Percurso de navegação

Notícias

Comissão Europeia reúne-se com o governo russo

Ficaram evidentes os vários interesses partilhados pela UE e a Rússia. Vamos continuar a trabalhar na nossa Parceria para a Modernização

24/02/2011

© EU

O Presidente Durão Barroso e o Colégio da Comissão receberam o governo russo, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin. Foram feitos progressos sobre várias questões essenciais, como as negociações sobre um Novo Acordo, a adesão da Rússia à OMC e as questões energéticas. Foi também acordada uma declaração conjunta sobre o Médio Oriente e o Norte de África, onde a UE e a Rússia apoiam o povo dos países árabes "nas suas aspirações a uma vida mais justa e próspera".

Declaração do Presidente

Watch the video from the visit

Watch the press conference

Mensagem sobre a situação na Líbia

É inaceitável ver o exército a usar a força contra civis. Vamos apoiar as aspirações do povo líbio

23/02/2011

President Barroso (c) EU

O Presidente Durão Barroso fez a seguinte afirmação sobre a Líbia: "É inaceitável ver o exército a usar a força contra civis, como tem acontecido nos últimos dias. Isto não pode ser tolerado e sou da opinião que temos de exigir, muito claramente, às autoridades líbias que parem a violência, dizer-lhes que a repressão não é solução e que vamos apoiar as aspirações do povo líbio."

Declaração do Presidente

Ver o vídeo

Reunião com a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos

23/02/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay, para debater o fortalecimento da cooperação global UE-ONU na área dos direitos humanos. A situação no Norte de África foi também abordada. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Algumas pessoas expressaram no passado preconceitos morais sobre a cultura árabe, perguntando se ‘os árabes dão realmente importância à democracia’. Penso que os jovens destes países estão a mostrar que não querem ditaduras."

A declaração do Presidente

Mensagem de condolências à Nova Zelândia

22/02/2011

Flag of New Zealand

O Presidente Durão Barroso expressou as suas sentidas condolências a Sua Excelência John Phillip Key, primeiro-ministro da Nova Zelândia, depois do trágico desastre natural que assolou este país. O Presidente referiu que os seus pensamentos estão com as famílias das vítimas afectadas pela tragédia. Afirmou também que a União Europeia está preparada para fornecer assistência, caso seja necessária, e para trabalhar com o governo da Nova Zelândia na ajuda de emergência às comunidades atingidas.

Mensagem de felicitações a Yoweri K. Museveni

22/02/2011

Commons

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem a Yoweri K. Museveni felicitando-o pela sua reeleição como presidente do Uganda. O Presidente Durão Barroso sublinhou que "a União Europeia continua totalmente empenhada em apoiar os esforços do Uganda para erradicar a pobreza e estimular o desenvolvimento sustentável".

Mensagem de condolências à Estónia

21/02/2011

Candle

O Presidente Durão Barroso expressou as suas sinceras condolências ao presidente da República da Estónia, Toomas Hendrik Ilves, depois de ter tomado conhecimento da morte de dez crianças e jovens num incêndio num orfanato, na zona ocidental da Estónia, no domingo, 20 de Fevereiro. O Presidente Durão Barroso salientou que o profundo pesar e solidariedade da Comissão Europeia estão com as famílias das vítimas.

Palestra Alcuin, Universidade de Cambridge

Non progredi est regredi. Entrar na corrida ou ficar para trás!

18/02/2011

Cambridge crest

O Presidente Durão Barroso fez o discurso anual Alcuin na Universidade de Cambridge onde falou da relação entre a nação britânica e as instituições europeias. O Presidente ressaltou a tradição de abertura e de redes de comunicação da Europa onde as políticas devem ser enquadradas para retomar o crescimento. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Uma das histórias de sucesso desconhecidas da crise foi a forma como conseguimos defender o mercado único e mantê-lo aberto às transacções."

President's speech

Discurso do Presidente sobre a adopção das modificações ao Tratado

Esta modificação não vai prejudicar os mecanismos de solidariedade

15/02/2011

EU flag © EU

Depois do parecer favorável da Comissão Europeia sobre a decisão tomada pelo Conselho Europeu de modificar o Tratado para permitir a criação de um mecanismo europeu de estabilidade, o Presidente Durão Barroso declarou perante o Parlamento Europeu que esta decisão é "indispensável para confirmar a nossa determinação em defender a nossa moeda comum e garantir o mérito da estabilidade financeira". Ressaltou também que "as políticas actuais não são suficientes".

Ler o discurso

Ler o parecer da Comissão pdf - 18 KB [18 KB] English (en) français (fr)

European Commission agrees to limited treaty change

Javier Solana recebe o prémio europeu Carlos V

11/02/2011

Javier Solana receives Charles V European Award

O Presidente Durão Barroso atribuiu a Javier Solana, ex-Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum da UE, o prémio Carlos V. No seu discurso, agradeceu a Javier Solana a sua contribuição para o projecto europeu e sublinhou o valioso legado que trouxe ao cargo de alto representante. Javier Solana teve um papel muito importante no desenvolvimento da acção global da União Europeia e na definição dos seus objectivos estratégicos.

Discurso do Presidente pdf - 36 KB [36 KB] español (es)

Reunião com o primeiro-ministro espanhol Zapatero

11/02/2011

José Manuel Barroso and Zapatero

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o primeiro-ministro de Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero. No contexto do acompanhamento ao recente Conselho Europeu, ambos os líderes debateram, em particular, a situação económica e os desenvolvimentos no Egipto e na região.

Visita do primeiro-ministro da Moldávia, Vladimir Filat

10/02/2011

José Manuel Barroso and Vladimir Filat

Depois da reunião com o primeiro-ministro da República da Moldávia, Vladimir Filat, o Presidente Durão Barroso expressou a sua confiança no governo da Moldávia para desenvolver o progresso substancial alcançado no último ano nas relações UE-Moldávia. Ressaltou que os esforços das reformas produziram resultados tangíveis para os cidadãos do país. "No mesmo espírito de cooperação construtiva, esperamos que os líderes políticos da Moldávia demonstrem responsabilidade e se comprometam a terminar com o actual impasse sobre a eleição de um presidente", sublinhou o Presidente Durão Barroso.

Declaração do Presidente

Um ano após o Tratado de Lisboa: um teste de resistência bem sucedido

Estas três palavras-chave, eficácia, legitimidade e coerência são, aliás, evocadas no breve preâmbulo do Tratado de Lisboa

09/02/2011

Lisbon treaty © EU

O Presidente Durão Barroso fez um primeiro balanço da aplicação do Tratado de Lisboa. No contexto do debate sobre o reforço da governação económica, lembrou que o espírito do tratado é baseado na abordagem comunitária. Insistiu sobre as condições que as iniciativas dos Estados-Membros devem respeitar: cooperação justa, solidariedade e coesão. As mesmas não podem "afectar o exercício das competências da União em virtude do Tratado. É um ponto fundamental", disse.

Ler o discurso

Cimeira para a Prosperidade da Redução de Carbono

09/02/2011

Wind turbines

O Presidente Durão Barroso sublinhou que a única resposta adequada para garantir a preservação do planeta, a segurança dos abastecimentos e o crescimento económico, é usarmos os recursos de forma mais eficiente. Afirmou que o futuro pertence àqueles que compreendem que fazer mais com menos é mais inteligente e competitivo. "Se definirmos a estrutura correcta, investirmos nos nossos cientistas e na investigação, então as empresas vão liderar o caminho", ressaltou, tendo acrescentado: "Na verdade, estamos todos envolvidos numa corrida ao primeiro lugar."

Discurso do Presidente

Conferência "Acto para o Mercado Único: Tempo de Agir"

08/02/2011

José Manuel Barroso

No seu discurso durante a Conferência Acto para o Mercado Único, o Presidente Durão Barroso focou-se nos benefícios que o Acto para o Mercado Único tem para todos os europeus. "Vamos focar-nos nas áreas que possuem um maior potencial para proporcionar benefícios. Vamos iniciar um debate e trabalhar para o consenso", disse, tendo apelado à mobilização dos esforços para o 20o aniversário do nosso Mercado Único. "Vamos usá-lo para apresentar um conjunto de medidas principais para o Mercado Único específicas e equilibradas que possam ajudar a impulsionar o crescimento e a criação de emprego."

President's speech

Reunião com a presidente da Suíça, Micheline Calmy-Rey

08/02/2011

 José Manuel Barroso and Micheline Calmy-Rey

O Presidente Durão Barroso recebeu hoje Micheline Calmy-Rey, Presidente da Confederação Suíça. Os presidentes concordaram em dar um novo impulso à profícua parceria entre a União e a Suíça. A UE está pronta para um salto qualitativo, nomeadamente no estabelecimento de um quadro geral que forneça uma visão de conjunto aos nossos acordos e que proteja o princípio da homogeneidade no interesse dos nossos cidadãos e empresas. Os presidentes incumbiram um grupo de especialistas da análise desta pista estratégica.

Declaração do Presidente Durão Barroso

Comissão apela a medidas sobre os produtos de base e as matérias-primas

02/02/2011

Gruas a descarregar um navio porta-contentores no porto de Hamburgo © EC

A Comissão Europeia apresentou hoje uma série de medidas para garantir um fornecimento justo e sustentável de matérias-primas e para melhorar a regulamentação, o funcionamento e a transparência dos mercados financeiros e dos produtos de base. "Com o objectivo de garantir o fornecimento de matérias-primas à indústria europeia nos próximos anos, temos de articular esta política com as nossas reformas do quadro regulamentar para os mercados financeiros", disse o Presidente Durão Barroso.

Read more

Perguntas e Respostas relativas à Comunicação sobre os Mercados dos Produtos de Base e as Matérias-Primas

Ler a comunicação pdf - 222 KB [222 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Situação no Egipto

A Comissão Europeia apela a uma transição pacífica e à realização de eleições livres e justas no Egipto

02/02/2011

Flags

"Defendemos uma solução pacífica através do diálogo", disse o Presidente Durão Barroso sobre a situação no Egipto: "O diálogo é a única forma do Egipto alcançar mudanças que lidam, ao mesmo tempo, com o desafio da democracia e com desafio da estabilidade." Acrescentou que "o estado de direito, os direitos fundamentais e as eleições livres e justas são os meios mais eficazes para alcançar a estabilidade e a prosperidade. Estes são os princípios presentes no nosso diálogo com os nossos parceiros e vizinhos, esta é a nossa política europeia."

A Comissão Europeia expressou hoje o seu firme compromisso no apoio às aspirações legítimas do povo do Egipto. Apelou a uma transição pacífica e à realização de eleições livres e justas, em tempo hábil, decisivas e coerentes. A Comissão Europeia sublinhou que "está pronta para avançar com assistência ao Egipto e ao seu povo neste período de transição".

Read more

Press Club Brussels Europe

02/02/2011

José Manuel Barroso

President Barroso attended the opening ceremony of the first ever Press Club Brussels Europe, established in cooperation between International Press Association and the Brussels Capital Region. President Barroso welcomed the Press Club and underlined: "These days, political events again remind us just how vital media are to vigorous democracy. Freedom of expression and the freedom of the press are two non-negotiable freedoms that lie at the very heart of our democratic societies. They are essential core values of the EU."

Read the President's speech

Pre-European Council Debate, European Parliament

02/02/2011

President Barroso at the European Parliament © EC

President Barroso welcomed the deepening and acceleration of economic governance and policy co-ordination and re-explained that the European Semester precisely addresses budgetary policies as well as macroeconomic imbalances and competitiveness gaps. "But we are firmly convinced that the Treaty provides the right framework and instruments to achieve this," he said and called on Member States "to adopt measures which are fully compatible with the Community method and the framework of the Treaty".

President's statement at the pre-European Council debate in EP

Reunião com o presidente da assembleia nacional húngara

31/01/2011

László Kövér © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com László Kövér, presidente da assembleia nacional húngara. A reunião centrou-se à volta do papel do parlamento nacional durante a presidência húngara e depois dela, e no Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2011.