Percurso de navegação

Notícias

Tremor de terra na costa do Chile

28/02/2010

Earthquake in Chile © AFP

O Presidente Barroso fez a seguinte declaração sobre o tremor de terra no Chile: “Estou profundamente chocado com a extensão da devastação resultante do tremor de terra no Chile. Os meus pensamentos e condolências dirigem-se às famílias das vítimas deste terrível desastre. Estamos preparados para fazer o que for necessário para ajudar as autoridades Chilenas neste momento díficil. Como primeiro passo, o Departamento Europeu de Ajuda Humanitária (ECHO) da Comissão está preparado para tomar, a qualquer momento, uma decisão de financiamento humanitário no valor de 3 milhões de Euros para responder às necessidades mais urgentes. Pedi à Comissária Georgieva que me mantenha informado dos últimos desenvolvimentos, para que a ajuda possa ser mobilizada o mais rapidamente possível.”

Baixar a declaração

Sessão plenária do Parlamento Europeu

25/02/2010

O Parlamento Europeu em Bruxelas © EP - Audiovisual Unit

Durante a sessão plenária de ontem do Parlamento Europeu, em Bruxelas, o Presidente José Manuel Barroso informou os deputados sobre o resultado do Conselho Europeu Informal de 11 de Fevereiro de 2010. José Manuel Barroso definiu alguns dos elementos-chave da Estratégia Europa 2020 que a Comissão vai formalmente propor a 3 de Março. Para que tenha sucesso, a nova estratégia deve ser abrangente e deve envolver todas partes das nossas sociedades: "Não teremos sucesso em colocar a sociedade europeia no caminho certo em 2020 se isto tiver como consequência o conflito social," disse Barroso. Os projectos visíveis, como um plano de inovação, um novo programa de competências, um plano específico para a acção contra a pobreza ou uma política industrial adequada, devem ser o centro das próximas medidas da UE. Não se trata de um debate sobre competências, enfatizou José Manuel Barroso: "Espero sinceramente que desta vez os interesses nacionais mais limitados não resistam mais uma vez à necessidade de uma coordenação de proximidade e de um sistema efectivo de governação europeia."

Ler o discurso completo pdf - 27 KB [27 KB] English (en)

Reunião com o Presidente da Bulgária

24/02/2010

José Manuel Barroso e Georgi Parvanov © EU

Depois de uma reunião de trabalho realizada ontem na Comissão Europeia, o Presidente José Manuel Barroso sublinhou ao Presidente Georgi Parvanov que a "Bulgária pode ser o suporte central de uma região estável e próspera." A segurança energética e a solidariedade estiveram também na agenda. "A União Europeia leva muito a sério o conceito de solidariedade, tal como mostramos durante a mais recente crise do gás Rússia-Ucrânia." José Manuel Barroso assegurou que "estamos actualmente a implementar acções estruturais a nível da União Europeia para a segurança energética e a diversificação da energia e sei que a Bulgária está comprometida com esta agenda." Anunciou que 2,3 mil milhões de euros serão atribuídos a 32 projectos de gás e a 12 projectos de electricidade na UE durante os próximos 12 meses. A Bulgária estará entre aqueles que vão beneficiar do apoio a projectos para fluxo inverso e do projecto Nabucco para diversificar as importações de gás.

Ler o discurso pdf - 18 KB [18 KB] English (en)

Colégio da CE e presidência espanhola da UE reúnem-se em Madrid

23/02/2010

José Manual Barroso e José Luis Rodríguez Zapatero © Reporters

Depois da tradicional reunião entre o Colégio da CE e a presidência do Conselho espanhola rotativa, o Presidente José Manuel Barroso afirmou que a economia europeia tem de aspirar a algo mais do que justo para continuar a ser viável, mas tem de tomar uma nova direcção. Para isso, a Comissão vai apresentar, a 3 de Março, a sua proposta formal para a estratégia Europa 2020. "Não temos tempo a perder," enfatizou Barroso. Agradeceu à presidência espanhola pelas contribuições políticas e intelectuais para a estratégia como, por exemplo, a promoção do carro eléctrico. Por último, expressou a sua esperança de que na cimeira UE-América Latina os acordos com a América Central e a comunidade Andean estejam prontos e que as negociações com o Mercosur possam ser iniciadas.

Ler o discurso

Ver o vídeo da visita

Declaração após a forte intempérie que afectou a Madeira

20/02/2010

Um bombeiro acompanha dois homens através da lama nas ruas da cidade © Reporters

O Presidente José Manuel Barroso esteve em contacto com o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e transmitiu-lhe as suas condolências pelas vítimas da devastadora tempestade que se abateu sobre a Ilha da Madeira. O Presidente José Manuel Barroso também expressou a sua solidariedade para com as pessoas afectadas e as suas famílias, e assegurou que está a seguir de perto a situação. O Presidente sublinhou a disponibilidade da Comissão Europeia para apoiar as autoridades portuguesas nesta terrível catástrofe.

A Comissão propõe uma ajuda de 31,2 milhões de euros a Portugal na sequência das graves inundações na Madeira

Reunião com a nova directora-geral da UNESCO

17/02/2010

Irina Bokova e José Manuel Barroso © EU

O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se com Irina Bokova que foi eleita directora-geral da UNESCO no passado Outono. Irina Bokova expressou o seu forte interesse no fortalecimento da cooperação e diálogo com a UE. A UE e a UNESCO partilham os mesmos valores fundamentais: paz, direitos humanos e sociedades igualitárias, justas e inclusivas. O Presidente José Manuel Barroso confirmou a necessidade de trabalharem juntos nestes valores e na concessão a todos os indivíduos do direito ao conhecimento em todo o mundo. Também enfatizou a importância do trabalho da UNESCO na diversidade cultural e na educação, em particular no contexto do desenvolvimento.

Apresentação aos chefes de Estado e de governo sobre a estratégia EUROPA 2020

11/02/2010

Mãos a segurar um globo simbolizando crescimento e emprego © EU

O Presidente José Manuel Barroso fez hoje uma apresentação aos chefes de Estado e de governo sobre a estratégia EUROPA 2020. Esta analisa os efeitos da crise financeira e as implicações da interdependência. O Presidente José Manuel Barroso definiu os parâmetros sobre como traçar o caminho para sair da crise desenvolvendo ao mesmo tempo um novo modelo económico para a Europa em 2020.

Apresentação da EUROPA 2020 pdf - 2 MB [2 MB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Informações de base sobre a EUROPA 2020 pdf - 3 MB [3 MB] English (en)

Reunião informal dos chefes de estado e de governo

11/02/2010

Justus Lipsius building in Brussels, Council of Ministers © Council of the European Union

Os líderes da UE debateram hoje a actual situação económica na Grécia, assim como a futura estratégia para a economia europeia: "Europa 2020". O Presidente José Manuel Barroso enfatizou a necessidade de um verdadeiro "controlo” pelo Conselho Europeu para que a nova estratégia seja um sucesso. O Presidente destacou que será necessário articular as prioridades do presente com as prioridades do futuro. Ao mesmo tempo, os chefes de Estado e de governo, juntamente com o Presidente José Manuel Barroso, chegaram a um acordo para apoiar totalmente o governo grego no cumprimento dos objectivos do Programa de Estabilidade para 2010.

Ler a declaração à imprensa do Presidente José Manuel Barroso pdf - 20 KB [20 KB] English (en)

Ler a declaração feita durante o Concelho Europeu

Ver a conferência de imprensa

Contribuição do Presidente para a reunião informal dos chefes de Estado e de governo

10/02/2010

Uma mulher a caminhar numa superfície de madeira deixando para trás pegadas na relva

"A EUROPA 2020 não pode ser mais uma tarefa de rotina," disse o Presidente José Manuel Barroso na sua contribuição para a reunião informal dos chefes de Estado e de governo. "Precisamos de uma mudança qualitativa na eficácia e na apresentação de uma nova estratégia concebida para aumentar o crescimento sustentável e criar os empregos que precisamos. (…) Ao tomarmos acções audaciosas, podemos concretizar as nossas ambições." Para ele, três temas devem estar no topo da agenda da reforma EUROPA 2020: o crescimento baseado no conhecimento e na inovação; uma sociedade inclusiva com um elevado nível de emprego e um crescimento mais amigo do ambiente.

Visit the EUROPE 2020 website

Ler a contribuição completa pdf - 37 KB [37 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Eleição do novo Colégio de Comissários pelo Parlamento Europeu

09/02/2010

José Manuel Barroso e os comissários no Parlamento

O Parlamento Europeu votou por uma grande maioria na aprovação da próxima Comissão Europeia, apoiando o novo executivo da UE com uma votação de 488 votos a favor e 137 contra, e com 72 abstenções. "Estamos agora prontos para agir," disse o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, durante a conferência de imprensa que se seguiu à votação, sublinhando que o resultado foi superior ao de há cinco anos atrás. "Temos de transformar a contribuição desta instituição em acções de política concretas; e não só debater sempre as questões institucionais mas fazer com que estas questões institucionais funcionem em prol dos europeus."

Ler o discurso

Ver a conferência de imprensa

"Os bancos têm um papel fundamental mas têm de o desempenhar de forma responsável"

08/02/2010

Banqueiro a ler um jornal na sua secretária © Reporters

"A crise mostrou o quanto a União Europeia e, na realidade, o mundo inteiro estão interdependentes," afirmou o Presidente José Manuel Barroso no dia 4 de Fevereiro durante a sua intervenção na Mesa Redonda Europeia dos Serviços Financeiros (EFR). Discursando para os directores-executivos dos principais bancos europeus e representantes do BCE, FMI e bancos centrais europeus, José Manuel Barroso sublinhou "o quão importante é continuar a modernização das nossas economias". Com este objectivo, uma das primeiras acções da nova Comissão será propor tanto uma reforma estrutural como uma estratégia de saída e recuperação da crise: a agenda transformacional "Europa 2020".

Ler o discurso pdf - 22 KB [22 KB] English (en)

Declaração sobre a economia Grega

02/02/2010

A bandeira grega © EU

Em resposta às perguntas dos jornalistas, o Presidente José Manuel Barroso fez na segunda-feira uma declaração sobre a economia grega onde admitiu que "O enorme défice do governo grego para 2009 foi uma surpresa para todos nós," mas teve em conta que "a Grécia está determinada a corrigir o seu défice muito excessivo," mencionando o programa adoptado pelo governo e avaliado pela Comissão. De acordo com o compromisso do governo grego, o Presidente José Manuel Barroso explicou, por último, que "a Comissão recomendará ao Conselho, na próxima quarta-feita, a aprovação do programa grego.”

Ler a declaração completa pdf - 7 KB [7 KB] English (en)

Ler o comunicado de imprensa

Statement on the blockade at the Greek-Bulgarian border by Greek farmers

02/02/2010

Greek farmer walks past a line of tractors © AP

Bulgarian Prime Minister Boyko Borissov called on Tuesday president Barroso and informed him on the continued difficulties that the blockage by Greek farmers is causing to Bulgarian industry, services and goods. President Barroso welcomed the efforts made by both the Bulgarian and Greek prime ministers on the matter. He believes that this issue can be solved on a consensual basis and therefore calls for a swift and efficient solution to be found. The Commission stands ready to use all the necessary legal avenues to ensure that the free movement of goods is guaranteed. President Barroso nevertheless hopes that drawn-out legal procedures that are not in the interest of citizens can be avoided.