This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Notícias

A dimensão social da Europa perante a crise

30/09/2009

Por ocasião da sessão plenária do Comité Económico e Social para a qual tinha sido convidado, o Presidente José Manuel Barroso lembrou que a crise começara por colocar entraves no funcionamento dos mecanismos económicos e financeiros, e que estava agora a tornar-se realidade ao colocar-nos a todos perante um desafio: “Ou fazemos, juntos, escolhas de sociedade orientadas para o futuro, ambiciosas e fundadas nos nossos valores, e a Europa, unida, sairá da crise reforçada, ou navegamos ao acaso sem verdadeiro rumo político comum, e a Europa, por falta de união, será marginalizada”. Assim, explicou a título de exemplo, que se desejarmos uma Europa que coloca os cidadãos na essência do seu projecto e que tem em consideração as alterações climáticas para criar uma economia ecológica, a nossa missão é assegurarmo-nos que os cidadãos tenham as competências necessárias para trabalharem nestas novas profissões.

Ler o discurso français

Uma nova era de cooperação para o progresso nos próximos cinco anos

28/09/2009

Fábrica de café © EC

Convidado a reagir ao Manifesto da Spring Alliance – uma rede de membros oriundos de todos os quadrantes da sociedade civil e não só – o Presidente José Manuel Barroso agradeceu o grupo pelo contributo dado e explicou que o seu novo mandato iria ficar marcado por uma abordagem cooperativa. “Quero uma nova parceria com os Estados-Membros e o Parlamento. E, gostaria de ter o mesmo nível de cooperação com os parceiros sociais e a sociedade civil”. Comentando o Manifesto, admitiu não estar totalmente de acordo com todas as avaliações, partilhando todavia algumas das análises. A título de exemplo, declarou “Tal como o vosso Manifesto o recorda, as alterações climáticas não são a única ameaça para a saúde ambiental do nosso planeta. A perda de biodiversidade pode não atrair tanta atenção, mas é um problema igualmente urgente”.

Ler o discurso English

A caminho de uma recuperação sustentável, equitativa e liderada por empresas

28/09/2009

Manuel Barroso e Herman van Rompuy © CE

O Presidente José Manuel Barroso assistiu à reunião anual da VKW, uma associação de empresas, empresários e executivos neerlandófonos da Flandres e de Bruxelas, na companhia do Primeiro-Ministro belga Herman van Rompuy. Ao responder à pergunta sobre as necessidades da Europa nos próximos anos, destacou quatro áreas essenciais. A primeira é o mercado único, “a pedra sobre a qual assenta a prosperidade da Europa. No entanto, este ainda não está a desenvolver todo o seu potencial. Tenciono iniciar uma importante análise para descobrir porquê”. A segunda área em que a Europa pode marcar a diferença é a regulamentação. “A partir de agora, pretendo fazer da regulamentação ‘inteligente’ um leitmotiv’ da política comunitária”. A terceira área é a investigação. Entre as propostas, afirmou “A Europa deve tornar-se o ‘continente de eleição’ para os investigadores talentosos de todo o planeta”. A quarta área diz respeito às competências, tendo o Presidente José Manuel Barroso referido que “apesar do elevado número de desempregados, sei que muitas entidades patronais continuam a ter dificuldades em recrutar pessoas com as competências necessárias.”

Ler o discurso completo English

Os mercados financeiros devem concentrar-se em investimentos éticos a longo prazo em vez de apostas irreflectidas a curto prazo.

26/09/2009

José Manuel Barroso e Barrack Obama © CE

“Tendo visto o papel central desempenhado pela UE na criação do G20 a nível de líderes há um ano, estou especialmente feliz com as decisões tomadas hoje e com o novo papel permanente do G20", declarou o Presidente José Manuel Barroso no fim da reunião em Pittsburgh. O G20 acordou em reforçar a coordenação das nossas principais políticas económicas, mas também em controlar prémios exorbitantes e responsabilizar o financiamento internacional. “Mas só alcançaremos uma recuperação completa e sustentável se também lutarmos contra as alterações climáticas e relançarmos rapidamente o comércio”, concluiu o Presidente José Manuel Barroso. “Trata-se de um teste de credibilidade para o G20 – falhar não é uma opção”.

Ler a declaração de José Manuel Barroso pdf - 8 KB [8 KB]

Ler a declaração dos líderes do G20 pdf - 122 KB [122 KB]

Ratificação alemã do Tratado de Lisboa

25/09/2009

A Porta de Brandeburgo © CE

O Presidente José Manuel Barroso saudou a ratificação alemã do Tratado de Lisboa e agradeceu a Alemanha pelo seu compromisso europeu e pelo seu constante apoio ao Tratado. “Com a ratificação alemã do Tratado de Lisboa, a Europa deu outro passo importante no sentido de uma maior capacidade de acção, responsabilização democrática e influência a nível mundial. Queria novamente sublinhar a importância de, este Outono, se concluir o processo de ratificação do Tratado de Lisboa em todos os países”.

Ler a declaração completa em inglês e alemão pdf - 7 KB [7 KB] Deutsch (de)

Início de uma nova era para a Europa global

24/09/2009

Chegada de José Manuel Barroso e da sua esposa Margarida Sousa Uva, 2.º e 3.º a contar da direita © CE

Poucas horas antes do início da cimeira do G20 em Pittsburgh, o Presidente José Manuel Barroso recebeu um diploma de Doutoramento Honoris Causa por parte da prestigiada Universidade de Pittsburgh. Aproveitou esta oportunidade para realçar as estreitas relações entre a Europa e os Estados Unidos, explicando o motivo por que apelou para uma nova “Agenda Atlântica para a Globalização” no passado mês de Setembro. “Isto irá enviar um sinal importante ao mundo em relação à nossa determinação em formar, juntos, as estruturas da governação mundial”. No entanto, em relação aos acontecimentos do ano passado, observou que “de certa forma, esta parceria transatlântica reforçada está a começar a ganhar forma espontaneamente dado que a crise económica e financeira obriga-nos a todos a acelerar o ritmo da cooperação global”.

Leia o discurso English

Não é altura de esconder trunfos na manga

22/09/2009

José Manuel Barroso © EC

"É importante reconhecermos os constrangimentos políticos fundamentais em cada uma das nossas economias mas vamos fazer o nosso melhor para preparar propostas para além dos limites desses constrangimentos” disse o Presidente José Manuel Barroso durante o debate da mesa redonda sobre as alterações climáticas, convocada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, em Nova Iorque. Pediu aos países desenvolvidos “para confirmarem as suas intenções” mas também aos países em vias de desenvolvimento “para mostrarem que estão preparados". No que respeita a esta questão específica e à questão de quanto os países em vias de desenvolvimento vão precisar até 2020, considerou que parte dos 0 mil milhões estimados sejam oriundos dos fluxos das finanças públicas dos países desenvolvidos para os países em vias de desenvolvimento mas “devemos ser claros que não podemos assaltar os orçamentos para o desenvolvimento para pagar as acções contra as alterações climáticas”. Por fim, concluiu dizendo “temos de enviar um sinal de que apoiamos o pensamento criativo nas negociações e que nos envolvemos como líderes”.

Ler o discurso do debate da mesa redonda sobre as alterações climáticas pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Conseguir um acordo sobre as alterações climáticas: a luta tem de começar esta semana em Nova Iorque

21/09/2009

José Manuel Barroso © EC

Convidado pelo Conselho das Relações Estrangeiras em Nova Iorque para debater o importante assunto das alterações climáticas, o Presidente José Manuel Barroso confessou as suas preocupações sobre as perspectivas para Copenhaga. As negociações estão perigosamente próximas de um impasse neste momento. Arrisca-se a ser um colapso acrimonioso, atrasando as medidas contra as alterações climáticas talvez durante anos. E o mundo não pode neste moment suportar um resultado tão desastroso.” Considerando que parte da resposta recai no processo das próprias negociações, disse: "Apoiamos totalmente o processo da ONU, ninguém está a tentar enfraquecê-lo. Mas agora é altura de pôr as propostas em cima da mesa, propostas que estão para além das nossas limitações políticas. Para ser franco, é isto que a Europa tem feito, e vamos pressionar os outros a fazerem o mesmo."

Ler o discurso completo English

Visita à Irlanda

19/09/2009

Marie Hussey oferece uma amostra de queijo a José Manuel Barroso © EC

O Presidente José Manuel Barroso esteve em Limerick, na Irlanda, para anunciar a concessão de um apoio de 14,8 milhões de euros aos trabalhadores da Dell despedidos, ao abrigo do Fundo de Ajustamento à Globalização. “A crise económica está a afectar todos os países europeus, mas Limerick e arredores foram severamente atingidos pela redução do número de postos de trabalho na fábrica local da Dell e nos seus fornecedores”, declarou o Presidente José Manuel Barroso. “A UE baseia-se na solidariedade. A nossa resposta natural é prestar auxílio a quem está a passar por dificuldades e tomar medidas decisivas para combater o impacto da crise no emprego. O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se também com políticos locais, a sociedade civil e grupos de mulheres para lhes explicar o Tratado de Lisboa. O Presidente José Manuel Barroso criticou o facto de a campanha do “não” ter semeado o pânico e salientou “a necessidade de debater com base em factos e não no medo”.

Ler o comunicado de imprensa Deutsch English Français

Discurso perante grupos de mulheres Irlandesas pdf - 14 KB [14 KB] English (en)

Discurso na comissão conjunta Oireachtas sobre Assuntos Europeus pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Discurso perante o Presidente da Câmara, oficiais do Conselho e grupos de comunidades locais de Limerick pdf - 18 KB [18 KB] English (en)

Ataque terrorista em Cabul

18/09/2009

Um soldado alemão e três soldados italianos no Afeganistão © Reporters

“Em nome da Comissão Europeia e em meu nome, queria apresentar-lhe, a si e às pessoas em Itália, as minhas sinceras condolências e expressar a nossa mais profunda simpatia e solidariedade para com as famílias dos seis soldados italianos vitimados pelo terrível ataque terrorista de ontem em Cabul. Nesta hora difícil, permita-me condenar energicamente este bárbaro ataque terrorista e manifestar o meu apoio aos esforços italianos no sentido de contribuir para a paz no Afeganistão.” Esta foi a mensagem enviada pelo Presidente José Manuel Barroso a Giorgio Napolitano, Presidente da República Italiana.

Trágica explosão numa mina de carvão na Polónia

18/09/2009

Mineiros sentados fora da mina em Ruda Śląska © Reporters

“Estamos profundamente entristecidos e chocados pelas vidas perdidas na trágica explosão de uma mina de carvão ocorrida hoje em Wujek-Śląsk. Em nome da Comissão Europeia, gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolências a si e aos cidadãos da Polónia. A nossa simpatia e solidariedade estão com as famílias das vítimas”, declarou o Presidente José Manuel Barroso e o Comissário Paweł Samecki numa mensagem enviada a Lech Kaczynski, Presidente da República da Polónia.

Ler a mensagem em polaco pdf - 14 KB [14 KB] polski (pl)

Fazer da regulamentação inteligente um “leitmotiv”

18/09/2009

Günter Verheugen, José Manuel Barroso e Edmund Stoiber © EC

O Presidente José Manuel Barroso e o Vice-Presidente Günter Verheugen congratularam-se com o segundo relatório do Grupo de Alto Nível de Partes Interessadas Independentes sobre os Encargos Administrativos – presidido por Edmund Stoiber – que aconselha a Comissão desde 2007. “Estamos muito satisfeitos com os progressos já alcançados em matéria de redução de encargos administrativos. Fomos ambiciosos e sérios e continuamos a sê-lo.” Anunciou também que, na nova Comissão, os melhores serviços de regulamentação funcionarão sob a sua autoridade directa, em conjunto com uma avaliação de impacto e uma avaliação posterior. “Assegurar-me-ei de que todas as nossas novas iniciativas sejam inspiradas por estes princípios de regulamentação inteligente.” Por fim, agradeceu a Edmund Stoiber o facto de ele ter aceitado prolongar o seu compromisso pessoal, afirmando, em conclusão: “Acredito que a qualidade da nossa legislação na União Europeia tem uma importância capital para o sucesso da nossa economia”.

Ler o discurso completo English

Ambitions for the G20

17/09/2009

Logo of the G20 summit in Pittsburgh @ WhiteHouse.gov

"We need to return the financial system to viability. But we must show zero tolerance for any return to the "bad old ways" said president Barroso at the end of the informal meeting of EU heads of state and government held in Brussels to prepare for next week's Pittsburgh summit of the Group of 20 developed and emerging economies. "Our citizens are understandably horrified at reports of banks receiving public money paying exorbitant bonuses." EU heads of state and government also agreed to push hard for progress at the G20 in the fight against climate change. "I am worried about the lack of ambition in the negotiations" affirmed the president. He also sent a message to the developing world "if you are serious about the challenge of cutting emissions, we will be there to help, not with a blank cheque, but with a fair proposal".

Read the speaking points pdf - 15 KB [15 KB] English (en)