anunciou que a Comissão apresentará em breve uma proposta sobre este assunto.

Ver o vídeo

Declaração do Presidente Durão Barroso sobre as negociações de adesão com a Croácia

07/06/2011

EU

O Presidente Durão Barroso fez a seguinte declaração depois da reunião da Comissão Europeia, a 7 de Junho: "Acredito que estamos muito próximos de concluir as negociações com a Croácia. Estamos a chegar a um momento decisivo no longo percurso da Croácia para a adesão à UE. Acredito que vamos ter boas notícias sobre este assunto na sexta-feira – para o povo da croácia, da União Europeia e para todos os povos da Europa do Sudeste."

Ler a declaração completa

Ver o vídeo

Recomendações por país para 2011

Estes esforços, se forem determinados e partilhados por todos, permitirão à Europa sair da crise e preservar a sua prosperidade futura.

07/06/2011

Euro coin © EU

Com a publicação das recomendações para cada um dos 27 países, a 7 de Junho de 2011, a Comissão deu outro passo decisivo para apoiar os Estados-Membros na criação de crescimento e emprego e, desta forma, colocar a economia da UE no caminho certo. "Estamos conscientes que a realização dos objectivos que fixámos colectivamente pode exigir escolhas difíceis. Mas estes esforços, se forem determinados e partilhados por todos, permitirão à Europa sair da crise e preservar a sua prosperidade futura", disse o Presidente Durão Barroso.

Ler o comunicado de imprensa

Perguntas frequentes

Avaliação geral da Comissão pdf - 55 KB [55 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Louvor a J.-C. Trichet, Prémio Carlos Magno 2011, Aix-la-Chapelle

Guardião da estabilidade dos preços e da credibilidade do euro

02/06/2011

Karlspreis

Durante a entrega do prémio Carlos Magno, o Presidente Durão Barroso prestou homenagem a Jean-Claude Trichet, Presidente do Banco Central Europeu, apelidando-o de "guardião da estabilidade dos preços e da credibilidade do euro". No seu louvor, o Presidente felicitou Trichet pela sua experiência, a sua independência de espírito, a sua dose sábia de pragmatismo e de audácia, a sua ortodoxia e a sua disponibilidade. Sublinhou também a obrigação moral que o prémio Carlos Magno representa para os dirigentes europeus de preservar e reforçar a dinâmica europeia.

Ler o discurso do Presidente Durão Barroso pdf - 79 KB [79 KB] Deutsch (de) English (en)

Karlspreis

Reunião com Andonis Samaras, líder do principal partido de oposição grego

11/04/2011

EU

O Presidente Durão Barroso recebeu hoje Andonis Samaras, líder do principal partido de oposição grego, Nea Demokratia. Durante a reunião, debateram a actual situação económica e financeira da Grécia. O Presidente Durão Barroso aconselhou Samaras a mostrar o seu compromisso para se alcançar um consenso nacional alargado para que a Grécia possa enfrentar de forma mais determinada e eficaz os seus actuais desafios históricos para resolver a situação das finanças públicas.

Ler a declaração à imprensa