Percurso de navegação

Media

Cimeira UE-Mercosur, Madrid

17/05/2010

José Manuel Barroso © EU

No final da Cimeira do Mercosur, o Presidente Durão Barroso disse que a UE sente uma afinidade natural com o Mercosur, tendo acrescentado: "Estou extremamente satisfeito com a nossa decisão de retomarmos as negociações para um Acordo de Associação. Isto vai permitir a criação de uma das maiores Áreas de Comércio Livre do mundo (700 milhões de consumidores) e vai melhorar a nossa cooperação e coordenação política." Foram igualmente debatidos o processo da integração regional, a promoção e a protecção dos direitos humanos, as alterações climáticas e a biodiversidade.

Ver o vídeo

Reunião com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría

11/05/2010

Angel Gurría e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Angel Gurría, debateram a importante contribuição dos dados e análises da OCDE no apoio que proporcionam à UE e aos Estados-Membros para tomarem as decisões correctas sobre políticas e colocar a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Foram também abordadas as decisões cruciais da UE para garantir a estabilidade da zona euro. Angel Gurría descreveu as medidas da UE como "credíveis e com a dimensão certa".

Ver o vídeo

Almoço informal com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden

06/05/2010

Joe Biden, Herman Van Rompuy e José Manuel Barroso © Reporters

No âmbito da visita a Bruxelas do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, o Presidente Durão Barroso e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, reuniram-se num almoço informal.

Cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai

30/04/2010

Logótipo da Expo Xangai © www.expo2010.cn

O Presidente Barroso, juntamente com a Vice-presidente/Alta Representante Ashton, esteve presente, hoje, na cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai. A UE está representada com o seu próprio pavilhão, mostrando que faz parte do novo futuro mundial simbolizado pela Expo. Para Barroso, esta é também uma oportunidade para unir as pessoas e criar laços mais fortes entre os cidadãos da União Europeia e da China. Barroso afirmou: "É uma oportunidade para celebrarmos as nossas relações."

Ver o vídeo

Discurso do Presidente Barroso na Universidade de Tsinghua

30/04/2010

José Manuel Barroso © EU

Durante o seu discurso, o Presidente Barroso destacou os 35 anos da forte parceria estratégica entre a UE e a China. Ao longo destes anos, ambos evoluíram e a China tornou-se num actor internacional importante. Devido à grande escala da economia da China e à sua importância geoestratégica, as acções deste país afectam o resto do mundo. "E o que a China não faz, também afectará o resto do mundo e, em última instância, a própria China," sublinhou Barroso, tendo acrescentado que a Europa está pronta para trabalhar em parceria com a China.

Ler o discurso completo do Presidente

Reunião semanal da Comissão

A Comissão a favor de uma conferência intergovernamental sobre a composição do Parlamento Europeu

27/04/2010

Parlamento Europeu em Estrasburgo © EU

A Comissão Europeia adoptou um Parecer que recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental para lidar com as medidas de transição relativas à composição do Parlamento Europeu, tal como proposto pelo governo espanhol. Este último apresentou uma proposta formal com o objectivo de permitir que mais 18 deputados europeus possam tomar posse até 1 de Dezembro de 2010. O Parecer da Comissão recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental assim que possível, estritamente limitada ao debate da proposta espanhola.

Ler a notícia completa pdf - 6 KB [6 KB] English (en)

Visita oficial do Presidente Barroso à China

A UE e a China são actores importantes no mundo e é essencial trabalharmos juntos para solucionar os desafios comuns

26/04/2010

Flag of China

O Presidente Barroso vai liderar uma delegação de comissários numa visita à China para debater com os líderes chineses questões bilaterais, os desafios globais, como a crise económica e financeira, as alterações climáticas e a segurança internacional. Barroso: "Vamos aproveitar esta oportunidade para gerar um impulso positivo aos 35 anos das nossas relações e desenvolver uma agenda de grande alcance para os próximos 5 anos." Barroso vai também participar na cerimónia de abertura da Exposição Universal de Xangai 2010 e na inauguração do pavilhão da UE.

Ler mais

Visita oficial ao Japão, 28 de Abril de 2010

26/04/2010

Flag of Japan

O Presidente Barroso vai estar presente na 19a Cimeira UE-Japão, em Tóquio, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy. A reunião será presidida pelo Primeiro-Ministro japonês, Yukio Hatoyama, e pretende debater o futuro enquadramento para as relações bilaterais políticas e económicas. Será também uma excelente oportunidade para identificar áreas de cooperação concretas nas áreas das questões mundiais e regionais, da paz e da segurança, e da economia e do comércio.

Reunião com o conselho do EIT

26/04/2010

Logótipo do EIT © EIT

O Presidente Barroso e o Comissário Vassiliou encontraram-se com Martin Schuurmans, Presidente do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, com membros do comité de direcção do EIT e com representantes das recentemente criadas “Comunidades de Conhecimento e Inovação” do EIT. Os debates focaram-se na importância da contribuição deste Instituto para a concretização dos objectivos da estratégia Europa 2020 da Comissão e no papel e futuro desenvolvimento do EIT na educação superior, na investigação e no cenário de inovação na UE.

Pequeno-almoço de trabalho com Nicolas Sarkozy, Paris

26/04/2010

Nicolas Sarkozy e José Manuel Barroso © UE

O Presidente Barroso reuniu-se com o Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy. Durante uma análise geral das principais condições europeias e internacionais, Sarkozy e Barroso reconheceram a necessidade de uma intervenção rápida e resoluta contra a especulação de que a Grécia é alvo. Barroso sublinhou, igualmente, a importância do reforço da coordenação e do acompanhamento das políticas económicas dos Estados-Membros, assim como a intenção da Comissão em avançar com a governação económica e financeira mundial.

Ler o artigo completo pdf - 27 KB [27 KB] English (en)

Presidente Barroso assiste ao funeral de Estado na Polónia

14/04/2010

José Manuel Barroso a assinar o livro de condolências © EU

Juntamente com o Comissário polaco Janusz Lewandowski, o Presidente Barroso vai assistir ao funeral de Estado do Presidente polaco, Lech Kaczynski, e da sua mulher, em Cracóvia, Polónia, no domingo, 18 de Abril. O Presidente Barroso assinou hoje o livro de condolência em memória de todas as vítimas que faleceram no trágico acidente de aviação, no sábado, 10 de Abril de 2010. Na reunião semanal do Colégio foi feito um minuto de silêncio em respeito pelas vítimas desta terrível tragédia.

Ver o vídeo

Reunião com o Grupo Director para o Chipre

14/04/2010

Flag of Cyprus © EU

A 14 de Abril, o Presidente Barroso presidiu a reunião do Grupo Directivo para o Chipre. O Grupo debateu os resultados das conversações de paz a decorrer e analisou, em particular, os aspectos relacionados com a UE assim que a paz seja concretizada. A avaliação geral concluiu que foram feitos progressos importantes pelos líderes das duas comunidades, Demetris Christofias e Mehmet Ali Talat, no sentido de um acordo de paz abrangente sobre a questão cipriota.

Ler mais

25 anos das Capitais Europeias da Cultura

Sem cultura, a Europa seria incolor

23/03/2010

Actividades culturais na Europa © EU

O Presidente Durão Barroso acompanhado pela Comissária Androulla Vassiliou inaugurou, em Bruxelas, a conferência e a exposição dedicadas aos 25 anos das Capitais Europeias da Cultura. Durão Barroso referiu-se à iniciativa como uma verdadeira “história de sucesso” e encorajou as autoridades nacionais, regionais e locais a integragem a cultura nas estratégias de desenvolvimento locais de longo prazo. Acrescentou ainda que as Capitais da Cultura “mostram a via para desenvolver economias, cidades e comunidades criativas que são cruciais para o nosso futuro".

Ler o comunicado de imprensa sobre os 25 anos das Capitais Europeias da Cultura

Mais informações sobre as Capitais Europeias da Cultura

Visitar o sítio Web das Capitais Europeias da Cultura

Ler o discurso

Ver o vídeo

Trevos para Durão Barroso na comemoração do Dia de São Patrício

Parabéns Irlanda!

17/03/2010

Máire Geoghegan-Quinn e José Manuel Barroso © EU

Por ocasião da comemoração do Dia de São Patrício, o Presidente Durão Barroso recebeu um ramo de trevos de Máire Geoghegan-Quinn, Comissária irlandesa da investigação, inovação e ciência. O trevo de três folhas é um dos símbolos mais famosos da Irlanda. Durão Barroso agradeceu o presente, confiando a Máire Geoghegan-Quinn que o dia 17 de Março também era para ele uma data especial por ser o dia em que foi eleito primeiro-ministro de Portugal. "Parabéns Irlanda!”, exclamou Durão Barroso.

Ver o vídeo

Primeira reunião oficial entre Jerzy Buzek e a nova Comissão

17/03/2010

José Manuel Barroso e Jerzy Buzek © EU

O Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, reuniu-se com o Presidente Durão Barroso e o Colégio de comissários para um almoço de trabalho. Num espírito de parceria e de cooperação interinstitucional, a visita de Jerzy Buzek permitiu abordar vários assuntos da actualidade, desde a estratégia "Europa 2020" até à renovação do acordo-quadro entre as duas instituições. A esta primeira reunião oficial realizada por iniciativa da Comissão, seguir se ão periodicamente outros encontros durante todo o mandato do actual Colégio.

Presidente Barroso em Budapeste

04/03/2010

Gordon Bajnai © EU

O Presidente José Manuel Barroso visitou Budapeste para se reunir com o Primeiro-Ministro húngaro, Gordon Bajnai, num jantar de trabalho. Entre outras questões, os dois líderes debateram a nova estratégia Europa 2020, adoptada pela Comissão no mesmo dia, e que recebeu o forte apoio do Primeiro-Ministro húngaro. O Presidente José Manuel Barroso esteve também presente numa conferência do Partido Popular Europeu. No seu discurso, explicou como a estratégia Europa 2020 pode ajudar a apoiar e a renovar a economia social de mercado europeia, que foi ameaçada durante a crise económica e financeira. Durante a visita, também reiterou que Budapeste, que acolhe o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, está no centro dos esforços da UE para colocar a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Presidente italiano, Giorgio Napolitano, reúne-se com o Presidente Barroso e o Colégio

03/03/2010

José Manuel Barroso e Giorgio Napolitano © EU

O Presidente José Manuel Barroso recebeu hoje na Comissão o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, elogiando-o como um “precioso interlocutor e um exemplo para todos nós pela sua dedicação à causa europeia, aos nossos valores comuns, ao diálogo e à democracia.” Giorgio Napolitano teve também a oportunidade de se encontrar com todo o Colégio. Os principais assuntos debatidos foram a nova estratégia Europa 2020, a implementação do Tratado de Lisboa, as relações externas, assim como a migração. Em relação à Europa 2020, José Manuel Barroso destacou a importância que tanto a Itália como a Comissão atribuem à indústria, à produção, às PMEs e ao mercado único, colocando a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Ler o discurso

Alterações climáticas: UE oficializa os objectivos para a redução das emissões no seguimento do Acordo de Copenhaga

28/01/2010

Logótipo Climate Action ©EU

A União Europeia formalizou hoje o seu apoio ao Acordo de Copenhaga sobre as alterações climática e apresentou os seus compromissos em relação aos objectivos para a redução das emissões. Numa carta conjunta com a presidência espanhola do Conselho, a Comissão Europeia afirmou formalmente a vontade da UE em se associar ao Acordo e apresentou para fins informativos os objectivos estabelecidos da UE para a redução das emissões dos gases com efeito de estufa para 2020. O Presidente José Manuel Barroso afirmou: "A UE está determinada em avançar rapidamente com a implementação do Acordo de Copenhaga a fim de fazermos progressos em relação ao compromisso de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C. O Acordo fornece uma base para o desenvolvimento deste compromisso futuro e por isso encorajo todos os países a associarem-se ao mesmo e a anunciar objectivos ou acções ambiciosos para as emissões a fim se serem incluídos, tal como estamos a fazer."

Mais informações english

Nomeação da comissária designada Kristalina Georgieva

21/01/2010

Kristalina Georgieva © Reporters

O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se com Kristalina Georgieva depois da sua nomeação pelo governo búlgaro. Deu o seu acordo para que se avançasse com o seu nome para comissária designada e acredita que possui a experiência profissional e as convicções europeias para ser uma excelente Comissária para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Crises. Kristalina Georgieva possui uma vasta experiência internacional e um entendimento das questões para ter um papel relevante nestas novas funções. O nome de Kristalina Georgieva será agora confirmado pelo Conselho e a mesma irá debater as suas futuras responsabilidades numa audiência com o Parlamento Europeu a 3 de Fevereiro. O Presidente José Manuel Barroso espera que o Parlamento Europeu possa votar no colégio de comissários a 9 de Fevereiro, de acordo com o programa acordado hoje pelo Parlamento Europeu.

Currículo de Kristalina Georgieva pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

UE lança Ano Europeu 2010: Ponha fim à pobreza!

20/01/2010

Sem-abrigo a pedir na rua © EU

"Combater a pobreza e a exclusão social é parte integral para sairmos da crise. São muitas vezes os mais vulneráveis na sociedade que acabam por ser os mais afectados pelos impactos de uma recessão. É por isso que o Ano Europeu 2010 deve agir como um estímulo para sensibilizar e construir ímpeto para uma sociedade mais inclusiva que seja parte integrante da futura Estratégia 2020 da UE que propus," afirmou o Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, antecipando o lançamento de 2010 - Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social num evento realizado em Madrid com o Primeiro-Ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Mais informações

Ver o recente inquérito Eurobarómetro sobre atitudes em relação à pobreza english français

Demissão da comissária designada Rumiana Jeleva

18/01/2010

Bandeira da Bulgária © EU

O Presidente José Manuel Barroso tomou conhecimento da saída de Rumiana Jeleva como comissária designada, e respeita totalmente esta decisão pessoal. O Primeiro-Ministro búlgaro, Boiko Borisov, informou entretanto José Manuel Barroso da sua intenção de sugerir Kristalina Georgieva, actualmente vice-presidente do Banco Mundial, como membro da Comissão Europeia. O Presidente José Manuel Barroso vai encontrar-se com a mesma assim que possível, com vista a chegar a um acordo sobre esta sugestão. O Presidente José Manuel Barroso acolheu com agrado a rápida reacção do governo búlgaro a esta situação. O processo da investidura da nova comissão deverá agora continuar e ser concluído o mais rapidamente possível.

Arranque das novas Capitais Europeias da Cultura 2010

08/01/2010

Logótipo para a área da política de ‘Cultura’ da Direcção-Geral para a Educação e Cultura © EU

No sábado, dia 9 de Janeiro, o Presidente José Manuel Barroso vai participar nas celebrações de arranque de "Essen para Ruhr", na Alemanha, como uma das três “Capitais Europeias da Cultura” em 2010, juntamente com Pécs, na Hungria, e Istambul, na Turquia. O Presidente José Manuel Barroso está convencido que "sem cultura, a Europa e os cidadãos não teriam a inspiração, a criatividade e o espírito de inovação que precisam para o seu projecto comum." A grandiosa inauguração de "Essen para Ruhr" terá lugar no local "Zeche Zollverein", património mundial e antiga maior mina de carvão do mundo, actualmente um monumento industrial impressionante e centro de cultura.

Ler o discurso deutsch

Visite o site de Essen (Ruhr), capital europeia da cultura 2010 deutsch english

Ver o vídeo: Essen (Ruhr), capital europeia da cultura 2010 english video [2'30"]