Percurso de navegação

Notícias

Governação económica europeia

Temos de fortalecer a governação económica na Europa.

30/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

A Comissão adoptou uma Comunicação onde define uma série de ferramentas para fortalecer a governação económica da UE. O Presidente Durão Barroso disse: "Hoje, a Comissão está a apresentar propostas ambiciosas que permitirão obter progressos concretos. Através do "Semestre Europeu" podemos proporcionar coerência à supervisão europeia. Isto é lógico e necessário. Através de um sistema de incentivos que aplica sanções mais a montante, estamos dotados com as ferramentas que nos permitem actuar sempre que for necessário."

Ler mais

Ler o memorando

Read the Communication and the specifications on the Stability and Growth Pact

Cimeira Empresarial Europeia

30/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso explicou como a estratégia Europa 2020 vai contribuir para colocar a Europa no caminho certo e como a mesma será fortalecida através das propostas da Comissão para a governação económica. Sublinhou que o crescimento é a resposta: "A questão é como promover o crescimento," disse o Presidente, tendo acrescentado: "Temos de restaurar a confiança. Sem confiança não há crescimento. É por isso que precisamos de consolidação fiscal, assim como de reformas estruturais."

Felicitações a Julia Gillard, primeira-ministra da Austrália

29/06/2010

Bandeira australiana © Commons

O Presidente Durão Barroso felicitou a nova primeira-ministra da Austrália, S.Exa. Julia Gillard, pela sua nomeação. Expressou o seu desejo de continuar a fortalecer a importante relação bilateral entre a União Europeia e a Austrália e de enfrentarem juntos os desafios mundiais, em particular as alterações climáticas. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Tanto a UE como a Austrália têm, igualmente, a responsabilidade de assegurar que o processo do G20 cumpre com os esforços a que se propôs no sentido de proporcionar aos nossos cidadãos crescimento e estabilidade dos mercados. Temos de melhorar a governação financeira e económica mundiais."

Ler a mensagem completa de felicitações do Presidente

Visita da Presidente do Comité das Regiões, Mercedes Bresso

29/06/2010

Mercedes Bresso e José Manuel Barroso © EU

Após a reunião com a Presidente do Comité das Regiões, Mercedes Bresso, e representantes das regiões e cidades da Europa, o Presidente Durão Barroso disse: "Juntos, seremos capazes de colocar a União Europeia no caminho certo para a consolidação fiscal e a reforma estrutural, que nos ajudarão a assegurar o crescimento sustentável e o emprego. Espero que o nosso diálogo seja proveitoso e que possamos contar com o envolvimento estreito das regiões e das cidades na implementação da nossa estratégia Europa 2020."

Ler o comunicado de imprensa conjunto

Do G8 ao G20: comentários introdutórios de Durão Barroso

A governação mundial está a funcionar.

27/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

No final da Cimeira do G8, o Presidente Durão Barroso disse: "Apresentei a situação da economia europeia e todos os parceiros reconheceram que a Europa tomou acções decisivas. Houve um entendimento mútuo sobre como reforçar o frágil crescimento económico." Durão Barroso também definiu as suas expectativas para a Cimeira do G20.

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o vídeo

Declaração da Comissão Europeia e do Conselho Europeu – G20

Mantivemos a dinâmica para a coordenação mundial sobre as questões económicas.

27/06/2010

José Manuel Barroso e President Van Rompuy © EU

Numa declaração conjunta depois do G20, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, declararam: "Em Toronto, o G20 mostrou ser aquilo que a se propôs: o principal fórum para a cooperação económica internacional. "Mantivemos a dinâmica para a coordenação mundial sobre as questões económicas (...)". "O G20 está mais forte, e os seus líderes demonstraram uma determinação comum clara para a criação de um crescimento global sólido, sustentável e equilibrado. O resultado da cimeira reflecte a convergência geral em torno da abordagem da Europa."

Read the statement of the two Presidents

Comentários preliminares na Cimeira do G8

O mundo não pode crescer com base em desequilíbrios.

25/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente H. Van Rompuy, o Presidente Durão Barroso elogiou o trabalho preparatório do primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper. Durão Barroso disse: "A mensagem que a UE deseja transmitir nas duas cimeiras a ter lugar no Canadá é muito clara: Não devemos deixar que o propósito da acção mundial coordenada enfraqueça. Temos de restabelecer a confiança e as condições para o crescimento sustentável. E devemos cumprir com as promessas feitas aos mais desfavorecidos."

Ler o discurso completo do Presidente

Mensagem de condolências ao primeiro-ministro espanhol

24/06/2010

Bandeira espanhola © Commons

O Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro José Luis Zapatero no seguimento do trágico acidente de comboio em Espanha. Disse: "Fui informado sobre o terrível acidente de comboio que teve lugar a noite passada, em Castelldefels. A morte de doze pessoas, a maioria delas jovens, atropeladas por um comboio, é um desastre que me emociona de forma particular." O Presidente Durão Barroso também expressou as suas condolências às famílias das vítimas referindo a tragédia que o acidente representa para as mesmas.

Ler a declaração completa do Presidente

Carta conjunta dos membros do G20 em antecipação à cimeira

Todas as principais economias têm de contribuir para a concretização de um crescimento sólido, sustentável e equilibrado.

23/06/2010

Logótipo do G20 © SMO

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, enviaram uma carta conjunta aos restantes líderes do G20, onde definem os objectivos da UE sobre as questões-chave da agenda da cimeira do G20, em Toronto. Os dois Presidentes não deixam dúvidas de que "continua a ser prioritário assegurar um crescimento sólido e sustentável", e sublinharam que o G20 deve chegar a um acordo sobre uma estratégica de saída da crise coordenada e distinta que possa assegurar finanças públicas sustentáveis.

Ler mais

Ler a carta pdf - 19 KB [19 KB] English (en)

A União Europeia nas cimeiras do G8 e do G20 no Canadá

Felicitações a Mari Kiviniemi, primeira-ministra da Finlândia

23/06/2010

Bandeiras finlandesa e europeias © EU

O Presidente Durão Barroso felicitou a nova primeira-ministra finlandesa, Mari Kiviniemi: "Em nome da Comissão Europeia, e em meu próprio nome, gostaria de felicitá-la no seu novo cargo como primeira-ministra da República da Finlândia. Estou ansioso por trabalhar com V.Exa. e continuar a tradição de excelente cooperação entre o governo finlandês e a Comissão Europeia na solução dos desafios comuns, como a recuperação económica, a segurança energética e as alterações climáticas."

Ler mais

Debate sobre o resultado do Conselho Europeu

23/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

No seu discurso durante o debate sobre o resultado do Conselho Europeu, que teve lugar no Parlamento Europeu, o Presidente Durão Barroso sublinhou que os resultados do último Conselho Europeu foram muito para além de uma mera inclusão de abordagens nacionais. "Concretizou uma perspectiva verdadeiramente europeia em três áreas em concreto, sobre a governação económica, a regulamentação e a supervisão financeiras, e a estratégia Europa 2020, que é agora aceite como a estratégia da UE para o crescimento económico."

Ver o vídeo

Ler o discurso completo do Presidente

Declaração sobre o Serviço Europeu de Acção Externa

22/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso congratulou-se com o acordo político alcançado hoje em Madrid sobre o Serviço Europeu de Acção Externa. O Presidente afirmou: "A Comissão Europeia quer que o Serviço Europeu de Acção Externa se torne operacional o mais rapidamente possível, e o acordo político de hoje em Madrid é um grande passo em frente. Vou continuar a trabalhar de perto com as outras instituições europeias, de forma a assegurar que todos os próximos passos serão dados de forma tão célere quanto possível."

Ler mais

Discurso na Conferência do Instituto Universitário Europeu, Florença

21/06/2010

Brasão de Florença © Commons

O Presidente Durão Barroso focou o seu discurso na União Europeia e na governação mundial multilateral. "Gostaria de defender o papel da UE no reforço das instituições e dos regulamentos multilaterais a nível mundial," disse, tendo acrescentado que o multilateralismo é o mecanismo adequado para desenvolver a ordem e a governação num mundo multipolar, estando a UE bem posicionada para dar a sua contribuição decisiva. "Acredito que a União Europeia pode ter um papel importante no reforço das instituições globais multilaterais."

Ler o discurso completo do Presidente

Ver o vídeo

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Estamos empenhados em criar uma sociedade mais justa e inclusiva onde todos possam viver com dignidade.

18/06/2010

Logótipo do Ano Europeu © EU

Saudando a iniciativa "VIVA EUROPA 2010", o Presidente Durão Barroso sublinhou que a pobreza é um problema grave na União Europeia, e que existem 84 milhões de pessoas em risco de pobreza. "Isto é inaceitável!", disse Durão Barroso, referindo que a redução da pobreza é uma responsabilidade partilhada por todos. "Desta forma, todos contribuímos para o desenvolvimento de uma Europa baseada no seu valor essencial de solidariedade."

Visita do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron

O crescimento é a nossa preocupação mais importante e deve ser a nossa principal prioridade. Sem confiança não existirá crescimento.

17/06/2010

David Cameron e José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro do RU, David Cameron, sublinharam que o restabelecimento de finanças públicas sólidas, o aumento da competitividade, o investimento em áreas capazes de gerar crescimento no futuro e o desenvolvimento de mercados financeiros de confiança, devem fazer parte das nossas prioridades comuns. "É isto que esperamos do Conselho Europeu de hoje," disse o Presidente Durão Barroso, tendo acrescentado: "Os nossos cidadãos exigem que nos concentremos em questões concretas e não em debates sobre instituições ou processos. Não estou interessado numa tomada do poder de Bruxelas."

Ler o discurso completo do presidente

Ver o vídeo

Conselho Europeu, 17 de Junho de 2010

Arregaçámos as mangas e mostrámos que conseguimos actuar juntos quando existe vontade política comum.

17/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

Neste Conselho Europeu estivemos unidos para definir os aspectos essenciais da economia europeia para que possa crescer," afirmou o Presidente Durão Barroso depois do Conselho Europeu. Acrescentou, também, que "hoje, o Conselho Europeu arregaçou as mangas e mostrou que conseguimos actuar juntos quando existe vontade política comum por parte dos Estados-Membros e das instituições europeias. Estamos em cima do acontecimento e a agir.

Ler a declaração completa do Presidente

Ler as conclusões do Conselho Europeu

Ler a transcrição na língua original

Ver o vídeo em todas as línguas europeias

Discurso em antecipação do Conselho Europeu

Os europeus querem resultados. Vamos trabalhar com as instituições que temos e tirar o máximo proveito do seu potencial.

16/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso sublinhou que "estamos a trabalhar para evitar uma década de dívida e desenvolver uma geração de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo". Em relação à reforma dos mercados financeiros, Durão Barroso afirmou: "As pessoas têm de constatar que os mercados financeiros estão a ser restaurados e que as promessas são cumpridas. Precisamos de chegar a um acordo sobre a supervisão financeira antes do Verão, e precisamos de um sinal claro do Conselho Europeu de que as próximas propostas da Comissão sobre a regulamentação dos mercados financeiros serão adoptadas até finais de 2011."

Ler o discurso completo do Presidente

Ver os trabalhos preparatórios para a reunião do Conselho Europeu

Visita do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg

16/06/2010

Jens Stoltenberg e José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, debateram hoje os principais temas do Conselho Europeu, a ter lugar amanhã, a próxima Cimeira do G20, as questões energéticas e as alterações climáticas. A UE e a Noruega estão de acordo sobre as medidas a implementar para a saída da crise. O Presidente Durão Barroso explicou os objectivos da Europa para uma governação económica mais inteligente, a consolidação fiscal e as reformas estruturais. Os líderes também debateram as próximas acções a tomar no contexto das negociações internacionais sobre o clima.

Ver o vídeo

Hora de Perguntas com o Presidente Durão Barroso

15/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

Os principais assuntos debatidos hoje durante a Hora de Perguntas com o Presidente Durão Barroso, no Parlamento Europeu, foram o acordo SWIFT, a estratégia Europa 2020, a política de desenvolvimento e a forma de fortalecer a governação económica. O Presidente Durão Barroso assegurou ao Parlamento que a Comissão vai continuar a pressionar os Estados-Membros para concretizarem os compromissos assumidos relativos à política de desenvolvimento da UE. Também sublinhou que a governação económica deve ser fortalecida de acordo com o espírito do método da Comunidade.

Reunião com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker

14/06/2010

Jean-Claude Juncker e José Manuel Durão Barroso © UE

O Presidente Durão Barroso agradeceu ao primeiro-ministro Jean-Claude Juncker o apoio dado pelo Luxemburgo às propostas mais ambiciosas para a Europa e, nomeadamente, à Estratégia 2020. Insistiu sobre a necessidade da Europa encontrar um potencial de crescimento que represente "um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo". Referiu também que este crescimento não pode ser concretizado sem um esforço de consolidação orçamental e reformas estruturais.

25o aniversário do Acordo de Schengen

Schengen tornou-se sinónimo de eliminação das fronteiras internas na União Europeia

13/06/2010

Sinal fronteiriço © EU

O Presidente Durão Barroso esteve presente nas comemorações do 25o aniversário da assinatura do Acordo de Schengen e na inauguração do novo Museu Schengen. Para o Presidente Durão Barroso, Schengen tornou-se sinónimo de eliminação das fronteiras internas na União Europeia. "Schengen passou a ser um dos nomes mais conhecidos fora da Europa. O facto do Acordo ter sido assinado na pequena cidade de Schengen mostra que na Europa, muitas vezes, os mais pequenos são os maiores."

25o aniversário da adesão de Portugal e da Espanha à UE

Juntos sairemos da actual crise mais fortes.

12/06/2010

José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso referiu os benefícios da adesão, não só para Espanha e Portugal, mas também para a própria União Europeia. O Presidente Durão Barroso afirmou: "Precisamos de uma mobilização forte, tanto para sairmos da crise como para implementarmos as reformas necessárias ao nosso projecto político de uma Europa dinâmica baseada na justiça e na solidariedade, uma Europa do conhecimento e da inovação, uma Europa do emprego e da coesão social, uma Europa sustentável e mais competitiva."

Mensagem sobre o arranque do Mundial da FIFA, 11 de Junho

Mensagem sobre o arranque do Mundial da FIFA, 11 de Junho

11/06/2010

Bandeira da África do Sul © Commons

In the light of the forthcoming start of the FIFA World Cup, president Barroso said that he is particularly pleased that for the first time an African nation is hosting the World Championship. President Barroso: "Football is more than a sport: it is a universal language, a language that helps people from different cultures and backgrounds to unite. Borders of culture, of language and of nationality will be forgotten thanks to the World Cup."

Ler a declaração completa do Presidente

Ler mais

Ver o vídeo

Reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel

11/06/2010

J.M. Durão Barroso e Angela Merkel © EU

Depois da reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, o Presidente Durão Barroso afirmou que foram debatidas as questões mais importantes da agenda europeia. "A nossa prioridade é organizar as nossas finanças públicas," disse Durão Barroso. "Contornar as regras não é uma transgressão trivial. É colocar em risco o nosso futuro económico colectivo. Temos de fortalecer as nossas regras e a forma como a UE gere a sua economia." Durão Barroso também enfatizou que os cortes orçamentais e as reformas estruturais contribuem para aumentar o crescimento e o emprego.

Ler o discurso completo

Visita do primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk

Acredito que a Polónia vai mostrar uma liderança forte durante a sua presidência.

09/06/2010

José Manuel Durão Barroso e Donald Tusk © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, debateram hoje as suas prioridades comuns para a presidência polaca, nomeadamente, as perspectivas orçamentais para 2014-2020, a segurança energética europeia, a implementação das iniciativas de governação económica e a estratégia Europa 2020. Em relação à governação económica, o Presidente Durão Barroso afirmou que vivemos numa União. Quando um país está com dificuldades, independentemente de fazer parte ou não da zona euro, isto diz respeito a todos nós e a todos os 27 Estados-Membros.

Leia o discurso

Visita do primeiro-ministro do Montenegro, Milo Djukanovic

09/06/2010

José Manuel Durão Barroso e Milo Dukanovic © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro do Montenegro, Milo Djukanovic, reuniram-se para debater os progressos feitos pelo Montenegro na preparação do seu estatuto de candidato à UE. O Presidente Durão Barroso sublinhou que a Comissão está a preparar o seu parecer sobre a candidatura do Montenegro: "A satisfação dos critérios políticos será fulcral para avançarmos para o estatuto de candidato e iniciarmos as negociações," tendo acrescentado que a qualidade é mais importante do que a rapidez no que toca à implementação das reformas fundamentais.

Ler a declaração completa

Felicitações ao novo primeiro-ministro japonês

08/06/2010

Primeiro-ministro do Japão, Sua excelência Naoto Kan © Reporters

O Presidente Durão Barroso expressou as suas cordiais felicitações ao novo primeiro-ministro do Japão, Sua Excelência Naoto Kan. "Desejo-lhe sucesso na implementação do ambicioso programa de reforma do Partido Democrático do Japão," disse Durão Barroso, tendo acrescentado: "Estou ansioso por trabalhar com V.Exa. no fortalecimento das relações políticas e económicas entre o Japão e a União Europeia, incluindo o intercâmbio de experiências sobre a integração regional tendo em vista o seu objectivo de promoção de uma Comunidade da Ásia Oriental."

Ler mais

Reunião dos colégios das Comissões Europeia e Africana

Estou determinado a continuar e incrementar o nosso trabalho pioneiro com África

08/06/2010

Primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, e o Presidente Durão Barroso © EU

Numa reunião conjunta dos colégios das Comissões Europeia e Africana, em Addis Abeba, foram debatidos assuntos importantes, como a paz e a segurança, as alterações climáticas e as relações bilaterais. O Presidente Durão Barroso expressou a sua determinação em continuar e incrementar o trabalho pioneiro com África, em particular na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, e em fazer realmente a diferença na segurança alimentar e da água, na saúde e na educação. Depois da reunião, Durão Barroso também se reuniu com o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi.

Ler mais

Relações África-UE – Factos e números-chave

Website da União Africana

Mensagem sobre o arranque do Mundial da FIFA, 11 de Junho

08/06/2010

Bandeira da África do Sul © Commons

A alguns dias do início do próximo Campeonato Mundial da FIFA, o Presidente Durão Barroso disse estar particularmente satisfeito por ser a primeira vez que uma nação africana organiza esta competição mundial. O Presidente Durão Barroso afirmou: "O futebol é mais do que um desporto: é uma linguagem universal, uma linguagem que une pessoas de diferentes culturas e vivências. As fronteiras da cultura, da língua e da nacionalidade serão esquecidas graças ao Campeonato Mundial."

Ler a declaração completa do Presidente

Ler mais

Statement on the results of the referendum in Slovenia

06/06/2010

Slovenian flag © EU

President Barroso welcomed the support that the Slovenian people gave in the referendum on the Border Arbitration Agreement signed by the governments of Slovenia and Croatia. He stressed that this is an important step forward: "We now look forward to a final settlement of the dispute. Resolving this bilateral issue is an important signal for the region and the relations between Slovenia and Croatia."

Ler a declaração

Declaração sobre a Semana Verde

04/06/2010

Edifício Berlaymont decorado para a Semana Verde 2010 © EU

O Presidente Durão Barroso descreveu a importância da biodiversidade e salientou como os recursos naturais são fundamentais. Sublinhou também que a política para a biodiversidade da UE de 2010 compromete-nos a proteger a biodiversidade e os seus serviços ecossistémicos. "Uma componente-chave será o conceito da eficiência dos recursos," disse o Presidente Durão Barroso, tendo concluído: "É o nosso mundo que tem a perder. Porque se eliminarmos esta fonte de vida, não haverá outra."

Cimeira UE-Paquistão

04/06/2010

Syed Yousaf Raza Gilani, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso © EU

Após a Cimeira UE-Paquistão, o Presidente Durão Barroso sublinhou que "a reunião de hoje, mais uma vez, demonstrou que é do nosso interesse comum estreitarmos as nossas relações", tendo acrescentado que "chegámos a um acordo sobre um enquadramento para melhorar o nosso diálogo estratégico." O Presidente também lembrou que a UE é principal parceiro comercial do Paquistão e que a mesma está empenhada em ajudar o Paquistão a estabelecer uma economia cada vez mais próspera.

Reunião de alto nível com os parceiros sociais europeus

O crescimento que tem lugar num cenário de devastação social torna-se numa faca de dois gumes.

04/06/2010

Os Parceiros Sociais Europeus na CE © EU

O Presidente Durão Barroso sublinhou que é necessário haver diálogo social a todos os níveis, tendo também destacado a necessidade de consolidação fiscal e de reformas estruturais. Disse: "Somente se houver uma vontade genuína para solucionarmos os nossos problemas, e somente se fizermos o nosso melhor no sentido de um futuro sustentável, conseguiremos restabelecer a confiança na nossa economia e no crescimento. Os esforços têm de ser justos e equilibrados. Todos devem contribuir e não devemos deixar para trás os mais desfavorecidos das nossas sociedades. O crescimento que tem lugar num cenário de devastação social torna-se numa faca de dois gumes."

Ler o discurso completo

Visita do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán

03/06/2010

Victor Orbán e José Manuel Durão Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, debateram a próxima presidência húngara do Conselho, no primeiro semestre de 2011, e a situação económica na Europa e na Hungria. "A presidência terá lugar num momento crucial para a implementação da nossa estratégia comum Europa 2020. É por isso que estou particularmente satisfeito com o apoio húngaro a esta estratégia," disse Durão Barroso, tendo acrescentado: "Com reformas estruturais de longo alcance, a Hungria pode preparar o terreno para um renascimento económico e a modernização do país."

Ler o discurso

Reunião com a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite

02/06/2010

Dalia Grybauskaite e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e a presidente lituana, Dalia Grybauskaite, debateram a saída da actual crise económica, a Europa 2020 e a ligação da Lituânia ao mercado energético europeu. O Presidente Durão Barroso mostrou-se confiante de que a Lituânia vai emergir desta crise mais forte e acrescentou que foi necessário analisar as causas fundamentais da crise actual: "É por isso que temos de reformular os mercados financeiros e implementar uma agenda a longo prazo para a mudança: a Europa 2020."

Ver o vídeo

Mensagem de condolências depois do tiroteio em West Cumbria

02/06/2010

Polícia no local do tiroteio © EU

No seguimento do tiroteio em West Cumbria, o Presidente Durão Barroso enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro do RU, o Muito Honorável David Cameron, expressando a sua profunda tristeza e choque com o terrível tiroteio em West Cumbria. "Em nome da Comissão Europeia, expresso as nossas sinceras condolências a V.Exa. e ao povo do Reino Unido. Queira aceitar a nossa sentida solidariedade para com as famílias das vítimas e todos aqueles feridos neste aterrador incidente."

Read the president's statement

8a Cimeira dos Estados do Mar Báltico

A visão conjunta 2020 que estamos a adoptar contempla objectivos inovadores e temos agora de trabalhar para os concretizar

02/06/2010

José Manuel Durão Barroso e os ministros dos estados do Mar Báltico na Cimeira © EU

No seu discurso durante a Cimeira dos Estados do Mar Báltico, o Presidente Durão Barroso sublinhou que o Conselho dos Estados do Mar Báltico teve sucesso na execução da sua tarefa original, unir divisões antigas. Disse também: "Precisamos de uma visão a longo prazo que possa sustentar as nossas acções a curto prazo." O Presidente Durão Barroso também apresentou a sua visão sobre como melhorar a cooperação na Região do Mar Báltico e sublinhou a importância da Estratégia para a Região do Mar Báltico, a Dimensão Setentrional e as boas relações com a vizinha Rússia.

Ler o discurso do Presidente

Conferência de imprensa sobre o governo das sociedades

A Comissão está a analisar soluções estruturais, incluindo a criação de uma agência de notação de risco europeia independente

02/06/2010

José Manuel Barroso © EU

Numa conferência de imprensa conjunta sobre a regulamentação das agências de notação de risco e a boa governação nas instituições financeiras, o Presidente Durão Barroso, juntamente com os Comissários Barnier e Rehn, apresentou propostas ambiciosas e sólidas, assim como os respectivos prazos. O Presidente Durão Barroso sublinhou: "A Europa deve, e vai apresentar uma abordagem abrangente que lhe permita estabilizar, consolidar e obter crescimento dinâmico. E a Europa tem também de apresentar uma posição forte e unida na Cimeira do G20, em Toronto, e vai fazê-lo."

Ler mais

Comissão propõe reforço da supervisão da UE sobre as agências de notação de risco

Cimeira UE-Rússia

Estamos hoje a dar um passo importante e a iniciar a parceria UE-Rússia para a modernização

01/06/2010

Herman Van Rompuy, Jose Manuel Barroso e Dmitry Medvedev © EU

No final da Cimeira UE-Rússia, o Presidente Durão Barroso enfatizou as importantes prioridades políticas nas quais se vai focar a nova parceria para a modernização. Esta terá como objectivo abordar as barreiras empresariais e facilitar o comércio, fortalecer os laços nas questões energéticas e climáticas e promover os contactos povo-a-povo. Durão Barroso também sublinhou que a UE e a Rússia vão cooperar ainda mais de perto na preparação para a Cimeira do G20, a realizar em finais de Junho, no sentido de estimular a recuperação mundial e reformular a governação económica.

Comunicado de imprensa - A UE e a Rússia iniciam um novo partenariado para a modernização

Ler o discurso do Presidente

Reunião com o primeiro-ministro da Lituânia, Andrius Kubilus

01/06/2010

Andrius Kubilius e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro lituano, Andrius Kubilius, debateram a interdependência das economias globais e as estratégias para sair da crise, a segurança energética e o mercado energético integrado na região do Mar Báltico. O Presidente Durão Barroso disse: A "Comissão Europeia, e eu próprio, estamos muito empenhados neste plano de interligação do mercado energético do Báltico onde a Lituânia tem tido um papel muito activo. Queremos ajudar esta região a concretizar os seus objectivos em termos de segurança energética. E acreditamos existir aqui um grande potencial."

Mensagem de condolências no seguimento da tempestade Agatha

01/06/2010

Criança a sair de uma loja danificada © Reporters

No seguimento da tempestade tropical Agatha, o Presidente Durão Barroso enviou mensagens de condolências aos presidentes de El Salvador, Honduras e Guatemala. Em nome da Comissão Europeia, expressou as suas sinceras condolências às famílias de todos aqueles afectados pela tempestade, assim como a solidariedade da Comissão Europeia para com as famílias das vítimas. O Presidente Durão Barroso também destacou a decisão de ajuda humanitária da Comissão de 3 milhões de euros em resposta aos danos causados pela tempestade.

Comissão atribui 3 milhões de euros em ajuda humanitária