Percurso de navegação

Notícias

Governança económica, Comissão propõe legislação

Tudo tem um preço. E o défice também tem o seu.

29/09/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

"As propostas que estamos a apresentar representam o maior avanço na governação económica desde que adoptámos o Pacto de Estabilidade e Crescimento", disse o Presidente Durão Barroso depois da Comissão Europeia ter adoptado um pacote legislativo para fortalecer a governação económica na Europa. "Assim que as propostas sejam aprovadas e implementadas, representarão uma profunda transformação na forma de lidar com a governação económica", sublinhou, tendo reiterado o papel da Comissão em assegurar que os cidadãos pagam impostos hoje e obtêm o retorno merecido no futuro.

Ler o discurso de abertura pelo Presidente Durão Barroso

Ler o comunicado de imprensa

Ler mais: Pacote de governação económica (1): Fortalecer o Pacto de Estabilidade e Crescimento

Ler mais: Pacote de governação económica (2): Prevenir e corrigir os desequilíbrios macroeconómicos

Ler mais: Pacote de governação económica (3): Cronologia e visão geral do novo quadro de supervisão e aplicação

Link para a proposta legislativa

Cimeira UE-África do Sul

Juntos podemos contribuir para fazer a diferença nas vidas das nossas pessoas e assegurar um mundo mais justo e próspero

28/09/2010

Presidente Jacob Zuma © EU

"A Cimeira UE-África do Sul de hoje reflecte o alargamento e o aprofundamento das nossas relações, que têm sido bastante fortalecidas desde que estabelecemos uma Parceria Estratégica há três anos," disse o Presidente Durão Barroso depois desta terceira cimeira, onde foram debatidas questões bilaterais regionais e globais, incluindo a ajuda ao desenvolvimento, as alterações climáticas e a governação mundial. Os líderes também assinaram o maior programa de sempre de apoio orçamental da UE à África do Sul, para a educação primária.

Um sector financeiro ao serviço da estabilidade e do crescimento

28/09/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

Durante o Fórum Financeiro Eurofi, que reúne os principais líderes, reguladores e supervisores do mercado financeiro da Europa, o Presidente Durão Barroso afirmou: "O sector financeiro beneficiou de muita solidariedade, e é altura de devolver o favor, mostrando mais responsabilidade." Sublinhou que a Comissão está a implementar soluções equilibradas para que a Europa saia da crise e retome o crescimento. "Queremos mercados financeiros europeus fortes, a competir de forma justa e vencedores em condições de concorrência iguais a nível global."

Ler o discurso

Visita do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior

27/09/2010

Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior © EU

O Presidente Durão Barroso e primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, debateram a situação interna na Guiné-Bissau e as relações bilaterais entre os estados. O Presidente Durão Barroso afirmou que partilhamos interesses comuns e que estamos comprometidos em continuar o trabalho conjunto. Sublinhou que hoje, mais do que nunca, devemos unir esforços para promover a reconciliação, a estabilidade e o desenvolvimento social e económico na Guiné-Bissau, e garantiu o apoio europeu às autoridades guineenses, democraticamente eleitas, com o objectivo de promover a boa governação.

Ver o vídeo

Mensagem de condolências sobre o trágico acidente com um autocarro polaco próximo de Berlim

23/09/2010

Bandeira da Polónia e da Alemanha

"Acabei de ser informado sobre o terrível acidente de autocarro que aconteceu hoje, na auto-estrada A10, próximo de Berlim, e que resultou em várias mortes e feridos entre os passageiros. Gostaria de expressar, em meu nome e em nome da Comissão Europeia, as minhas condolências e solidariedade para com as famílias e amigos das vítimas desta tragédia."

União Europeia mostra liderança global na Cimeira da ONU

Acreditamos que a UE pode ser um co-líder global. Não impondo ideias, mas propondo soluções aos nossos parceiros no mundo!

24/09/2010

José Manuel Durão Barroso no pódio © EU

A UE voltou a sublinhar o seu forte compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e anunciou que irá atribuir mais mil milhões de euros para ajudar as pessoas com necessidades. Isto demonstra a liderança da UE para tornar a globalização mais justa. O Presidente sublinhou que a interdependência mundial de hoje exige soluções comuns. "Em última análise, estamos todos no mesmo barco," disse. "É por isso que a UE, com a sua experiência transnacional de paz e integração, está bem preparada para dar uma contribuição dominante ao processo da globalização."

Ver o vídeo

Conselho sobre as Relações Externas, Nova Iorque

Estabilizar, consolidar, reformar: a UE passa da gestão da crise para o programa de reformas

23/09/2010

Discurso de José Manuel Durão Barroso sobre "Estimular a Recuperação Económica" © EU

O Presidente Durão Barroso descreveu como a Europa está a passar da gestão da crise para um programa de reformas estruturais ambiciosas. Para além do fortalecimento da governação económica e do aprofundamento do mercado único de mais de 500 milhões de cidadãos, "também lançámos a Estratégia Europa 2020 para estimular a competitividade das nossas economias," disse. O Presidente reiterou a liderança da Europa numa economia mundial aberta e concluiu: "Poderia resumir os nossos esforços em somente três palavras: "estabilizar, consolidar, reformar."

Ler o discurso

Abertura do evento de alto nível sobre a biodiversidade, Nova Iorque

Temos de fazer mais esforços para garantir que os objectivos da biodiversidade têm a prioridade que merecem nos programas governamentais.

22/09/2010

José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso referiu que é evidente que não seremos capazes de reduzir as alterações climáticas ou adaptar-nos aos seus impactos, se não protegermos os nossos ecossistemas e a biodiversidade. O Presidente sublinhou que a comunidade global está perante um momento decisivo, onde ou "tomamos, assim que possível, acções concertadas para reverter a perda da biodiversidade, ou comprometemos o nosso próprio futuro e o das gerações que ainda não nasceram." Descreveu a reunião de Nagoya como "a nossa oportunidade para reverter a situação."

Ler o discurso

Watch the extracts from the president's speech

Nações Unidas, Reunião Plenária, Nova Iorque

A comunidade mundial tem de passar à velocidade superior para tornar os ODM uma realidade até 2015.

21/09/2010

Jose Manuel Barroso com Ban Ki-Moon © EU

Discursando nas Nações Unidas em representação da UE, o Presidente Durão Barroso anunciou que a UE está a lançar uma iniciativa especial para os ODM, num total de 1 bilião de euros, para os parceiros mais comprometidos e com mais necessidades. Como maior doador mundial, a UE continuará a estar ao lado dos países com dificuldades. Com mais esforços conjuntos, o mundo pode concretizar o seu objectivo maior: a erradicação da pobreza em todas as suas manifestações.

Ler o discurso completo

Watch the video: Bilateral meetings at the UN Summit

Mensagem de condolências pela morte de Egon Klepsch

21/09/2010

Egon Klepsch © EU

Em nome da Comissão Europeia, o Presidente Durão Barroso expressou as suas condolências a Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, pela morte de Egon Klepsch, Presidente do Parlamento Europeu de 1992 a 1994, e presidente de longa data do grupo do PPE. O Presidente Durão Barroso referiu que Egon Klepsch contribuiu bastante para o desenvolvimento pleno do papel do Parlamento Europeu como representação dos cidadãos da União. "Será lembrado como uma personalidade impressionante e um europeu convicto."

Ler a mensagem

Pós-crise: um papel mundial líder para a Europa, Universidade de Columbia

Ou estamos unidos e prosperamos, ou somos derrubados juntos. Esta é a dura realidade no século XXI.

21/09/2010

Universidade de Columbia

Discursando no Fórum de Líderes Mundiais, em Nova Iorque, o Presidente Durão Barroso focou-se no papel global líder da Europa. Ressaltou a importância da gestão da interdependência global, nomeadamente através de uma parceria forte com os Estados Unidos. Esta amizade transatlântica é baseada não só num fundamento económico, mas também nos valores fundamentais da liberdade e da democracia. O Presidente Durão Barroso sublinhou que a Europa é "um interveniente global que defende uma visão política inspirada nos seus valores de liberdade, justiça e solidariedade."

Ler o discurso

Ver o vídeo

Watch extracts from the question and answer session

Artigo sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em antecipação da Cimeira da ONU

O compromisso inabalável na luta contra a pobreza é um dos valores fundamentais nos quais a UE se baseia

20/09/2010

Mãos e mapa do mundo © EU

Em antecipação à Cimeira da ONU, o Presidente Durão Barroso apela à acção mundial baseada na solidariedade, parceria e co-responsabilidade. O Presidente sublinhou que a concretização dos ODM significa "dar a biliões de pessoas vulneráveis a oportunidade de viverem com dignidade, e sem pobreza, fome e injustiça." Para concretizarmos isto temos de cumprir com as nossas promessas, fazer mais e melhor, e sermos mais criativos na mobilização de fontes de financiamento adicionais. "Se todos formos na mesma direcção, conseguiremos alcançar estes objectivos comuns."

Ler o artigo completo do Presidente sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio pdf - 19 KB [19 KB] English (en)

Ler mais: O Presidente Durão Barroso defenderá um compromisso global e uma partilha das responsabilidades na luta contra a pobreza

Read the article published in ABC, Spain pdf - 848 KB [848 KB] español (es)

Read the article published in La Croix, France pdf - 114 KB [114 KB] français (fr)

Read the article published in Frankfurter Rundschau, Germany pdf - 553 KB [553 KB] Deutsch (de)

Read the article published in Expresso - Principal, Portugal pdf - 2 MB [2 MB]

Read the article published in Romania Libera, Romania pdf - 5 MB [5 MB] română (ro)

Read the article published in La Stampa, Italy pdf - 397 KB [397 KB] italiano (it)

Read the article published in Gazeta Wyborcza, Poland pdf - 857 KB [857 KB] polski (pl)

Read the article published in Kapital, Bulgaria pdf - 3 MB [3 MB] български (bg)

Read the article published in Delo, Slovenia pdf - 2 MB [2 MB] slovenščina (sl)

Reunião com Christian Wulff, Presidente da República Federal da Alemanha, e a 175a Celebração da Bertelsmann

17/09/2010

Christian Wulff  e José Manuel Durão Barroso © EU

O Conselho Europeu realizado ontem e a actual situação política e económica na Europa foram os principais assuntos da reunião com o Presidente da República Federal da Alemanha, Christian Wulff. Ambos os presidentes concordaram que a crise económica e financeira ainda não foi ultrapassada e que a Europa deve continuar os seus esforços de consolidação, de reformas estruturais, de regulamentação financeira e de fortalecimento da governação económica, assuntos sobre os quais a Comissão vai apresentar propostas a 29 de Setembro.

Ler o discurso completo do Presidente na 175a Celebração da Bertelsmann

Ver o vídeo

Visita do primeiro-ministro da República Checa, Petr Nečas

16/09/2010

José Manuel Barroso e Petr Nečas © EU

O Presidente Durão Barroso reuniu-se com o primeiro-ministro checo, Petr Neèas, para debater a actual agenda da UE e as prioridades do governo checo, tendo também trocado opiniões sobre o estado da economia europeia. Ambos concordaram com a necessidade de se levar a cabo reformas económicas – tanto a nível da UE como a nível nacional – e confirmaram a importância do reforço da governação económica. A República Checa pode contar com o apoio da Comissão para os seus objectivos governamentais para os próximos anos, concluiu o Presidente Durão Barroso.

Ler o discurso

Watch the video

Conselho Europeu, 16 de Setembro de 2010

Juntos podemos fazer a diferença como um actor mundial de referência nesta era da globalização.

16/09/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

"Este Conselho debateu a forma como podemos reforçar a nossa capacidade interna e externa para agir," disse o Presidente Durão Barroso durante a conferência de imprensa realizada depois do Conselho Europeu, cujo assunto principal foram as relações da UE com os parceiros estratégicos. "Com o equilíbrio mundial em mudança não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar a influência potencial que temos à nossa disposição," acrescentou o Presidente, tendo referido que a escolha que tem de ser feita é entre sermos fortes juntos ou frágeis separados.

Ler a declaração completa do Presidente

Ver o vídeo

Visita do Presidente da Áustria, Heinz Fischer

Os europeus sabem que a sua União é uma força protectora em alturas difíceis

15/09/2010

  Heinz Fischer e José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o Presidente austríaco, Heinz Fischer, reuniram-se hoje para debater várias questões importantes. A situação económica na Europa foi um dos pontos da agenda, tendo o Presidente Durão Barroso afirmado que "é melhor do que há um ano atrás devido às medidas cruciais que tomámos juntos a nível europeu". Disse também: "Não há margem para complacência. Temos de acelerar o nosso programa de reformas." Ambos os presidentes concordaram que a liderança colectiva foi vital para continuar a apresentar resultados aos cidadãos europeus.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Declaração sobre a questão dos ciganos

15/09/2010

José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso reiterou hoje a posição da Comissão sobre a questão dos ciganos: "A posição da Comissão é clara. O direito comunitário deve ser respeitado. A proibição da discriminação com base na origem racial e étnica é um dos princípios fundamentais da União Europeia." O Presidente Durão Barroso também sublinhou que a "Comissão vai fazer tudo o que for necessário para garantir o cumprimento do direito comunitário", tendo afirmado que a Vice-Presidente Viviane Reading tem "o apoio total do Colégio, e o meu apoio pessoal".

Read the full president's statement pdf - 8 KB [8 KB]

Watch the video

Reunião com o Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych

A UE e a Ucrânia partilham uma agenda muito substancial. Estamos ao lado da Ucrânia para apoiar a promoção das reformas

13/09/2010

Viktor Yanukovych e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, debateram hoje o programa de reformas da Ucrânia, os próximos passos a tomar para aprofundar a relação UE-Ucrânia e as reformas relativas à democracia e aos direitos fundamentais. O Presidente Durão Barroso sublinhou que ambas as partes estão empenhadas numa cooperação mais estreita através de um novo e ambicioso Acordo de Associação, actualmente em negociação, que "fortalecerá os nossos laços políticos e conduzirá a um Acordo de Comércio Livre abrangente e profundo."

Ler a declaração conjunta

Ler o discurso

Mensagem a Julia Gillard, Primeira-Ministra da Comunidade da Austrália

09/09/2010

Bandeira australiana © Commons

O Presidente Durão Barroso felicitou Julia Gillard pela sua recondução como primeira-ministra da Comunidade da Austrália. Disse: "Pretendo continuar a trabalhar com V. Exa. e o seu governo para fortalecermos ainda mais a importante relação bilateral entre a União Europeia e a Austrália. A cooperação estreita entre a União Europeia e a Austrália será essencial para vencermos os desafios globais que enfrentamos actualmente, sendo as alterações climáticas o mais grave."

Ler a mensagem

Reunião com o Presidente da Antiga República Jugoslava da Macedónia, Gjorge Ivanov

09/09/2010

Gjorge Ivanov e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o Presidente da Antiga República Jugoslava da Macedónia, Gjorge Ivanov, debateram o processo de adesão do país e a necessidade de consolidação das reformas internas. "Felicitei os esforços do Presidente no sentido de fortalecer as relações com os países vizinhos-chave", afirmou o Presidente Durão Barroso, tendo também apelado a todas as partes para que a questão do nome fosse resolvida tão rapidamente quanto possível. "É altura de se tomar uma decisão. Acreditamos que chegou o momento de se solucionar a questão do nome," sublinhou o Presidente.

Ler o discurso

Ver o vídeo

Durão Barroso "Homem do Ano 2009 da Europa Central e de Leste" – 20º Fórum Económico de Krynica, Polónia

08/09/2010

Logótipo do 20o Fórum Económico © Economic Forum

O Presidente Durão Barroso participa no 20o Fórum Económico, também conhecido como o "Davos polaco", tendo sido galardoado esta tarde com o prémio "Homem do Ano 2009 da Europa Central e de Leste". O prémio é atribuído a personalidades ilustres cujas acções e realizações tenham tido uma influência importante na Europa. Entre os galardoados com o prémio contam-se Victor Yushenko (2000), o Papa João Paulo II (2002), Vaclav Havel (2007), Donald Tusk (2008) e Jerzy Buzek (2009).

Ver o vídeo

Discurso do Estado da União 2010

Podem confiar na União Europeia em todas as circunstâncias para garantir o seu futuro

07/09/2010

José Manuel Barroso © EU

No seu Discurso do Estado da União 2010, o Presidente Durão Barroso apresentou o seu programa estratégico para a União, para o próximo ano. "A mensagem que quero transmitir a cada um dos cidadãos europeus é a de que podem confiar na União Europeia em todas as circunstâncias para garantir o seu futuro." O Presidente também referiu que as perspectivas económicas actuais são melhores do que há um ano atrás. "Mas o nosso trabalho está longe de estar concluído. Temos de acelerar o nosso programa de reformas," acrescentou.

Carta do Presidente Durao Barroso aos membros do Parlamento Europeu

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o Discurso do Estado da União completo

Ver extractos do Discurso do Estado da União 2010

Reunião com o Presidente da Polónia, Bronisław Komorowski

01/09/2010

Bronislaw Komorowski e José Durão Manuel Barroso © EU

A reunião de hoje entre o Presidente Durão Barroso e o Presidente polaco, Bronis?aw Komorowski, resultou num debate proveitoso sobre a actual agenda da UE e a cooperação futura. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Penso podermos dizer que partilhamos a visão estratégica sobre a necessidade de reforçar a nossa União Europeia." A coesão política, as questões orçamentais, a solidariedade europeia e a Parceria a Leste também estiveram sobre a mesa, e foram trocadas opiniões sobre a futura presidência polaca do Conselho.

Leia o discurso

Ver o vídeo

Parlamento Europeu, Estrasburgo

O Presidente Durão Barroso vai fazer o primeiro Discurso sobre o Estado da União, na terça-feira, 7 de Setembro de 2010, às 9 horas

01/09/2010

José Manuel Barroso © EU

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai fazer pela primeira vez o "Discurso sobre o Estado da União", na terça-feira, 7 de Setembro de 2010, no Parlamento Europeu, às 9 horas.

No seu discurso, o Presidente vai fazer o ponto da situação da União e apresentar as prioridades políticas para os próximos 12 meses.