Percurso de navegação

Notícias

Declaração sobre o acto terrorista em Marraquexe

29/04/2011

Moroccan flag

Numa declaração conjunta, o Presidente Durão Barroso e a Alta Representante e Vice-presidente, Catherine Ashton, condenaram veementemente o acto terrorista em Marraquexe, classificando-o como odioso, e afirmando que os seus autores mostraram "uma negação total da dignidade e da vida humana". Tendo apresentado as suas condolências às famílias, o Presidente Durão Barroso e a Alta Representante Catherine Ashton reafirmaram também o apoio europeu ao povo marroquino neste período difícil.

Ler a declaração conjunta do Presidente Durão Barroso e da Alta Representante/Vice-presidente Catherine Ashton

Visita ao CERN

20/04/2011

Juhanson (Commons)

O Presidente Durão Barroso visitou hoje o CERN, Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear, nas imediações de Genebra. Afirmou que o "CERN é um verdadeiro centro europeu de excelência: um local onde o nosso talento colectivo está unido e produz investigação de ponta, com uma origem europeia mas com uma perspectiva global". A função do CERN na política de investigação e de inovação da Europa e as formas de fortalecer a cooperação com a Comissão estiveram no centro dos debates durante a visita.

Visita oficial à Ucrânia

A segurança nuclear é um problema global que exige uma resposta global.

18/04/2011

President Barroso © EU

"Temos de trabalhar em conjunto para enfrentarmos todos os desafios relacionados com a utilização da energia e das tecnologias nucleares", disse o Presidente Durão Barroso na Cimeira sobre Segurança Nuclear, em Kiev. Acrescentou que "os riscos nucleares não param nas nossas fronteiras. A nossa responsabilidade e solidariedade não devem também parar nas nossas fronteiras." Na Conferência de Doadores de Chernobyl, realizada hoje, o Presidente Durão Barroso confirmou uma contribuição adicional da Comissão de 110 milhões de euros para transformar Chernobyl num local protegido e ambientalmente seguro.

 

"Aproximar a Ucrânia e a UE é um objectivo estratégico comum"

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o presidente da Ucrânia, Yanukovich, e com o primeiro-ministro, Azarov, para debater o futuro das relações UE-Ucrânia, em particular no âmbito do novo Acordo de Associação, incluindo uma área de comércio livre abrangente e aprofundada. "Agora é altura de lidar com as últimas questões para que possamos finalizar as negociações este ano e abrir um novo capítulo nas nossas relações", disse. Os vínculos mais próximos são também "um apoio e um impulsionador para as reformas políticas e económicas da Ucrânia", acrescentou.

Discurso do Presidente depois da reunião com o Presidente da Ucrânia, Yanukovich

Discurso na Universidade de Kyiv: "A caminho de abrir um novo capítulo nas relações UE-Ucrânia"

Remarks by President Barroso at the press point after the Chernobyl Pledging Conference

Press release

Background information

Discurso na Cimeira de Kiev sobre a utilização segura e inovadora da energia nuclear

Video on the visit

Video: "Chernobyl, 25 Years On: Safety for the Future" conference

Visita à Dinamarca

15/04/2011

UE

"Felicitei o primeiro-ministro pela decisão da Dinamarca em aderir ao Pacto para o Euro Mais", disse o Presidente Durão Barroso depois de conversações com o primeiro-ministro Rasmussen e antes de ambos terem estado presentes na reunião da Associação da Universidade Europeia. Teve também oportunidade para elogiar a contribuição dinamarquesa para a reforma económica e sublinhou o papel pioneiro da Dinamarca no crescimento inteligente e sustentável, assim como na inovação. Agradeceu, igualmente, o apoio da Dinamarca ao aprofundamento do mercado único.

Ler a declaração

Ver o vídeo

Reunião parlamentar conjunta sobre os Balcãs Ocidentais

11/04/2011

EP

O processo de alargamento é "sobre um programa de transformação que tem impacto em toda a estrutura de um país", declarou o Presidente Durão Barroso no PE. Referindo a sua recente visita aos Balcãs, disse: "A região está claramente a progredir", e sublinhou o seu compromisso de que estes países têm de pertencer à UE. Salientando que o alargamento é uma das políticas com mais sucesso da UE, também lembrou que ser membro da UE "exige respeito mútuo e vontade de trabalhar em conjunto".

Ler o discurso

Ver o vídeo

Visita oficial aos Balcãs Ocidentais - Montenegro

Reunião com François Fillon, primeiro-ministro da França

14/04/2011

François Fillon © EU

Na sua reunião com François Fillon, o Presidente Durão Barroso ficou satisfeito por saber que a França e a Comissão partilham das mesmas opiniões sobre a governação económica e a política de imigração. A imigração "é um desafio europeu que exige uma resposta europeia", disse. "Aquilo que tem vindo a ser feito há um ano é um passo em frente muito importante", afirmou em relação à governação económica, lembrando a necessidade de colocar em prática as decisões tomadas no passado mês de Março.

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Ver o video

Acto para o Mercado Único

São propostas para os cidadãos e propostas para as empresas que trazem oportunidades

13/04/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso apresentou hoje o Acto para o Mercado Único. Inclui 12 acções prioritárias para desbloquear o potencial do mercado único para o crescimento europeu e para restaurar a confiança dos cidadãos e das empresas nos seus benefícios. O Presidente afirmou: "O mercado único não é somente mais uma área de política. É o que torna a Europa real para os nossos cidadãos e empresas. Permite-nos a todos ultrapassar as nossas fronteiras nacionais. A Comissão será a defensora implacável do mercado único."

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Comunicado de imprensa sobre o Acto para o Mercado Único

Acto para o Mercado Único – Perguntas Frequentes

Ler a Comunicação sobre o Acto para o Mercado Único

Comunicado de imprensa sobre a proposta da Comissão para uma protecção de patente unitária

Comissão propõe protecção de patente unitária em 25 Estados-Membros – Perguntas Frequentes

Ler as propostas para a cooperação reforçada no domínio da protecção de patente unitária

Visita oficial à Tunísia

A UE estará ao lado daqueles que avançam na direcção da democracia e das reformas

12/04/2011

© EU

Depois da reunião com o primeiro-ministro tunisino, Béji Caied Essebsi, o Presidente Durão Barroso prestou homenagem ao povo tunisino e acrescentou: "A Tunísia foi o primeiro país a iniciar este processo de transição e quero que seja o primeiro exemplo da nova geração da nossa Parceria" para a Democracia e a Prosperidade Partilhada. Os seus três eixos são o apoio à transição democrática, o envolvimento com a sociedade civil e a ajuda a um crescimento inclusivo.

"A minha mensagem para o povo tunisino é clara: a Europa está convosco!"

O Presidente Durão Barroso desloca-se à Tunísia no dia 12 de Abril para apresentar a assistência europeia à transição política e económica do país. Durante a sua visita, vai reunir-se, entre outros, com o presidente interino, M’Bazaa, e o primeiro-ministro, Essebsi. Na véspera da visita, o Presidente disse: "A Tunísia está à frente do movimento para a liberdade e a democracia no mundo árabe, e é nossa responsabilidade apoiar estas reformas históricas. A Europa está preparada para responder a este desafio histórico."

Ler a declaração do Presidente na véspera da visita

Ler a declaração do Presidente depois do seu encontro com o primeiro-ministro tunisino

Read the President's speech after the meeting with the Tunisian President

Ver o vídeo

Conférence de presse du Président Barroso à la fin de sa visite en Tunisie pdf - 26 KB [26 KB] français (fr)

Visita oficial aos Balcãs Ocidentais

Queremos que avance para a adesão. Mas para isso, todos os actores políticos têm de fazer a sua parte.

11/04/2011

President Barroso © EU

Queremos que avance para a adesão. Mas para isso, todos os actores políticos têm de fazer a sua parte.

Depois da reunião com o primeiro-ministro da antiga República jugoslava da Macedónia, Nikola Gruevski, o Presidente Durão Barroso disse que "o compromisso da UE em relação ao seu futuro europeu continua bastante sólido". Assim, o Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro Gruevski chegaram a acordo sobre duas acções concretas: "o estabelecimento de um Diálogo de Alto Nível sobre a Adesão, realizado duas vezes por ano, para acelerar a implementação das reformas necessárias, e uma Conferência sobre Política Económica que aborde os desafios estratégicos".

 

Após a reunião com primeiro-ministro do Montenegro, Igor Lukšić, o Presidente Durão Barroso disse estar "satisfeito com o compromisso e os esforços demonstrados", e ressaltou: "O importante agora é a implementação. É necessário liderança e envolvimento firmes para lidar com as prioridades, em particular aquelas relacionadas com o estado de direito." Terminou expressando confiança de que o "Montenegro poderá muito em breve assumir o lugar que lhe pertence na família europeia".

 

"A Bósnia e Herzegovina é parte da família europeia e tem um futuro europeu."

Depois da reunião com a presidência da Bósnia e Herzegovina, o Presidente Durão Barroso afirmou: "A Bósnia e Herzegovina deseja tornar-se membro da União Europeia. A Bósnia e Herzegovina é parte da família europeia e tem um futuro europeu. A UE está preparada para ajudar através da sua presença e políticas consolidadas, assim como de auxílios substanciais. Mas a Bósnia e Herzegovina tem de fazer a sua parte."

 

"É altura da Croácia dar o passo decisivo!"

O Presidente Durão Barroso reuniu-se na Croácia com a primeira-ministra, Jadranka Kosor. O Presidente afirmou que a "A Comissão Europeia está ansiosa por receber a Croácia como o 28o Estado-Membro da UE, assim que possível." Encorajou a Croácia a "superar as últimas reformas difíceis para que o processo de adesão possa ser concluído". "É altura da Croácia dar o passo decisivo!", acrescentou Durão Barroso.

 

"Os países da Europa do Sudeste devem estar na União Europeia."

Durante a sua visita, de 7 a 9 de Abril, o Presidente Durão Barroso vai reunir-se com os líderes da Croácia, da Bósnia e Herzegovina, do Montenegro e da antiga República jugoslava da Macedónia, assim como com representantes da sociedade civil. Disse: "Os países da Europa do Sudeste devem estar na União Europeia. Depende deles próprios determinar o ritmo do seu futuro europeu. Vou encorajar os líderes na região a acelerar as reformas e a ultrapassar os desafios e as condições com um vigor renovado. É altura de apresentar resultados."

Ler a declaração depois da reunião com a primeira-ministra da Croácia

The President's speech at the Croatian Parliament

The President's statement following his meeting with the Presidency of Bosnia and Herzegovina

Discurso do Presidente: "Parlamento para a Europa" pdf - 33 KB [33 KB] English (en)

Discurso do Presidente: "Parlamento para a Europa" (em bósnio) pdf - 47 KB [47 KB] English (en)

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da reunião com o primeiro-ministro do Montenegro

Statement following the meeting with Nikola Gruevski, Prime Minister of FYROM

Read the statement following the meeting with Igor Lukšic, Prime Minister of Montenegro

Declaração depois da reunião com Nikola Gruevski, primeiro-ministro da antiga República jugoslava da Macedónia

Ver o vídeo

Joint Parliamentary Meeting on Western Balkans

Mensagem de condolências ao Brasil

11/04/2011

Bandeira brasileira

Expressando o seu profundo pesar, o Presidente Durão Barroso manifestou as suas sentidas condolências à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a todos os familiares das vítimas, após a morte trágica de doze crianças num tiroteio numa escola do Rio de Janeiro.

Ler a mensagem em português

Official visit to Western Balkans – Montenegro

08/04/2011

Prime Minister of Montenegro Igor Lukšić and President Barroso © EU

After meeting the Prime Minister of Montenegro Igor Lukšić, President Barroso said that he is "pleased with the commitment and the efforts demonstrated", and stressed: "The key now is implementation. Strong leadership and ownership are needed to address the priorities, in particular those related to the rule of law." He finished by expressing confidence that "Montenegro will soon be able to take its rightful place within the European family."

Statement by President Barroso following his meeting with the Prime Minister of Montenegro

Portugal pede activação dos mecanismos de ajuda financeira

06/04/2011

© EU

A 6 de Abril, o primeiro-ministro português, José Sócrates, comunicou ao Presidente Durão Barroso a intenção de Portugal pedir a activação dos mecanismos de auxílio financeiro. O Presidente da Comissão Europeia garantiu que esse pedido será tratado da forma mais expedita possível, de acordo com as regras pertinentes. O Presidente Durão Barroso reiterou nesta ocasião a sua confiança na capacidade de Portugal superar as dificuldades actuais, com a solidariedade dos seus parceiros.

Ler a declaração

Resultados do Conselho Europeu apresentados ao Parlamento Europeu

05/04/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso mostrou-se satisfeito no Parlamento Europeu com os resultados do Conselho Europeu. Anunciou também uma proposta da Comissão sobre a tributação do sector financeiro e depois resumiu as conversas telefónicas com os primeiros-ministros tunisino e japonês. Sobre a questão nuclear, voltou a referir: "É necessário responder às preocupações públicas e garantir uma segurança nuclear máxima" através dos testes de resistência e de um quadro legislativo melhorado.

Ler o discurso

Ver o vídeo

Hora das Perguntas com o Presidente Durão Barroso

05/04/2011

President Barroso © EU

Os principais assuntos da Hora das Perguntas com o Presidente Durão Barroso, hoje no Parlamento Europeu, foram a acção da UE em consequência do incidente nuclear no Japão, a segurança nuclear e os testes de resistência às centrais nucleares, assim como a segurança dos alimentos e a importação de alimentos para animais do Japão. O Presidente insistiu que, presentemente, não existe perigo para a saúde na Europa. Sublinhou a intenção da Comissão em alinhar as normas da UE com as normas japonesas como medida de precaução temporária.

Ver o vídeo

Read the transcript in the original language

Watch the video in all European languages

Reunião com Bill Gates

A Comissão e a Fundação Gates partilham um objectivo: impulsionar o desenvolvimento e enfrentar os desafios globais

05/04/2011

Bill Gates

"A Comissão e a Fundação Gates partilham um objectivo fundamental: ajudar as nações em vias de desenvolvimento e enfrentar os desafios globais", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião com Bill Gates onde debateram a cooperação em dois sectores cruciais – a agricultura e a segurança alimentar, e a saúde mundial. O Presidente anunciou a futura participação da Comissão no projecto "Living proof": "É extremamente importante para os nossos cidadãos compreenderem que a sua generosidade tem um impacto."

A Comissão apresentou os números provisórios de 2010 sobre a ajuda oficial ao desenvolvimento despendida pela UE e pelos 27 Estados-Membros. A ajuda aumentou cerca de 4,5 mil milhões de euros desde 2009, atingindo um total de 53,8 mil milhões de euros, o que confirma a posição da UE como o maior e mais generoso doador de ajuda oficial ao desenvolvimento, fornecendo mais de metade da ajuda oficial mundial.

Ler o discurso

Ver o vídeo

Ler o comunicado de imprensa sobre os números da ajuda oficial ao desenvolvimento

Consultar os dados preliminares sobre a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento em 2010