Percurso de navegação

Notícias

Reunião com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme

Estou convencido que a presidência belga será um sucesso

26/05/2010

José Manuel Barroso e Yves Leterme © EU

O Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro Yves Leterme debateram a sua cooperação e prioridades durante a presidência belga. O Presidente Durão Barroso mostrou-se confiante de que a Comissão e a Presidência “vão trabalhar em estreita colaboração" nas questões da supervisão, de uma maior coordenação económica e da governação na Europa. O Presidente sublinhou que a Estratégia Europa 2020 proposta “é a forma de olhar para os desafios económicos de um modo holístico."

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Visita do presidente da Arménia, Serzh Sargsyan

26/05/2010

Serzh Sargsyan © EU

O Presidente Durão Barroso recebeu hoje o Presidente da Arménia, Serzh Sargsyan, reafirmando o “forte compromisso da Comissão para com a estabilidade e a democracia na Arménia e a nossa disponibilidade para melhorar as relações bilaterais". Ambos os líderes referiram que desejam iniciar brevemente as negociações para um Acordo de Associação. O Presidente Durão Barroso manifestou o forte apoio da UE aos esforços para a resolução do conflito em Nagorno-Karabakh e para a normalização das relações entre a Arménia e a Turquia.

Ler o discurso

Ver o vídeo

Conferência Global Jean Monnet

25/05/2010

José Manuel Barroso © EU

Discursando hoje na Conferência Global Jean Monnet o Presidente Durão Barroso sublinhou como a entrada em vigor do Tratado de Lisboa contribui para a construção de uma “Europa mais política”. Referiu também que em tempos de crise a Europa necessita de "medidas imediatas e extraordinárias", mas, acima de tudo, de uma "resposta europeia mais estruturada". O Presidente está seguro de que até ao momento "o euro tem sido um sucesso" e vai continuar a "ser um sucesso”.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Fórum Económico de Bruxelas 2010

Queremos proteger os aforristas e os investidores, e fortalecer a estabilidade do sistema financeiro e das nossas economias

25/05/2010

José Manuel Barroso © EU

Durante o Fórum Económico de Bruxelas 2010, o Presidente Durão Barroso abordou os problemas da crise, com os quais a Europa se confronta, e a forma como devem ser solucionados. Afirmou que “o método da Comunidade funcionou e produziu resultados”, mas, na sua opinião, "a União Europeia deve estar munida das ferramentas para prevenir crises futuras e para lidar com situações de emergência". Também anunciou uma iniciativa da Comissão para o dia seguinte para uma resolução bancária para lidar com bancos insolventes, financiada pelos próprios bancos.

Ver o vídeo

Ler o discurso completo

Visita a Itália, 21-22 de Maio de 2010

Este é o momento para solucionar os problemas estruturais e eliminar as despesas e os gastos excessivos da despesa pública.

22/05/2010

President Barroso ?? EU

Durante a sua visita a Itália, o Presidente Durão Barroso defendeu uma governação económica mais forte na Europa e a implementação das reformas estruturais que foram adiadas durante vários anos. Disse também que “é verdade que tem existido um comportamento abusivo nos mercados financeiros e especulação contra alguns dos nossos Estados-Membros. Mas também é verdade que os especuladores movimentam-se numa onda de débito excessivo", tendo apelado, por isso, à consolidação fiscal e às reformas estruturais. Durão Barroso também elogiou o papel da Itália na defesa da estabilidade da área euro e saudou o seu compromisso europeu. Durão Barroso encontrou-se com o presidente e o primeiro-ministro italianos, Giorgio Napolitano e Silvio Berlusconi, respectivamente, e discursou na Conferência Bienal do Comité Económico e Social tendo destacado a importância da educação e da inclusão social na estratégia Europa 2020.

Read President Barroso's speech at the EESC 2010 Biennal conference fran??ais

Ler a declaração à imprensa pdf - 18 KB [18 KB]

Ver o vídeo da visita

Ver a conferência de imprensa

Ver o vídeo da Conferência Bienal do CESE 2010, Florenç a

Presidente Barroso recebe condecoração da Ordem de Malta

21/05/2010

Fra Matthew Festing, Grão-Mestre da Ordem de Malta, à esquerda, e José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia © EU

O Presidente Durão Barroso recebeu o "Collar pro Merito Melitensi" da Ordem de Malta, que é concedido aos chefes de Estado em reconhecimento das suas actividades e compromisso. O Presidente Durão Barroso sente-se muito honrado com esta condecoração, que considera ser uma expressão dos valores fundamentais e dos projectos concretos que unem a Comissão Europeia e a Ordem de Malta. Segundo Durão Barroso, também reflecte o compromisso comum no apoio aos mais desfavorecidos e na luta contra a pobreza e a exclusão social.

Ver o vídeo

20 de Maio – Dia Europeu do Mar

20/05/2010

Logótipo do Dia Europeu do Mar © EU

Durante a Conferência dos Grupos de Interesse do Dia Europeu do Mar, o Presidente Durão Barroso afirmou: "Vejo a Política Marítima Integrada como um exemplo importante de articulação da decisão política para o crescimento sustentável e inclusivo no contexto da nossa estratégia Europa 2020", tendo acrescentado que "sem dúvida que seremos capazes de avançar para um novo nível de ambição em benefício dos sectores marítimos e das regiões costeiras e de todos os europeus que vivem e trabalham nas zonas litorais e nos mares".

Ler mais

Cimeira UE-América Central, Madrid

19/05/2010

Participação de José Manuel Barroso, Presidente da CE, na Cimeira UE-América Central © EU

Durante a Cimeira da UE-América Central foram concluídas formalmente as negociações para um Acordo de Associação com a América Central. Este passo foi aclamado como um momento histórico nas relações entre a UE e a América Central. Para além da liberalização do comércio, investimento e aprovisionamento público entre as duas regiões, o Acordo é também relevante no que diz respeito aos seus valores partilhados: democracia, liberdades individuais, trabalho e direitos ambientais, assim como o estado de direito.

Cimeira UE-Comunidade Andina de Nações, Madrid

19/05/2010

Participation of José Manuel Barroso, President of the EC, at the EU-Central America Summit © EU

No final da Cimeira UE-Comunidade Andina de Nações, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a UE e a Comunidade Andina partilham vários valores e objectivos políticos importantes. Os líderes debateram de forma alargada as alterações climáticas e, em particular, os resultados da Conferência de Copenhaga e a próxima Conferência de Cancún. Foi também abordada a luta contra o tráfico de droga tendo sido acordado que o diálogo bi-regional deverá comportar uma maior componente política. Outras das questões que estiveram na ordem do dia foram a migração, os direitos humanos, a luta contra a discriminação, o racismo e a xenofobia.

Ler o discurso do Presidente pdf - 15 KB [15 KB] English (en)

Cimeira UE-América Latina e Caraíbas, Madrid

Abrimos um novo caminho na relação da UE com os nossos parceiros e amigos da América Latina e das Caraíbas

18/05/2010

Luiz Inácio Lula da Silva, President of Brazil, e José Manuel Barroso © EU

Num discurso proferido depois da Cimeira da UE-América Latina e Caraíbas, Durão Barroso sublinhou que não se trata somente de retórica, mas sim de resultados. "Hoje, lançámos oficialmente o Mecanismo de Investimento da América Latina," afirmou, tendo explicado que também foi acordada a criação da Fundação UE-ALC. Referiu, igualmente, que foram retomadas as negociações para um Acordo de Associação com o Mercosur, que foram concluídas com sucesso as negociações para um novo Acordo de Associação com a América Central e saudou a conclusão das negociações para um Acordo Comercial multipartido com a Colômbia e o Peru.

Ler o discurso do Presidente

Lançamento oficial do Mecanismo de Investimento da América Latina

Criação da Fundação UE-ALC

Ver o vídeo

Cimeira Chile-UE, Madrid

17/05/2010

José Manuel Barroso, Herman van Rompuy e José Luis Rodríguez Zapatero © EU

Numa altura em que se celebram cinco anos da implementação plena do Acordo de Associação, o Chile é um parceiro importante e muito valioso da UE, sublinhou o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira Chile-UE. Saudou também a recentemente estabelecida Associação para o Desenvolvimento e Inovação, que, segundo Durão Barroso, vai "ajudar-nos a alargar a nossa cooperação, nomeadamente, nas áreas da inovação, do investimento, do comércio e da educação." Para além da intensificação dos intercâmbios de políticas sobre questões-chave globais, a biodiversidade foi também debatida.

Cimeira UE-Cariforum, Madrid

17/05/2010

José Manuel Barroso e Herman van Rompuy © EU

Depois da produtiva Cimeira UE-Cariforum, o Presidente Durão Barroso expressou a sua satisfação pela assinatura do Acordo de Parceria Económica pelos parceiros e amigos das Caraíbas, tendo sido aprovadas as suas regras de procedimento: "Isto proporciona uma nova dinâmica à nossa relação, que confere obrigações mútuas e vantagens mútuas. É um marco substancial nas nossas relações com as Caraíbas, que oferece a ambos os lados benefícios e oportunidades importantes," sublinhou Durão Barroso, tendo explicado que também foi validado o projecto para a nova Estratégia Conjunta UE-Caraíbas.

Cimeira UE-México, Santander

16/05/2010

Migel Angelo Revillas, José Manuel Barroso, José Luis Rodríguez Zapatero e Theresa Noceda © EU

"O México é um dos parceiros estratégicos fundamentais da UE, graças ao seu papel cada vez maior no cenário internacional, ao seu compromisso para enfrentar os desafios globais e pela sua contribuição importante e reflectida no G20," disse o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira da UE-México, tendo referido o compromisso assumido para uma colaboração mais estreita na próxima cimeira do G20, que será presidida pelo México, em 2012. "Estou confiante que o diálogo macroeconómico que decidimos lançar hoje será uma contribuição importante nesse contexto."

Mensagem de condolências sobre o acidente aéreo em Tripoli

12/05/2010

Equipas de resgate inspeccionam a zona do acidente com o avião da Afriqiyah Airways, em Tripoli, Líbia © Reporters

O Presidente Durão Barroso enviou a mensagem de condolências às autoridades líbias, dizendo: "Excelência, tomei conhecimento do terrível acidente de aviação desta manhã no aeroporto de Tripoli do qual resultaram várias vítimas mortais. Em nome da Comissão Europeia, e em meu próprio nome, expresso as nossas sinceras condolências e a nossa profunda solidariedade para com as famílias de todas as vítimas. Queira aceitar, V.Exa., os protestos da minha mais elevada consideração."

Felicitações a David Cameron, novo primeiro-ministro do RU

12/05/2010

Primeiro-ministro britânico, David Cameron, com a sua mulher Samantha © Reporters

O Presidente Durão Barroso enviou a seguinte mensagem de felicitações ao recentemente eleito primeiro-ministro do Reino Unido, o Muito Honorável David Cameron, deputado, dizendo: "Em nome da Comissão Europeia, gostaria de expressar as minhas sinceras felicitações pela sua eleição como primeiro-ministro do Reino Unido. Desejo-lhe todo o sucesso, assim como ao seu governo, no exigente trabalho que têm pela frente. Tal como todos os governos europeus, terá de tomar decisões difíceis numa altura igualmente difícil."

Ler a declaração completa do Presidente

Conferência de imprensa conjunta

A Comissão está a aproveitar o momento para reforçar a coordenação da política económica e garantir mais disciplina fiscal

12/05/2010

José Manuel Barroso © EU

"A governação e a coordenação das políticas económicas na área euro têm de ser melhoradas," disse o Presidente Durão Barroso durante a conferência de imprensa conjunta com o Comissário Rehn, tendo acrescentado que esta tarefa vai implicar disposições de supervisão económica mais profundas e alargadas na orientação da política fiscal durante o ciclo, assim como a resolução das divergências no crescimento, inflação e competitividade. A proposta da Comissão gira à volta destes três pilares interrelacionados descritos pelo Presidente Durão Barroso: "São aquilo a que chamo de um Pacto de Consolidação. São a base de uma economia europeia forte."

Ler o discurso completo

Ler mais

Read the speech by Commissioner Olli Rehn

Mensagem para o primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos

12/05/2010

Bandeira dos Países Baixos © EU

O Presidente Durão Barroso expressou a sua profunda tristeza ao primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos, Jan Peter Balkenende, depois de ter tomado conhecimento da trágica perda de vidas no acidente de aviação no aeroporto de Tripoli, do qual resultaram 61 vítimas holandesas. O Presidente Durão Barroso disse: "Em nome da Comissão Europeia, e em meu próprio nome, gostaria de expressar as minhas sinceras condolências a si e às famílias das vítimas. Queira aceitar, Excelentíssimo Primeiro-Ministro, os protestos da minha mais elevada consideração."

Ler a mensagem do Presidente

Declaração sobre a adesão da Estónia à área euro

12/05/2010

Estónia © EU

O Presidente Durão Barroso apresentou hoje a decisão da Comissão sobre a sua recomendação relativamente à preparação da Estónia para aderir à área euro. O Presidente Durão Barroso disse: "Hoje, temos a certeza que a Estónia satisfaz as condições e deve aderir ao euro a 1 de Janeiro de 2011. Tendo em conta os últimos debates, é necessário lembrar que ninguém deseja abandonar o euro, e que muitos países pretendem aderir."

Fórum Económico Mundial sobre a Europa 2010

O mecanismo acordado hoje vai assegurar que qualquer tentativa para enfraquecer a estabilidade do euro falhará

10/05/2010

José Manuel Barroso © EU

Durante o Fórum Económico Mundial sobre a Europa 2010, o Presidente Durão Barroso sublinhou que em menos de 48 horas a União Europeia concluiu um acordo que lhe vai permitir responder de forma coordenada, rápida e eficaz às dificuldades em qualquer Estado-Membro da área euro. "Mas este acordo não é somente sobre assistência, é também sobre esforços suplementares de consolidação," disse o Presidente, tendo acrescentado que se deve tirar uma lição da crise, e que a união monetária só será viável se a união económica for fomentada.

Ler o discurso completo do Presidente

60o aniversário da Declaração Schuman - Dia da Europa 2010

09/05/2010

Statement by Robert Schuman at the Salon de l'Horloge © EU

Pela ocasião do 60o aniversário da Declaração Schuman, o Presidente Durão Barroso resumiu as concretizações da União Europeia ao longo das últimas décadas e sublinhou que para poder enfrentar os desafios e as exigências do século XXI tem ainda de fazer mais. "A Europa pode ter sucesso se actuar de forma colectiva, como uma União," disse o Presidente, tendo reiterado que a estratégia Europa 2020 fornece uma visão clara sobre como a UE pode sair da crise mais forte e tornar-se numa economia inteligente, sustentável e inclusiva.

Ler o discurso completo

Declaração no seguimento da reunião dos países da área euro

Vamos defender firmemente o euro

08/05/2010

José Manuel Barroso e Herman Van Rompuy © EU

O Presidente Durão Barroso sublinhou que "da nossa reunião de hoje resultou uma determinação clara", tendo destacado três linhas de acção: um "Pacto de Consolidação" para uma consolidação fiscal mais profunda; a coordenação económica e a supervisão orçamental reforçadas; e a conclusão urgente das reformas do mercado financeiro. "As instituições europeias - o Conselho, a Comissão, o Banco Central Europeu e os Estados-Membros da área euro - vão defender firmemente o euro", concluiu Durão Barroso.

Ler a Declaração dos Chefes de Estado ou de Governo da Área Euro em inglês pdf - 67 KB [67 KB]

Ler a transcrição da Declaração do Presidente Durão Barroso em inglês pdf - 15 KB [15 KB]

Europa 2020 e uma abordagem holística para o crescimento

A estratégia Europa 2020 não é somente uma lista de objectivos inspiradores ou uma visão - é um programa de reforma.

05/05/2010

José Manuel Barroso © EU

Durante um debate sobre a Europa 2020, no Parlamento Europeu, o Presidente Durão Barroso apresentou soluções, incluídas na estratégia Europa 2020, sobre como a Europa pode sair da crise. Sublinhou que serão tomadas medidas a nível europeu, mas, também, o facto das reformas terem de ser elaboradas em cada um dos 27 Estados-Membros ser um aspecto importante: "Vamos definir claramente o que tem de ser feito a nível europeu e o que tem de ser feito a nível nacional. E a implementação vai ser crucial."

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

Cimeira UE-Canadá, Bruxelas

05/05/2010

Stephen Harper, Herman Van Rompuy e José Manuel Barroso © EU

O Presidente Durão Barroso afirmou que a Cimeira UE-Canadá tem lugar num momento oportuno, uma vez que vai permitir debater as respostas colectivas aos desafios globais que os parceiros vão apresentar nas cimeiras do G8 e do G20, no Canadá, em Junho. Referiu que a aspiração a uma economia global aberta será o assunto principal das cimeiras, tendo acrescentado que para garantir uma recuperação forte, o G20 tem de assumir uma posição clara sobre estratégias de saída, reformas dos mercados financeiros globais, assim como sobre a reforma do Fundo Monetário Internacional.

Ler a declaração completa do Presidente

Declaração em antecipação da Cimeira da Área Euro

O Presidente Durão Barroso fez uma declaração ao Parlamento Europeu em antecipação à Cimeira da Área Euro. Nesta declaração, e no que respeita ao mecanismo europeu coordenado de assistência à Grécia, o Presidente Durão Barroso sublinhou que o apoio financeiro sem precedentes concedido à Grécia, assim como o programa de regulação, são as respostas adequadas: "Temos de afirmar claramente que os cépticos estão errados." Abordou também a lições que têm de ser aprendidas com a crise e assegurou que a Comissão vai fazer tudo o que for necessário para garantir que os mercados financeiros não são um palco para a especulação.

05/05/2010

Hemiciclo do Parlamento Europeu, Bruxelas © EU

O Presidente Durão Barroso fez uma declaração ao Parlamento Europeu em antecipação à Cimeira da Área Euro. Nesta declaração, e no que respeita ao mecanismo europeu coordenado de assistência à Grécia, o Presidente Durão Barroso sublinhou que o apoio financeiro sem precedentes concedido à Grécia, assim como o programa de regulação, são as respostas adequadas: "Temos de afirmar claramente que os cépticos estão errados." Abordou também a lições que têm de ser aprendidas com a crise e assegurou que a Comissão vai fazer tudo o que for necessário para garantir que os mercados financeiros não são um palco para a especulação.

Ler o discurso completo

Cerimónia do Pacto de Autarcas, Parlamento Europeu

Esta iniciativa não tem precedentes

04/05/2010

Covenant of Mayors logo

Durante a cerimónia do Pacto de Autarcas, o Presidente Durão Barroso sublinhou que os autarcas estão a fazer a diferença no que respeita às alterações climáticas. Disse também que representam a essência e o espírito da UE: "A partir do nível local, estão a desenvolver uma iniciativa europeia e global numa expressão muito genuína dos valores democráticos da Europa." Barroso acrescentou: "Esta iniciativa não tem precedentes, e o mundo tem os olhos postos aqui com grande interesse. A Comissão está empenhada em ser vosso parceiro e apoiante."

Conferência da UE: 500 municípios comprometem-se a reduzir o CO2 em mais de 20%

Ler o discurso completo do Presidente

Comissão Europeia presta juramento

O juramento de independência e respeito pelos Tratados da UE é mais do que um mero acto simbólico

03/05/2010

A Comissão Barroso II © EU

O Colégio de Comissários proferiu hoje o compromisso solene no Tribunal de Justiça da União Europeia, em Luxemburgo, tendo jurado respeitar os Tratados da UE e a total independência na condução das suas funções durante o seu mandato. Pela primeira vez, os comissários também se comprometeram, explicitamente, a respeitar a nova Carta dos Direitos Fundamentais. O Presidente Barroso sublinhou que os comissários manifestaram hoje, de forma evidente, que vão defender todos os princípios e valores consagrados nos Tratados e na Carta dos Direitos Fundamentais.

European Commission swears oath to respect the EU Treaties

Ler o discurso

Declaração do Presidente Barroso sobre a Grécia

É um pacote sólido e credível

02/05/2010

José Manuel Barroso

O Presidente Barroso acolheu com satisfação o acordo com as autoridades gregas sobre um programa plurianual de consolidação fiscal e reforma estrutural, preparado em conjunto pela CE, o BCE e o FMI. "O governo grego, sob a liderança determinada do Primeiro-Ministro Papandreou, comprometeu-se com um processo de reforma difícil, mas necessário, para voltar a colocar a economia grega no caminho da sustentabilidade e para restaurar a confiança. A Comissão considera que este conjunto de medidas acordadas representa um pacote sólido e credível."

Ler a declaração completa do Presidente

Ler a declaração conjunta do Comissário Europeu Olli Rehn e do Director-Geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn

Watch the press conference of extraordinary EUROGROUP meeting