Percurso de navegação

Notícias

Reunião com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau

30/03/2011

M. Carlos Gomes Junior and President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, para consultas políticas. O tema do debate foi a situação actual na Guiné-Bissau, assim como a implementação das reformas necessárias para estabilizar o país. O Presidente Durão Barroso encorajou fortemente estas reformas, que são indispensáveis para a retoma gradual da cooperação com a União Europeia.

Watch the video

Discurso na Conferência Anual da Fundação Sérgio Vieira de Mello

29/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso prestou homenagem a Sérgio Vieira de Mello num discurso sobre o caminho da democracia. "A aspiração à democracia é universal porque emana da essência do ser humano", disse, tendo citado como exemplos a Europa Central e de Leste, a América Latina, Timor-Leste e o Norte de África. A Europa não pode "ficar a meio caminho entre a ditadura e a democracia, escolhemos claramente a defesa da democracia", acrescentou.

Ler o discurso

Ver o vídeo

More about President Barroso's visit to Geneva

Conselho Europeu, 24 a 25 de Março de 2011

Reforçámos a nossa união monetária com uma união económica

25/03/2011

 © EU

Depois da conclusão do Conselho Europeu da Primavera, o Presidente Durão Barroso explicou que "reforçámos a nossa união monetária com uma união económica". Mostrou-se também satisfeito por constatar um forte apoio ao aprofundamento do mercado único. Acrescentou que os líderes também apoiaram o apelo da Comissão para uma avaliação abrangente da segurança e dos riscos em todas as centrais de energia nuclear na Europa e nos países vizinhos. "Isto deve ser feito com base em critérios claros, comuns e transparentes", sublinhou.

 

"A união económica e monetária vai finalmente caminhar pelos seus próprios meios em vez de avançar lentamente"

No final do primeiro dia do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso disse: "Estamos agora a implementar aquilo que era um objectivo muito importante para todos quantos queriam uma União mais forte para concluir a união monetária com uma união económica." Sobre a Líbia, o Presidente sublinhou que a UE forneceu dois terços da ajuda humanitária global. Também ressaltou que "estamos a trabalhar afincadamente na implementação da nova parceria para a democracia e prosperidade partilhada" com a região.

 

"O que a Europa vai implementar neste Conselho Europeu, de 24 a 25 de Março, mudará as regras do jogo"

"O que a Europa vai implementar neste Conselho Europeu, de 24 a 25 de Março, mudará as regras do jogo em termos de governação económica", sublinhou o Presidente Durão Barroso em antecipação ao próximo Conselho Europeu da Primavera. Explicou que a Comissão Europeia tem trabalhado intensamente no sentido de desenvolver uma resposta abrangente à crise, e ressaltou que "vamos, juntamente com o Parlamento Europeu, ter um papel fundamental na sua implementação".

Discurso do Presidente

Ler o discurso proferido depois do primeiro dia

Ler o discurso de 25 de Março de 2011

The European Union's response to the earthquake and nuclear plant situation in Japan [Update: 25 March]

EUROPEAN COUNCIL 24/25 MARCH 2011 - CONCLUSIONS

Fórum de Bruxelas – German Marshall Fund

25/03/2011

UE

No seu discurso no Fórum de Bruxelas, o Presidente Durão Barroso expressou a sua satisfação depois do Conselho Europeu: "Possuímos agora prioridades claras de política económica integradas num sistema que garante uma coordenação sólida." Uma governação económica forte também significa um aprofundamento do mercado único. O Presidente afirmou que a Comissão vai apresentar a sua visão para um novo mercado único em Abril: "O mercado único não é um assunto do passado, mas antes a rampa de lançamento da Europa do futuro."

Ler o discurso

Cimeira Social Tripartida

28/10/2010

UE

Depois da Cimeira Social Tripartida, o Presidente Durão Barroso declarou: "Debatemos a forma como a nossa economia pode ser adaptada para que se torne mais forte no actual ambiente global competitivo e, ao mesmo tempo, fortaleça o nosso modelo social que é, na verdade, a base da nossa economia social de mercado." Reconheceu que as perspectivas para a economia europeia são melhores hoje do que há um ano, mas a recuperação é ainda frágil. Afirmou também que é importante encontrar uma abordagem comum para enfrentar os desafios na nossa União.

Ler a declaração

Ver o vídeo

Reunião com o chanceler austríaco Werner Faymann

23/03/2011

Werner Faymann and President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o chanceler austríaco, Werner Faymann, na véspera do Conselho Europeu da Primavera. Focaram-se nas principais questões da agenda do Conselho Europeu, nomeadamente na resposta abrangente à crise económica, a ser acordada pelos líderes, assim como na acção da UE de apoio ao Japão e à região sul do Mediterrâneo.

Ver o vídeo

Mensagem de felicitações a Mahamadou Issoufou

21/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de felicitações ao novo presidente do Níger, Mahamadou Issoufou. Sublinhando a clara escolha dos eleitores nigerinos, o Presidente Durão Barroso apelou, igualmente, ao presidente Issoufou para reforçar o diálogo entre o Níger e a União Europeia "para concretizar os objectivos comuns, ou seja, a luta contra a pobreza, o desenvolvimento, a paz e a estabilidade no Níger".

Ousar pensar e actuar para um futuro europeu mais brilhante

18/03/2011

Presidente Durão Barroso na Universidade de Ghent © EU

O Presidente Durão Barroso recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Ghent. No discurso proferido durante a cerimónia, afirmou ser preciso ousar pensar e actuar para um futuro europeu mais brilhante, e partilhou a sua opinião sobre o papel do conhecimento num crescimento sustentável e inclusivo. "Podemos recear os desafios que temos pela frente. Mas temos de os ultrapassar", disse. "Precisamos de memória, de conhecimento e de reflexão para crescer e consolidar o nosso futuro", acrescentou.

Ler o discurso

Ver o video

150o aniversário da unidade italiana, 17 de Março de 2011

17/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso transmitiu hoje a sua mensagem de felicitações à Itália pela ocasião do 150o aniversário da unidade italiana. Na sua mensagem disse, "O 150o aniversário não só representa um evento crucial na história italiana, como um êxito para todo o continente europeu." Também afirmou que "uma Europa forte e unida necessita mais do que nunca de uma Itália forte e unida. Da mesma forma, a Itália também necessita da Europa mais do que nunca, tal como demonstram os recentes desenvolvimentos mundiais".

Ler a mensagem

Ver o vídeo

Europa lidera a inovação social

17/03/2011

UE

No seu discurso na conferência de abertura sobre a iniciativa Europa Inovação Social, o Presidente Durão Barroso ressaltou que "trata-se de aproveitar a criatividade das instituições de caridade, das associações e dos empreendedores sociais para encontrar novas formas de lidar com as necessidades sociais urgentes, que não são satisfeitas de forma adequada pelo mercado ou pelo sector público". É por isso que "a iniciativa Inovação Social não deve ser algo somente para think tanks respeitáveis, mas antes ter consequências concretas na elaboração de políticas e nos resultados das mesmas".

Ler o discurso

Ver o vídeo

Conferência dos Presidentes, Parlamento Europeu

16/03/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso apresentou o resultado do Conselho Europeu extraordinário, realizado durante a reunião dos chefes de Estado e de governo dos Estados-Membros da zona euro. No seu discurso, explicou o "Pacto para o Euro" e expressou a sua convicção de que o abrangente pacote para a economia europeia será adoptado no próximo Conselho Europeu, de 24 a 25 de Março. "O que a Europa vai implementar mudará realmente as regras do jogo", disse o Presidente Durão Barroso.

Discurso do Presidente

Ver a Conferência dos Presidentes

Europa 2020: um ano passado, nove pela frente.

O nosso objectivo é simples: bons empregos, padrões de vida mais elevados e melhor qualidade de vida para todos os europeus.

15/03/2011

 © EU

No seu discurso na conferência do Conselho de Lisboa, o Presidente Durão Barroso lembrou que a Europa 2020 é sobre "criar uma Europa que se posiciona em relação ao que de melhor existe no mundo". "Estamos no caminho certo", disse, mas precisamos de "passar à próxima etapa para que as coisas aconteçam no terreno". Sublinhou que o Pacto para o Euro faz uma referência clara à Europa 2020 e transporta para o nível político mais elevado um conjunto de medidas concretas da estratégia para garantir a sua implementação imediata.

A declaração do Presidente

Ver o vídeo

Reunião com o primeiro-ministro arménio Tigran Sargsyan

15/03/2011

© EU

"Estamos particularmente satisfeitos com o excelente progresso das negociações sobre o futuro Acordo de Associação", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião com o primeiro-ministro arménio, Tigran Sargsyan. Paralelamente às importantes questões políticas, regionais e económicas, os dois líderes também debateram o progresso das reformas democráticas na Arménia, o pluralismo na comunicação social e a melhoria do procedimento eleitoral arménio.

Declaração do Presidente

Vídeo da reunião

Declaração do Presidente Durão Barroso sobre o Japão

Tenho o prazer de anunciar que a União Europeia apresentou uma proposta consolidada às autoridades japonesas

15/03/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso informou que "a Comissão Europeia acabou de receber do Japão um pedido pormenorizado de assistência europeia para lidar com as consequências do devastador sismo da passada sexta-feira". Neste sentido, disse que a União Europeia apresentou uma proposta consolidada às autoridades japonesas e sublinhou que "continuamos ao lado do povo japonês e das autoridades japonesas neste momento muito difícil".

Solidarity with Japan: the assistance of the European Union following the triple disaster [update: 29 April]

The European Union's response to the earthquake and nuclear plant situation in Japan [Update: 25 March]

Ler a declaração

Read the European Union's response to the earthquake and nuclear plant situation in Japan [Update: 16 March]

Questions and Answers: Safety of food products imported from Japan

A governação económica europeia em acção

15/03/2011

President Barroso © EU

Perante o Comité Económico e Social Europeu, o Presidente Durão Barroso falou sobre a governação económica e sobre o papel fundamental do diálogo social. Sublinhou a importância do saneamento das finanças públicas para uma retoma económica robusta: "é um acto de responsabilidade e de solidariedade para com as gerações futuras, que não devem acarretar com o peso das nossas dívidas nem pagar o preço da ausência de reformas muitas vezes adiadas", disse.

Ler o discurso do Presidente

Visita oficial a Roma, Itália

14/03/2011

© EU

Durante a visita oficial a Itália, o Presidente Durão Barroso teve várias reuniões políticas de alto nível. Reuniu-se com o presidente italiano, George Napolitano, e com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. Após a reunião com o último, ressaltou que a "Europa está pronta para mostrar solidariedade e partilhar os encargos com aqueles que estão particularmente expostos". O Presidente Durão Barroso também se reuniu com o governador do Banca d'Italia, Mario Draghi, e recebeu o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade Luiss Guido Carli, em Roma.

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da sua reunião com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi

Ver o vídeo

President Barroso's speech: "Delivering on our highest law: the good of European citizens", LUISS University Rome

Conselho Europeu sobre a região sul do Mediterrâneo e a reunião dos líderes da zona euro

O acordo alcançado hoje é crucial para a zona euro, mas é importante para toda a Europa

11/03/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso felicitou o acordo político alcançado na zona euro sobre o "Pacto para o Euro". Sublinhou que o Pacto está em sintonia com Tratado e que se enquadra no semestre europeu. O Presidente Durão Barroso enfatizou que o Pacto está aberto a membros não pertencentes à zona euro, uma vez que a UE é um clube aberto. O FEEF e o MEE serão mais flexíveis, com condições rígidas e transparentes agregadas. O Presidente Durão Barroso considera que agora está estabelecido um plano credível e concreto para reforçar a governação económica na UE.

O Presidente Durão Barroso e o Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, também congratularam e apoiaram a ambiciosa resposta política anunciada hoje pelo governo português para solucionar os principais problemas económicos. Os Presidentes das duas instituições sublinharam que o impulso actual deve ser mantido e que as autoridades portuguesas devem garantir a implementação plena de todas as medidas. Confirmaram que o cumprimento da política será rigorosamente monitorizado pela Comissão Europeia em estreita cooperação com o Banco Central Europeu.

Ler a declaração completa proferida depois da reunião dos líderes da zona euro

Ler a declaração conjunta da Comissão Europeia e do BCE sobre Portugal

Ver o vídeo da conferência de imprensa dada depois da reunião dos líderes da zona euro

Ler a declaração da reunião extraordinária do Conselho Europeu sobre a região sul do Mediterrâneo

Ler as conclusões dos chefes de Estado ou de governo da zona euro

Conselho Europeu sobre a região sul do Mediterrâneo e a reunião dos líderes da zona euro

A Europa está do lado daqueles que lutam por mais liberdade e um futuro melhor

11/03/2011

President Barroso © EU

Depois da reunião do Conselho Europeu sobre a região sul do Mediterrâneo, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a UE vai intensificar a pressão sobre o regime da Líbia no sentido de se demitir. Referiu, mais uma vez, que a UE está preparada para apoiar a transformação democrática e o desenvolvimento das instituições, mas com uma condicionalidade mais forte. Este é o objectivo da Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada com a região sul do Mediterrâneo, que foi apresentada pela Comissão e aceite pelo Conselho Europeu.

"Estou confiante de que iremos fornecer um apoio substancial e esperança à região sul do Mediterrâneo"

Numa carta aos membros do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso descreveu a sua visão estratégica para o apoio da Europa às reformas e à transição económica na região sul do Mediterrâneo, baseada na proposta da Comissão para uma Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada com os países da região. O Presidente está confiante de que a UE estará à altura do desafio e que fornecerá apoio substancial e esperança à região.

Ler a carta pdf - 68 KB [68 KB] English (en)

Ler a comunicação: Uma Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada com a Região Sul do Mediterrâneo pdf - 76 KB [76 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Ler a declaração completa proferida depois do Conselho Europeu

Ver o vídeo da conferência de imprensa dada depois do Conselho Europeu

Reunião com Jacques Diouf, director-geral da FAO

10/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o director-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, Jacques Diouf. Debateram a segurança alimentar e a volatilidade dos mercados alimentares mundiais. O Presidente Durão Barroso apresentou as iniciativas da Comissão nestas áreas e reconfirmou que a FAO é uma organização parceira essencial.

Ver o vídeo

Conferência do Eurostat "Estatísticas para a elaboração de políticas: Europa 2020"

10/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso proferiu o discurso de abertura na conferência do Eurostat "Estatísticas para a elaboração de políticas: Europa 2020". Sublinhou que "a implementação da resposta global à crise vai exigir dados e análises estatísticas consistentes e de alta qualidade, que possam servir de base às decisões". O Presidente Durão Barroso também reconheceu que "a concepção e a monitorização dos indicadores estatísticos para fins relacionados com as políticas, requer uma colaboração estreita entre os decisores políticos e os profissionais da estatística aos níveis nacional e europeu".

Ler o discurso completo

Watch the video

Carta aos chefes de Estado e de governo

10/03/2011

UE

Numa carta aos membros do Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso descreveu hoje a sua visão estratégica para o apoio da Europa às reformas e à transição económica no Mediterrâneo Meridional, baseada na proposta da Comissão para uma Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada com os países da região. O Presidente está confiante de que a UE estará à altura do desafio e que fornecerá apoio substancial e esperança à região.

Ler a carta pdf - 68 KB [68 KB] English (en)

Reunião com Enda Kenny, novo primeiro-ministro da Irlanda

10/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso recebeu Enda Kenny no Berlaymont como o 12o primeiro-ministro da Irlanda, recentemente eleito, e felicitou-o pela sua eleição. Os dois líderes debateram as reuniões dos chefes de Estado e de Governo, realizadas a 11 de Março, e concordaram em trabalhar juntos para que a Irlanda consiga recuperar.

Ver o vídeo

Felicitações a Enda Kenny, novo primeiro-ministro da Irlanda

09/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso felicitou o recentemente eleito primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, desejando-lhe "todo o sucesso num dos momentos mais difíceis da história recente irlandesa". O Presidente Durão Barroso acrescentou que Enda Kenny pode contar com a Comissão Europeia para ajudar o seu governo a "tirar a Irlanda da actual crise e retomar o caminho da recuperação económica e do crescimento sustentável".

Ler a mensagem

Parceria para a Democracia e Prosperidade Partilhada com o Mediterrâneo Meridional

É nossa responsabilidade estimular e apoiar a transformação no Mediterrâneo Meridional

08/03/2011

© EU

A Comissão Europeia adoptou hoje uma estratégia que explica o que a Europa pode fazer para apoiar as importantes mudanças no Mediterrâneo Meridional. O Presidente Durão Barroso sublinhou que "a União Europeia está determinada a dar um salto qualitativo nas relações com os seus vizinhos, que desejam e são capazes de iniciar o caminho das reformas políticas e económicas". A estratégia baseia-se em 3 pilares: transformação democrática, envolvimento com a sociedade civil e solidariedade para o desenvolvimento.

Ler a comunicação pdf - 76 KB [76 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Ler o discurso do Presidente

Ler o comunicado de imprensa

Ver o vídeo

100o aniversário do Dia Internacional da Mulher

08/03/2011

http://www.internationalwomensday.com

No discurso proferido na comemoração do 100o Aniversário do Dia Internacional da Mulher, o Presidente Durão Barroso lembrou que "o princípio da igualdade de género está firmemente enraizado na UE", mas são necessários esforços adicionais para o tornar numa realidade. Sublinhou que a Comissão continua na linha da frente daqueles que defendem a igualdade de género na UE e nas relações com países terceiros. O Presidente Durão Barroso reiterou que a igualdade de género é actualmente integrada em todas as propostas e acções de política da Comissão.

Ler o discurso no plenário 

Ler o discurso na Conferência de Imprensa

Ler o discurso da Comissária Reding

Ver o vídeo

Debate sobre a preparação da Cimeira da Zona Euro a 11 de Março de 2011

08/03/2011

EU

O Presidente Durão Barroso propôs hoje um "Pacto de Competitividade e Convergência" com o objectivo de reduzir as desigualdades e melhorar a competitividade na zona euro e na UE. Ressaltou que este pacto deve ser executado de acordo com as condições definidas no Tratado e no âmbito do actual sistema de governação económica. O Presidente Durão Barroso insistiu que é importante "garantir que este pacto resulte num verdadeiro valor acrescentado e não nos afaste dos objectivos essenciais de crescimento e emprego".

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Reunião com o presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy

04/03/2011

EU

O Presidente Durão Barroso e o presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, reuniram-se hoje em Paris. Os dois líderes tiveram um debate aberto e concordaram sobre as prioridades para a futura governação económica na zona euro e na União Europeia como um todo. O Presidente Durão Barroso e o presidente Sarkozy também expressaram o seu apoio à transição democrática a sul do Mediterrâneo.

Ver o vídeo

Visita à Finlândia

04/03/2011

UE

O Presidente Durão Barroso está de visita à Finlândia de 4 a 5 de Março. Participará no jantar da Cimeira Especial dos Chefes de Estado e de Governo do Partido Popular Europeu e terá uma reunião com o primeiro-ministro finlandês, Mari Kiviniemi. No dia 5 de Março, o Presidente Durão Barroso visita Turku, Capital Europeia da Cultura em 2011.

Ver o vídeo

Reunião com o primeiro-ministro do Montenegro

03/03/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro Lukšić debateram hoje as medidas em curso no Montenegro para a sua adesão à UE. O Presidente Durão Barroso felicitou o primeiro-ministro pelo seu compromisso e esforços na implementação das recomendações da Comissão. O Montenegro está no caminho certo, mas os próximos passos na direcção da UE dependem daquilo que conseguir concretizar. O Presidente Durão Barroso garantiu ao primeiro-ministro Lukšić que a Comissão continuará a apoiar o Montenegro em todas as fases do processo de alargamento.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Reunião com o presidente do governo autónomo da Catalunha

03/03/2011

EU

O Presidente Durão Barroso recebeu na Comissão Europeia o presidente do governo autónomo da Catalunha, Artur Mas. Durante a reunião, o Presidente Durão Barroso e o presidente Artur Mas debateram a actual situação económica em Espanha e, em particular, na Catalunha. Os recentes desenvolvimentos da situação a sul do Mediterrâneo foram também abordados.

Ver o vídeo

Declaração sobre a situação no Norte de África

Os árabes estão 'prontos' para a democracia, e a Europa está do seu lado

02/03/2011

© EU

Na declaração proferida hoje, o Presidente Durão Barroso afirmou que os eventos na região vizinha a sul da Europa representam um "encontro com a história". Disse também que a "Europa estará à altura deste desafio e apoiará o presente processo de transformação" na região. A Comissão possui um conjunto essencial de instrumentos políticos e económicos que já estão a ser mobilizados e que serão reforçados. O Presidente Durão Barroso transmitiu uma mensagem clara aos jovens árabes envolvidos na luta pela liberdade e a democracia: "Estamos do vosso lado."

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Reunião com a presidente do Quirguizistão, Roza Otunbaeva

01/03/2011

Roza Otunbaeva © EU

O Presidente Durão Barroso e a presidente Roza Otunbaeva debateram hoje o programa de reformas para a estabilização e a democratização do Quirguizistão. O Presidente Durão Barroso elogiou a coragem e o compromisso de Roza Otunbaeva num contexto político difícil. Sublinhou a importância da reconciliação interétnica e da integração para a estabilidade e o desenvolvimento do Quirguizistão. O Presidente Durão Barroso confirmou que a UE "continua empenhada em ajudar o Quirguizistão a progredir".

Ler a declaração completa

Ver o vídeo

Conferência sobre a coesão social e as responsabilidades partilhadas

01/03/2011

Thorbjørn Jagland, Secretary General of the Council of Europe and José Manuel Barroso © EU

No seu discurso na conferência sobre a coesão social e as responsabilidades partilhadas, o Presidente Durão Barroso sublinhou que "para ser sustentável, o crescimento tem de beneficiar todos". Acrescentou que "para a União Europeia é crucial estimular a prosperidade económica e a coesão social, aspectos fundamentais para o combate à pobreza e à exclusão social". Só o crescimento sustentável e inclusivo, tal como promovido na estratégia Europa 2020, "encorajará uma economia com uma elevada taxa de emprego que fomenta a coesão social e territorial".

Ler o discurso completo

Ver os principais momentos do vídeo

Reunião com Hristo Stoichkov

01/03/2011

EC

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com Hristo Stoichkov, antiga estrela do futebol búlgaro e embaixador da boa vontade para a campanha humanitária "Futebol contra a fome", apoiada pela Comissão Europeia. O Presidente Durão Barroso, Hristo Stoichkov e a Comissária Georgieva assinaram bolas de futebol e t-shirts que Stoichkov vai oferecer às crianças do Burquina Faso durante a sua missão humanitária.

Ver o vídeo

Mensagem do Presidente Durão Barroso e do Presidente Van Rompuy sobre o sismo no Japão

25/01/2011

Japanese flag (Commons)

No seguimento do devastador sismo que abalou o Japão, o Presidente da Comissão, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, expressaram, em nome da UE, a sua solidariedade e condolências com o povo e o governo do país. Também confirmaram que a UE está pronta para ajudar o Japão, caso seja necessário.

Press release