Percurso de navegação

Notícias

Reunião com a Comissão da União Africana

A Europa e a África são parceiros naturais, unidos por uma história partilhada, valores comuns e interesses recíprocos.

31/05/2011

African Union flag © Commons

"A Europa e a África são parceiros naturais, unidos por uma história partilhada, valores comuns e interesses recíprocos", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião plenária da Comissão da União Africana e da Comissão da UE. A Europa e a África vão continuar juntas a "lutar contra a pobreza, a trabalhar na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, no combate às alterações climáticas e na promoção da paz, da segurança e dos direitos humanos", acrescentou, insistindo que "não pode existir crescimento económico sem as bases políticas certas. O desenvolvimento e a democracia devem andar lado a lado."

 

"As mudanças históricas encorajadoras no continente africano oferecem excelentes oportunidades para reforçar as nossas relações"

A Comissão da União Africana e a Comissão Europeia estão reunidas em Bruxelas para a sua 5.ª sessão anual entre Colégios. Vão definir uma agenda conjunta para a Parceria Estratégica África-UE e centrar o debate em duas questões prementes: a democracia e o crescimento. O Presidente Durão Barroso afirmou antes do encontro: "As mudanças históricas encorajadoras no continente africano oferecem excelentes oportunidades para reforçar as nossas relações. Para que o desenvolvimento seja sustentável, precisamos de crescimento e de democracia."

Ler o comunicado de imprensa

Mais informações sobre a Estratégia Conjunta África-UE

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da reunião plenária

Read the declaration

Ver o vídeo

Mensagem de felicitações ao Presidente da Nigéria

30/05/2011

Nigerian flag (Commons)

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de felicitações a Goodluck Ebele Jonathan, recentemente eleito Presidente da República Federal da Nigéria. Assegurou-lhe o total apoio da Comissão às reformas políticas, sociais e económicas em benefício dos cidadãos da Nigéria. "Valorizamos a liderança da Nigéria na promoção da paz, da estabilidade e do desenvolvimento na região, e na África como um todo", acrescentou o Presidente.

Ler a mensagem

Cimeira UE-Japão

30/05/2011

President Barroso © EU

"Hoje, não foi somente a Cimeira da 'Kizuna', da amizade, mas também a Cimeira da 'Shinrai', da confiança", disse o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira UE-Japão, em Bruxelas, no sábado. Anunciou o início do processo para "um ambicioso Acordo de Comércio Livre que derrube todas as barreiras entre nós". "Isto vai libertar um potencial não explorado nas nossas relações económicas. É também um sinal do nosso compromisso para abrir o comércio mundial", acrescentou o Presidente.

Ler o discurso do Presidente Durão Barroso

Ler a declaração conjunta à imprensa

Ler o comunicado de imprensa

Informações sobre a 20.ª Cimeira UE-Japão

Ver o video

Reunião dos líderes religiosos

30/05/2011

© EU

Cerca de 20 representantes seniores das religiões cristã, judaica e muçulmana, assim como das comunidades budistas, reuniram-se a convite do Presidente Durão Barroso, cuja reunião foi co-presidida pelo Presidente do PE, Buzek, e o Presidente do Conselho, Van Rompuy. "A nossa tarefa e ambição é promover a democracia, o pluralismo, o Estado de direito, os direitos humanos e a justiça social, não só na Europa, mas também nos países vizinhos. Acredito veementemente que estes desafios não podem ser alcançados sem a contribuição activa das comunidades religiosas. O debate de hoje confirmou o nosso compromisso comum para a promoção dos direitos e liberdades democráticos, incluindo a liberdade de religião e de crença", disse o Presidente.

Ler o discurso do Presidente Durão Barroso

Ler o comunicado de imprensa

Lista de participantes

Ver o vídeo

50.º aniversário da OCDE

26/05/2011

OECD logo

"O nosso futuro está estreitamente relacionado com o futuro dos nossos vizinhos mais próximos", afirmou o Presidente Durão Barroso em Paris, na celebração do 50.º aniversário da OCDE. A Política Europeia de Vizinhança é baseada no desenvolvimento económico, na justiça social e nas reformas democráticas. "Temos de estar ao lado daqueles que aspiram a um futuro com mais liberdade política e justiça social", disse, acrescentando que "temos de mostrar o nosso apoio através de acções, e não somente palavras".

Ler o discurso

Ver o vídeo

Declaração do Presidente Barroso sobre a detenção de Mladic

26/05/2011

Ratko Mladic

“Congratulo as autoridades sérvias pela detenção de Ratko Mladic. É um passo importante para a Sérvia e para a justiça internacional. Felicito o Presidente Tadic e o governo sérvio pela acção corajosa.” afirmou o Presidente Barroso. Acrescentou: “Durante a minha visita a Belgrado na semana passada, reiterei o firme apoio da UE à perspectiva europeia da Sérvia. A detenção de Mladic é um sinal positivo para a UE e para os vizinhos da Sérvia, mas acima de tudo para o Estado de direito da própria Sérvia. As famílias das suas incontáveis vítimas merecem justiça.”

Leia a declaração completa

Cimeira do G8, Deauville, 26 a 27 de Maio

Foi uma Cimeira do G8 com sucesso

26/05/2011

logo

Numa declaração conjunta do Presidente Durão Barroso e do Presidente Van Rompuy depois da Cimeira do G8, os dois Presidentes expressaram a sua satisfação com os resultados da Cimeira: "Chegámos a um acordo para uma resposta mundial concertada para o Norte de África e o Médio Oriente. A Parceria de Deauville baseia-se em grande parte na nova parceria da UE com a região, como claramente reflectido na Declaração da Cimeira." Em relação à economia, houve uma "determinação manifesta por todos os parceiros para abordar as questões que em cada região podem prejudicar a recuperação mundial, que todos queremos acelerar". A primeira declaração conjunta sobre África, assim como o acordo do G8 para melhorar as normas internacionais sobre a segurança nuclear, tal como a UE exigiu, estão também entre os importantes resultados da Cimeira.

"Temos de estar ao lado daqueles que procuram a liberdade e a democracia."

O apoio ao movimento de transição no Médio Oriente e no Norte de África, normas de segurança mais rigorosas em todo o mundo para a energia nuclear, o aprofundamento do compromisso especial do G8 em relação a África, e um multilateralismo e elaboração de políticas mundiais mais eficazes, nomeadamente nas questões do comércio internacional, são as quatro áreas principais onde a UE quer alcançar resultados, disse o Presidente Durão na sua declaração na conferência de imprensa antes da Cimeira do G8. Relativamente ao movimento de transição democrática no Médio Oriente e Norte de África, o Presidente disse: "Temos de estar ao lado daqueles que procuram a liberdade e a democracia", tendo acrescentado que no âmbito da Política de Vizinhança revista, a Comissão está "a contribuir com a maior verba. Vou expor ao G8 esta nova abordagem. Significa mais apoio e mais reformas".

"Definir e apoiar um mundo em mudança"

A Cimeira do G8 terá lugar de 26 a 27 de Maio, em Deauville (França). Em 2011, a França preside tanto ao G8 como ao G20. A União Europeia, na qualidade de membro de pleno direito do G8, vai impulsionar respostas ambiciosas aos desafios comuns.

Esta é a primeira vez que os líderes do G8 se reúnem, desde o início do movimento de transição no mundo árabe, para abordar estes desenvolvimentos. Espera-se que a Cimeira forneça uma mensagem forte de apoio à transição democrática. "A União Europeia irá a Deauville para defender uma nova parceria do G8 com os vizinhos no sul do Mediterrâneo que escolheram a via da liberdade e da democracia", disse o Presidente Durão Barroso. A UE já definiu a sua abordagem para a região na estratégia contemplada na 'Parceria para a Democracia e a Prosperidade Partilhada'.

A Comissão propôs acções ambiciosas para apoiar os nossos vizinhos a sul e a leste de forma ainda mais eficaz ao abrigo da sua Política de Vizinhança revista . Isto inclui ajuda adicional de 1,24 mil milhões de euros, o que aumenta o nosso apoio total para as regiões para quase 8 mil milhões nos próximos dois anos. Assim, a UE continua a ser o maior doador e investidor nas reformas políticas e económicas.

A reunião servirá também como uma plataforma para promover a segurança nuclear a nível mundial em consequência do incidente nuclear no Japão. Numa declaração proferida na quarta-feira, o Presidente Durão Barroso afirmou que "a UE empenhará os seus parceiros na adopção de normas de segurança mais rigorosas, de testes de resistência ambiciosos para as centrais nucleares e no reforço da cooperação internacional."

Os principais assuntos a debater pelos líderes do G8 em Deauville são:

 

 

Sítio Web do G8 – G20

A Comissão no Twitter

Artigo de José Manuel Durão Barroso no Libération, 24 de Maio de 2011 pdf - 369 KB [369 KB] français (fr)

A União Europeia na Cimeira do G8, em Deauville

A Política Europeia de Vizinhança revista

A Parceria para a Democracia e a Prosperidade Partilhada

Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa antes da Cimeira do G8, em Deauville

Declaração conjunta do Presidente do Conselho Europeu Van Rompuy e do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso

Deauville G8 Declaration pdf - 119 KB [119 KB] English (en)

Ver o vídeo

Reunião com o Presidente do Paraguai

24/05/2011

Juan Alberto Pérez (Commons licence)

Depois da sua reunião com o Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o Presidente Durão Barroso afirmou que a UE está preparada para fortalecer as suas relações com o Paraguai, em particular nas áreas da educação, da luta contra as alterações climáticas e da energia. Os dois líderes debateram as negociações em curso para alcançar um Acordo de Associação entre a UE e o Mercosul. "Reiterámos o nosso compromisso em acompanhar as negociações e acredito que este será um acordo global, equilibrado e ambicioso", disse o Presidente Durão Barroso.

Ver o vídeo

Ler a declaração à imprensa depois da reunião (em espanhol) pdf - 33 KB [33 KB] español (es)

Inauguração da Representação Permanente da Polónia junto da UE

23/05/2011

President Barroso © EU

Na inauguração do novo edifício da Representação Permanente da Polónia junto da UE, o Presidente Durão Barroso reuniu-se com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk. Os dois líderes debateram a próxima presidência polaca e a actual agenda da UE, nomeadamente as perspectivas financeiras da UE. Concordaram que "A partir de 2014, a UE tem de estar preparada com um orçamento moderno que permita fazer frente aos desafios actuais e investir no futuro." O Presidente Durão Barroso acrescentou que "A Polónia tem intenções de apresentar uma presidência forte e ambiciosa, para permitir um programa europeu igualmente sólido e ambicioso."

Ler a declaração à imprensa depois da reunião

Ler o discurso na cerimónia de abertura da Representação Permanente da Polónia junto da UE

Watch the video

Mensagem de felicitações ao Presidente da Costa do Marfim

21/05/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de felicitações a Alassane Dramane Ouattara, Presidente da República da Costa do Marfim, felicitando-o pela sua investidura. "O povo costa-marfinense depositou em V. Exa. a sua confiança para dar resposta aos vários desafios que o seu país enfrenta em termos de estabilização, de governação e de luta contra a pobreza", acrescentou, tendo confirmado a renovação do apoio da UE no âmbito do Acordo de Cotonu.

Ler a mensagem

Visita à Europa do Sudeste

Estou aqui para confirmar o nosso compromisso firme com a perspectiva europeia do Kosovo

20/05/2011

President Barroso © EU

"Os países da Europa do Sudeste devem estar na União Europeia"

O Presidente Durão Barroso desloca-se à Sérvia e ao Kosovo, de 19 a 20 de Maio. Reunir-se-á com líderes políticos, assim como com representantes da sociedade civil. O Presidente disse: "O alargamento continua a ser uma ferramenta poderosa para aprofundar a democracia, a segurança e a prosperidade na Europa. Mas são os nossos parceiros que determinam o ritmo do seu futuro europeu. Vou encorajar os líderes da Sérvia e do Kosovo a acelerar as reformas e a ultrapassar os desafios e as condições com um vigor renovado."

"Estou confiante de que a Sérvia vai esforçar-se ao máximo para ultrapassar os desafios pendentes"

"2011 é um ano de oportunidades para a nossa política de alargamento, em geral, e para a Sérvia, em particular”, disse o Presidente Durão Barroso, depois da sua reunião com Boris Tadić, Presidente da República da Sérvia. "O tempo está a passar e a Sérvia tem ainda de resolver questões pendentes importantes até à publicação do parecer da Comissão, em Outubro", acrescentou. Reconheceu os esforços que estão a ser implementados e sublinhou, em particular, a importância dos critérios políticos da UE e a total cooperação com o TPIJ (Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia).

"Estou aqui para confirmar o nosso compromisso firme com a perspectiva europeia do Kosovo"

Depois da sua reunião com Hashim Thaçi, primeiro-ministro do Kosovo, o Presidente Durão Barroso afirmou que a Comissão "vai continuar a ajudar o Kosovo na sua 'viagem para a Europa'. Fornecemos assistência financeira substancial e aconselhamento político durante a última década, e vamos continuar a apoiá-lo." O Presidente encorajou fortemente o Kosovo a acelerar as suas reformas para "fortalecer o Estado de direito e a administração pública", assim como a desenvolver um programa económico sólido para apresentar resultados aos seus cidadãos.

Ler a declaração depois da reunião com o Presidente da República da Sérvia

Ler a declaração depois da reunião com o primeiro-ministro do Kosovo

Mensagem de condolências ao primeiro-ministro da Irlanda

19/05/2011

Garret FitzGerald em 2009 © EU

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de condolências a Enda Kenny, primeiro-ministro da Irlanda, pela morte do Dr. Garret FitzGerald, ex-primeiro-ministro da Irlanda. O Presidente Durão Barroso prestou-lhe homenagem como "um grande líder do povo irlandês e um europeu comprometido e excepcional". Disse também: "Ao longo da sua vida, o Dr. FitzGerald foi um defensor apaixonado da adesão activa da Irlanda à União Europeia", recordando o seu importante papel nos assuntos europeus.

Ler a mensagem

Uma economia europeia preparada para o futuro

18/05/2011

President Barroso © EU

"Ninguém na Europa está agora em posição de se opor à necessidade de uma reforma económica. A diferentes velocidades, com diferentes ritmos, por vezes com uma determinação diferente, mas existe uma tendência clara a favor de uma reforma económica na Europa", disse o Presidente Durão Barroso no Fórum Económico de Bruxelas, referindo-se às alterações necessárias em consequência da crise que a Europa enfrentou. Mencionou, igualmente, que graças às reformas, a Europa está hoje melhor preparada para enfrentar os desafios e trazer prosperidade a todos os cidadãos.

Ler o discurso no Fórum Económico de Bruxelas

Ver o video

Reunião com o primeiro-ministro da Estónia

18/05/2011

EC

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com Andrus Ansip, primeiro-ministro da Estónia. O Presidente agradeceu o apoio da Estónia ao Acto para o Mercado Único e felicitou este país pelo acordo político alcançado em Dezembro para a implementação em Tallin da sede da Agência Europeia para as Tecnologias de Informação. O Presidente Durão Barroso também garantiu ao primeiro-ministro Ansip o apoio contínuo da UE à Parceria a Leste.

Ver o vídeo

Reunião com o primeiro-ministro da Hungria

18/05/2011

EC

Durante a sua reunião de hoje com o primeiro-ministro Viktor Orbán, o Presidente Durão Barroso expressou o seu apreço pelo trabalho árduo executado até ao momento pela presidência. Os dois líderes debateram o pacote legislativo sobre a governação económica e o Presidente Durão Barroso disse ao primeiro-ministro Orbán que a Comissão fará tudo o que for possível para garantir um acordo sobre o pacote até Junho.

Cimeira Empresarial Europeia

18/05/2011

President Barroso © EU

"Uma nova governação económica, acompanhada de reformas estruturais e de uma coordenação política mais intensa, estabilizará as bases da economia e da coesão interna da Europa", disse o Presidente Durão Barroso no seu discurso dirigido aos líderes empresariais europeus. Expressou a esperança de que o novo sistema de governação e as recomendações nacionais específicas que a Comissão vai apresentar no início do próximo mês, sejam adoptados pelos Estados-Membros. "Não existe actualmente na Europa um único governo que não esteja comprometido com as reformas estruturais", acrescentou.

Ler o discurso proferido na Cimeira Empresarial Europeia

Visita a Antuérpia – Semana Europeia da Juventude e Porto de Antuérpia

São a melhor aposta da Europa para um futuro mais sólido

17/05/2011

European Youth Week logo

"O futuro e a prosperidade da Europa dependem de vocês", disse o Presidente Durão Barroso no contexto da Semana Europeia da Juventude, em Antuérpia. Admitindo que o ambiente da juventude é mais competitivo e tenso do que nas gerações anteriores, o Presidente explicou que os jovens são directamente visados pela Estratégia 2020, uma vez que promove a educação, o emprego e a mobilidade através de iniciativas como a Juventude em Movimento. O Presidente também visitou o Porto de Antuérpia, uma das portas mais importantes da Europa para o comércio com o mundo.

Ler a declaração na conferência de imprensa "Juventude em Movimento"

Sítio Web da Semana Europeia da Juventude

"Youth on the Move - Make it Happen" – extracts from President Barroso's participation in the debate

Visita aos Países Baixos

16/05/2011

Stavros Lambrinidis, Sua Alteza Real, a Rainha Beatrix e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso inaugurou a Casa da Europa, a nova representação da Comissão e do Parlamento Europeu em Haia. "Espero que esta casa se torne num local de debate – a Europa necessita de um debate crítico", disse. O Presidente Durão Barroso sublinhou a importância da abertura no sucesso do projecto europeu. "A liberdade de circulação é para a Europa o que os alicerces são para os edifícios – se forem removidos, toda a estrutura é debilitada", afirmou. É por isso que a solidariedade e a responsabilidade devem ser, e permanecer, as palavras-chave das acções europeias, acrescentou.

Ler a declaração

Ver o vídeo

Mensagem de solidariedade a José Luis Rodriguez Zapatero

12/05/2011

Spanish flag

Foi com grande tristeza e emoção que o Presidente Durão Barroso tomou conhecimento do terrível sismo que ocorreu em Lorca, Espanha. O Presidente enviou uma mensagem de solidariedade ao primeiro-ministro espanhol José Luis Rodriguez Zapatero onde expressou as suas sentidas condolências às famílias das vítimas.

Ler a mensagem em espanhol

Reunião com representantes das pequenas e médias empresas

12/05/2011

Jose Manuel Barroso and Loek Hermans

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o presidente da UEAPME (Associação Europeia do Artesanato e das Pequenas e Médias Empresas), Loek Hermans, e com o secretário-geral, Andrea Benassi. Enfatizou o importante papel que as pequenas e médias empresas têm na recuperação e na inovação europeias. Afirmou que a Comissão vai continuar a apoiar as PME no contexto do Small Business Act, através da redução dos encargos administrativos e do apoio financeiro depois de 2013. Também não deixou margem para dúvidas sobre a necessidade de facilitar o acesso ao financiamento para as PME.

Mensagem de felicitações a Stephen Harper

10/05/2011

Canadian flag

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de felicitações a Stephen Harper sobre a sua recondução como primeiro-ministro do Canadá. O Presidente expressou a sua esperança de que a conclusão das negociações sobre o Acordo Económico e Comercial Global traga "mais benefícios aos povos do Canadá e da UE e que reflicta o nosso compromisso comum para promover o comércio livre". Mostrou também o seu desejo de trabalhar com o primeiro-ministro Harper nos contextos da ONU, do G8 e do G20 sobre os actuais desafios mundiais.

Ler a mensagem

Os fluxos migratórios e o seu impacto no Acordo de Schengen

10/05/2011

Barroso

Durante um debate no PE, o Presidente Durão Barroso afirmou que "é um grande progresso civilizacional que as nações sejam capazes de eliminar as fronteiras e deixar os seus cidadãos circularem livremente". Recordou que já no ano passado, a Comissão apresentou propostas para preservar e fortalecer o mecanismo de avaliação do Acordo de Schengen como um êxito fulcral do projecto da UE. Não deixou margem para dúvidas de que a "solidariedade e a responsabilidade são palavras cruciais na nossa resposta. A imigração é um desafio europeu. A imigração exige uma resposta europeia."

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Ver o video

Discurso na 4ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados

A Europa continua totalmente comprometida em ajudar os países em vias de desenvolvimento mais pobres

09/05/2011

UN flag

O Presidente Durão Barroso disse: "O mundo reunir-se-á para erradicar a pobreza nos membros mais pobres da nossa comunidade mundial. A União Europeia continuará a mostrar o seu espírito de liderança neste esforço fundamental. Enquanto doador mais generoso, fornecemos mais de metade da ajuda aos nossos parceiros e triplicámos a nossa assistência aos países menos avançados, passando para 15 mil milhões de euros por ano. Esta solidariedade europeia concreta é uma questão de justiça, mas também uma necessidade estratégica."

Ler o discurso

Ler o comunicado de imprensa

Ler as informações de base

Ver o vídeo

Jornadas do Partido Popular Europeu em Palermo

06/05/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso sublinhou a vontade e a acção da UE para apoiar a transição democrática no sul do Mediterrâneo, e expressou a sua convicção de que esta parceria pode trazer benefícios a ambas as partes. Destacou também a visão da Comissão sobre uma política comum de migração e de asilo baseada na responsabilidade e na solidariedade. "As tensões migratórias não são somente um problema nacional, mas também europeu e exigem uma resposta europeia conjunta." Defendeu o não abandono do Acordo de Schengen, mas antes a valorização das suas concretizações em termos de liberdade e segurança, ao mesmo tempo que se garante o seu correcto funcionamento.

Read the speech

Read the press statement

Watch the video

President Barroso's appeal against anti-European populism

Dia da Europa a 9 de Maio – Declaração sobre o 61º aniversário da Declaração Schuman

06/05/2011

EU flag

O Presidente Durão Barroso elogiou Robert Schuman como um visionário pragmático que sabia que a Europa só podia ser construída em várias fases e através de realizações concretas. Também referiu as concretizações da integração europeia e os actuais desafios, assim como as respostas europeias aos mesmos. O Presidente expressou igualmente a sua convicção de que "a União Europeia tem mantido e aumentado a sua capacidade para agir apesar, ou graças, aos vários desafios que está a enfrentar, com a Comissão Europeia a impulsionar soluções e progressos para a nossa União Europeia".

Ler a declaração

President Barroso's appeal against anti-European populism

Para uma política comum de migração

Só uma parceria reforçada com os países do sul do Mediterrâneo permitirá uma solução sustentável para as actuais tensões migratórias

04/05/2011

© EU

Conforme evidenciado pelos recentes eventos, a Europa tem de fazer mais progressos na política comum de migração. Por esta razão, a Comissão propôs hoje que fossem tomadas mais acções conjuntas para combater a migração irregular, através do reforço do controlo das fronteiras externas e de uma verdadeira parceria com países terceiros. A Comissão também apelou a que fossem feitos progressos na política comum de vistos e pretende que a UE reavalie a migração legal e a integração. Por último, a Comissão deseja que a UE avance no sentido de uma política comum de asilo.

Ler o comunicado de imprensa

Perguntas frequentes: Abordar a crise migratória

Ler a Comunicação sobre a Migração pdf - 273 KB [273 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Ler a resposta do Presidente Durão Barroso à carta conjunta de Berlusconi e Sarkozy

Reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão

03/05/2011

President Barroso and Takeaki Matsumoto © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se ontem com Sua Excelência Takeaki Matsumoto, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. No rescaldo do trágico sismo, o Presidente reiterou a solidariedade e o apoio da UE ao Japão. Perante o incidente de Fukushima, sublinhou a importância do reforço das normas internacionais de segurança nuclear. Relativamente à próxima cimeira UE-Japão, o Presidente Durão Barroso reiterou a intenção de aprofundar as relações no âmbito de uma abordagem comum e abrangente e de trabalhar no sentido de um Acordo-Quadro político e de um Acordo de Comércio Livre.

Ver o vídeo

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

03/05/2011

Commons

"A liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais das nossas democracias e da União Europeia", disse o Presidente Durão Barroso pela ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Recordando o papel crucial da comunicação social para garantir que os cidadãos possuem acesso a ideias e a informações, declarou que "esta liberdade deve ser preservada e reforçada onde quer que esteja ameaçada". Concluiu dizendo que as "ameaças que recaem sobre os jornalistas são inaceitáveis. Aqueles que estão prisioneiros e reféns devem ser imediatamente libertados."

Ler a declaração

Mensagem de solidariedade a Barack Obama

02/05/2011

US flag

"As notícias e as imagens da devastação e a terrível destruição causada pelas tempestades e tornados, que resultou na morte de centenas de pessoas e em milhares de feridos, no sul dos Estados Unidos da América, causaram-me tristeza e pesar", disse o Presidente Durão Barroso na sua mensagem ao presidente norte-americano, depois das violentas tempestades. O Presidente Durão Barroso expressou as suas condolências às famílias das vítimas e ao povo norte-americano, e garantiu o apoio da UE ao governo dos EUA, se necessário.

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Declaração dos líderes da UE sobre a morte de Osama Bin Laden

02/05/2011

© Associated Press / Reporters

"Osama Bin Laden era um criminoso responsável por ataques terroristas horrendos que custaram a vida a milhares de pessoas inocentes. A sua morte torna o mundo num lugar mais seguro", disse hoje o Presidente Durão Barroso. Sublinhou que a UE permanece ao lado dos EUA e dos seus amigos no mundo muçulmano no combate ao terrorismo e no esforço para "construir um mundo de paz, segurança e prosperidade para todos".

Ler a declaração

Ver a declaração do Presidente Durão Barroso em inglês e português