Percurso de navegação

Notícias

Mensagem de condolências à Alemanha no seguimento da colisão de comboios

31/01/2011

German flag

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de condolências à Alemanha depois da terrível colisão de comboios, no sábado à noite, 29 de Janeiro, a sudoeste de Magdeburg. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Em nome da Comissão Europeia, apresento as minhas sinceras condolências e profunda solidariedade às famílias e amigos das vítimas."

5o Fórum da Coesão

31/01/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso sublinhou que a política de coesão ajuda a mitigar as desigualdades e a propagar o crescimento e a prosperidade. "É, e continuará a ser, uma política para todos e que beneficia todos. Estimula o futuro da União Europeia. É por isso que temos de a renovar. A União Europeia não pode ser competitiva se as nossas regiões não forem competitivas." Não deixou dúvidas sobre a necessidade de a alinhar com a estratégia Europa 2020. "Em combinação com reformas estruturais e um quadro macroeconómico estável, é um bem crucial para o crescimento."

Discurso do Presidente

Ler mais

Reunião com o primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk

31/01/2011

President Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, debateram a próxima presidência polaca do Conselho e as questões mais imediatas que a Europa tem de abordar. "Na verdade, esta semana temos um Conselho Europeu muito importante", disse o Presidente Durão Barroso. Nesta sexta-feira, explicou, os líderes europeus não só vão debater a energia e a inovação, como inicialmente previsto, mas também a situação económica, depois da Comissão Europeia ter apresentado há algumas semanas a Análise Anual do Crescimento.

Reunião com o primeiro-ministro da Sérvia, Mirko Cvetković

31/01/2011

Mr Mirko Cvetković

Depois da reunião com o primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetković, o Presidente Durão Barroso elogiou o trabalho da Sérvia e encorajou-a a prosseguir com o seu empenho. "É importante que a Sérvia continue a abordar as questões identificadas no Relatório sobre os Progressos de 2010", acrescentou. A cooperação plena com o TPIJ, uma condição essencial para a adesão à UE, o fortalecimento do estado de direito e o diálogo com o Kosovo foram as principais questões que a Sérvia tem de abordar, explicou.

President's speech

Reunião do Presidente Durão Barroso com a chanceler Angela Merkel

25/01/2011

German flag (Commons licence)

O Presidente Durão Barroso e a chanceler Angela Merkel reuniram-se em Schloss Meseberg, próximo de Berlim. A troca de opiniões foi aberta e num espírito amigável, em particular sobre o próximo Conselho Europeu. Foi também debatida a estabilidade financeira da zona euro e a coordenação reforçada das políticas fiscais e económicas na UE. Ambos concordaram com a necessidade de uma resposta abrangente à crise para tranquilizar os mercados e os cidadãos europeus sobre a capacidade da UE para resolver a crise da dívida de alguns Estados-Membros.

Ouvir os comentários da comunicação à imprensa a meio do dia

Durão Barroso recebe o presidente da Hungria, Pàl Schmitt

Os instrumentos e a vontade política têm de andar lado a lado para que a nossa acção seja credível.

26/01/2011

Pàl Schmitt and José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso recebeu em Bruxelas o presidente húngaro, Pàl Schmitt. Segundo o Presidente Durão Barroso, tiveram um "debate proveitoso sobre a situação económica e o arranque do primeiro semestre europeu". O Presidente Durão Barroso sublinhou a necessidade de uma abordagem sólida e coerente à governação económica durante a presidência húngara. Igualmente, destacou a importância das questões energéticas e o mercado energético interno, afirmando, "Vejo a política energética como o próximo grande projecto de integração europeia".

Mensagem sobre o atentado bombista no aeroporto de Moscovo

25/01/2011

Russian flag

No seguimento do ataque terrorista no aeroporto de Domodedovo, fora de Moscovo, o Presidente Durão Barroso condenou com veemência este acto de cobardia. Disse: "Envio as minhas sinceras condolências ao governo e ao povo da Federação Russa e, em particular, às famílias e amigos das vítimas. Os meus pensamentos e profunda solidariedade estão com eles neste momento terrível."

Ler a declaração do Presidente

Diálogo dos think tanks de Bruxelas, 2011

25/01/2011

President Barroso © EU

Num diálogo com os representantes de think tanks, o Presidente Durão Barroso falou da credibilidade da União Europeia em relação à governação económica e aos europeus. "Penso que a crise foi um lembrete resoluto da necessidade de estimular uma vontade política mais forte," disse o Presidente, tendo acrescentado que na Comissão Europeia "estamos a fazer tudo o que for possível para proporcionar um sentido de urgência – para mostrar que esta crise é também uma oportunidade para fazer aquilo que no passado foi algumas vezes adiado."

Reunião com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte

25/01/2011

Mark Rutte

Na reunião de hoje, o Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, debateram essencialmente questões económicas e financeiras. O Presidente Durão Barroso disse que concordaram sobre a necessidade de reformar a governação económica da Europa e acrescentou que "para termos mais estabilidade, precisamos de mais disciplina fiscal. Isto significa uma supervisão mais rigorosa e, se necessário, sanções contra aqueles que não obedecem às regras. Estou satisfeito por os Países Baixos estarem entre os apoiantes mais convictos das propostas apresentadas pela Comissão."

Leia a declaração

Mensagem de condolências a Shimon Peres, Presidente de Israel

24/01/2011

Flag of Israel (Commons licence)

O Presidente Durão Barroso enviou as suas sinceras condolências a Sua Excelência Shimon Peres, Presidente do Estado de Israel, depois de ter tomado conhecimento do falecimento da sua mulher.

Reunião com o presidente do Usbequistão

24/01/2011

Meeting with the President of Uzbekistan

O Presidente Durão Barroso recebeu hoje o presidente do Usbequistão, Islam Karimov. Depois da reunião, o Presidente Durão Barroso disse: "A UE segue uma política de compromisso crítico, condicional e abrangente com o Usbequistão. Abordei todas as principais preocupações da Europa, nomeadamente em relação aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Acredito que é através de um diálogo frontal sólido, e não de uma política de cadeira vazia, que podemos fomentar de forma mais eficiente a política de compromisso da UE acordada por unanimidade."

Ler a declaração do Presidente Durão Barroso

Visita oficial do Presidente Durão Barroso a Estugarda

19/01/2011

Flag of Germany

O Presidente Durão Barroso está de visita oficial a Baden-Württemberg, na Alemanha, para se reunir com o ministro-presidente, Stefan Mappus, e fazer o "Discurso de Estugarda sobre a Europa". Terá também a oportunidade de visitar duas inovadoras empresas orientadas para a exportação. Antecipando a visita, o Presidente Durão Barroso disse: "Baden-Württemberg é uma das regiões líderes na Europa no que respeita à inovação, à alta tecnologia, a pequenas e médias empresas de sucesso e à exportação. Um mercado único europeu aberto e um euro estável são condições importantes para este cenário."

Discurso do Presidente Durão Barroso sobre a Estabilidade e o Crescimento: Colocar a Europa na Direcção Certa

Read the Stuttgarter Zeitung Interview

Sessão Plenária do Parlamento Europeu

Estamos a introduzir uma verdadeira dimensão europeia nos orçamentos nacionais e na elaboração das políticas económicas.

18/01/2011

Viktor Orbán, Hungarian Prime Minister, Jerzy Buzek, President of the EP and José Manuel Barroso © EU

Durante a Hora das Perguntas, o Presidente Durão Barroso sublinhou a necessidade de reforçar e alargar o âmbito do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), sublinhando que "Muitos analistas dos mercados consideram que a União Europeia e a zona euro reagem mais do que actuam. Temos de estar um passo à frente, não atrás." Ressaltou que a Comissão não estava a pedir para aumentar o tecto de 440 mil milhões de euros, mas antes a procurar aumentar a capacidade de empréstimo do FEEF.

Já antes, no mesmo dia, o Presidente tinha expresso o seu agradecimento à presidência belga do Conselho Europeu pelas suas concretizações. Lembrou que numa altura em que têm de ser tomadas decisões cruciais sobre a governação económica europeia e de debates difíceis sobre o orçamento para 2011, a União Europeia, sob a orientação da presidência belga, demonstrou a vontade de fazer tudo o que fosse necessário para garantir um futuro próspero e estável para a Europa.

Durante o debate que se segue ao Conselho Europeu, o Presidente Durão Barroso sublinhou que no seguimento das últimas conclusões do Conselho Europeu, o novo semestre europeu vai conciliar regras fiscais mais rígidas "reforçando o Pacto de Estabilidade e Crescimento, com a coordenação económica efectiva. Isto proporciona uma coordenação 'ex-ante' o que significa que estamos a debater as políticas de cada um, tanto económicas como fiscais, antes de serem adoptadas."

Durante o debate da presidência húngara, o Presidente Durão Barroso explicou o lema desta presidência,"Europa forte", tendo sublinhado que a "Europa é mais forte e mais eficaz quando estamos unidos, e quando agimos de forma coordenada, com instituições fortes". No seu discurso, reiterou as prioridades da presidência e reconfirmou que "não tem dúvidas de que esta presidência tem de ser um sucesso, uma vez que tem lugar numa altura crítica para a UE."

Ler o discurso de abertura

Ver o vídeo do discurso de abertura de Durão Barroso

Ler o discurso sobre o debate realizado após o Conselho Europeu

Watch the EP Plenary Session: Conclusions of the European Council meeting on 16 - 17/12/2010

Discurso do Presidente Durão Barroso sobre o debate da presidência húngara

Response by President Barroso at the post-European Council debate, EP Plenary debate Strasbourg, 19 January 2011

Mensagem de felicitações ao primeiro-ministro moldávio

17/01/2011

Flag of Moldova (Commons)

O Presidente Durão Barroso felicitou Vlad Filat pela sua nomeação como primeiro-ministro da República da Moldávia. Na sua mensagem, o Presidente referiu que "Este é um momento crucial para o seu país. No seguimento do mandato que lhe foi concedido, espero que continue as reformas políticas e económicas necessárias para aproximar o seu país da UE" e prometeu o apoio da Comissão Europeia "para lidar com os desafios difíceis do futuro".

Read more

Mensagem de condolências ao Brasil

17/01/2011

Flag of Brazil (Commons)

O Presidente Durão Barroso manifestou o seu profundo pesar a Sua Excelência, Sérgio Cabral Filho, Governador do Estado do Rio de Janeiro, depois da destruição e da trágica perda de vidas causadas pelas chuvas torrenciais no Rio de Janeiro. O Presidente mencionou que os nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas mortais afectadas por esta tragédia.

Visita oficial ao Azerbaijão e ao Turquemenistão, 13 – 15 de Janeiro

Esta nova rota de abastecimento vai melhorar a segurança energética dos consumidores e das empresas europeias

13/01/2011

Azerbaijan and Turkmenistan flags © EU

Durante a sua visita oficial ao Cáucaso, o Presidente Durão Barroso e o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, assinaram uma Declaração Conjunta sobre o fornecimento de gás à Europa, através do qual o Azerbaijão compromete-se a fornecer volumes substanciais de gás a longo prazo para a União Europeia. Em contrapartida, a Europa proporciona-lhes acesso ao seu mercado. O Presidente Durão Barroso sublinhou: "Esta nova rota de abastecimento vai melhorar a segurança energética dos consumidores e das empresas europeias." O Presidente está de visita ao Azerbaijão e ao Turquemenistão com o Comissário Günther Oettinger.

No seu discurso na Universidade de Baku, Azerbaijão, o Presidente Durão Barroso focou-se nas grandes concretizações da integração europeia, nas relações da Europa com os seus países vizinhos mais próximos no contexto da Parceria a Leste, e na parceria estreita entre a UE e o Azerbaijão. O Presidente Durão Barroso afirmou: "No mundo globalizado de hoje temos de trabalhar em conjunto para lidar com os desafios enfrentados por todos." O Presidente também recebeu um doutoramento honorário.

Speech given by President Barroso on the award of an Honorary Doctorate at Baku State University, 14/1/2011

Statement by President Barroso following his meeting with Ilham Aliyev, President of Azerbaijan

Commission and Azerbaijan sign strategic gas deal

Joint Declaration on gas delivery for Europe in Baku

Projectar a retoma da Europa para o crescimento

12/01/2011

Mãos no globo da UE

O Presidente Durão Barroso sublinhou que este é um momento verdadeiramente histórico para a Europa. "Se não o fizermos agora, quando o faremos? Se não formos nós a fazê-lo, quem o fará? Se não o fizermos agora, perante a maior crise de sempre desde o início da integração europeia, quando é que os Estados-Membros estarão prontos para tomar medidas relativas à política económica que sejam consistentes com os objectivos declarados? Se não formos nós, a nível europeu, a encorajarmos a tomada destas decisões, quem o fará?"

Ler mais

Análise Anual do Crescimento: o início do Semestre Europeu

A integração europeia transpõe uma nova etapa. É a concretização da nossa governação económica

12/01/2011

José Manuel Barroso © EU

A Europa dotou-se de um plano global para dar resposta à crise e acelerar o seu crescimento económico. Tem agora de agir de forma coordenada e tendo em conta as prioridades. E é isto que a Comissão apresenta hoje. A Análise Anual do Crescimento confere à Europa uma orientação precisa para o próximo ano e marca o início do primeiro "Semestre Europeu", que reformula o modo como os governos modelam as suas políticas económicas e orçamentais.

O Presidente Durão Barroso sublinhou que este é um momento verdadeiramente histórico para a Europa. "Se não o fizermos agora, quando o faremos? Se não formos nós a fazê-lo, quem o fará? Se não o fizermos agora, perante a maior crise de sempre desde o início da integração europeia, quando é que os Estados-Membros estarão prontos para tomar medidas relativas à política económica que sejam consistentes com os objectivos declarados? Se não formos nós, a nível europeu, a encorajarmos a tomada destas decisões, quem o fará?"

Mais informações

Semestre Europeu: uma nova estrutura para a governação económica da UE – Perguntas e Respostas

Análise Anual do Crescimento: sumário da análise e mensagens económicas

Discurso do Presidente Durão Barroso sobre a Análise Anual do Crescimento

Presidência húngara comprometida com o sucesso da primeira implementação do Semestre Europeu

Declaração de László Andor sobre a Análise Anual do Crescimento

Reacção da Alemanha à Análise Anual do Crescimento

Statement of Mr Olli Rehn on Annual Growth Survey

Visita do Colégio a Budapeste

Temos de passar uma mensagem forte de que a Europa está 100% focada no desenvolvimento do crescimento sustentável.

07/01/2011

Logótipo da presidência húngara © EU

O Presidente Durão Barroso deslocou-se a Budapeste, juntamente com o Colégio de Comissários, para se reunir com a presidência húngara do Conselho Europeu. Depois da reunião com o primeiro-ministro Viktor Orbán, o Presidente Durão Barroso confirmou que a Comissão está de acordo com a presidência húngara no que toca às principais prioridades políticas, tendo acrescentado: "Temos de passar uma mensagem forte de que a Europa está 100% focada no desenvolvimento do crescimento sustentável e na criação de novas oportunidades para os nossos cidadãos e empresas."

Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa

A UE em 2011: uma nova fase na integração europeia

Uma maior governação económica e coordenação não é um sonho ideológico, é uma necessidade pragmática

05/01/2011

José Manuel Barroso © EU

2011 assinala o início de uma nova fase na integração europeia, que pretende alcançar “progressos reais no sentido de uma governação económica e coordenação política mais fortes”, declarou o Presidente Barroso. “As propostas da Comissão estão a ser examinadas e continuaremos a promover esta agenda.” Sublinhou que os dois sectores prioritários que fomentam o crescimento, a energia e a inovação, serão os principais temas abordados no próximo Conselho Europeu. “2011 não será um ano fácil, será por vezes penoso. Mas não estamos a lutar pela estabilidade financeira. Estamos a criar uma arquitectura mais forte e duradoura para a economia europeia”, afirmou o Presidente.

“Considero a política energética como o próximo grande projecto de integração europeia”, declarou ainda o Presidente Barroso, durante a conferência de imprensa sobre crescimento e governação económica que se seguiu à reunião da Comissão. “Precisamos de acelerar o ritmo da implementação do mercado interno. Gostaria que o Conselho Europeu chegasse a um acordo sobre as mais importantes infra-estruturas de ligação em falta e sobre a forma de eliminar todas as barreiras a um verdadeiro mercado europeu da energia”, acrescentou. O Presidente insistiu firmemente na importância de se chegar a um acordo sobre medidas concretas para se alcançar o objectivo de uma auto-suficiência energética de 20% até 2020.

O Presidente Barroso reiterou que a “inovação é essencial para fomentar o crescimento e o emprego”. Afirmou ainda que a Europa estará “Aberta aos Negócios ou Fora dos Negócios, dependendo da forma como lida com a inovação”. O enquadramento certo ao nível da UE e o apoio dos Estados-Membros à Abordagem Estratégica para a Inovação são essenciais “se queremos levar a Europa para a vanguarda em termos de inovação”.

Ler o discurso

Mensagem de simpatia na sequência da inundação na Austrália

04/01/2011

The Australian flag (Commons)

Numa mensagem enviada a Julia Gillard, Primeira-Ministra da Comunidade da Austrália, o Presidente José Manuel Barroso expressou a sua simpatia e condolências em relação às extensas inundações que têm vindo a ocorrer em Queensland. O Presidente felicitou os cidadãos e autoridades australianas pela forma admirável como reagiram ao desastre, declarando que “a União Europeia está pronta para oferecer toda a ajuda possível”.

Ler a mensagem

Estónia, novo Estado-Membro da zona euro

Estou muito feliz pela adesão da Estónia ao euro

01/01/2011

Estonia flag and euro coin © EU

O Presidente José Manuel Barroso deu as boas-vindas à Estónia, novo membro da zona euro. “Eleva o número de pessoas que usam a moeda única para 330 milhões, o que certamente é uma boa notícia para os cidadãos e as empresas da Estónia, bem como para as perspectivas de crescimento do país”, afirmou o Presidente, acrescentando ainda: “O facto de a Estónia conseguir entrar no euro seis anos apenas após a sua adesão à União Europeia é uma verdadeira prova da vontade e da competência do país.”