Percurso de navegação

Sabia que...

... a União Europeia lidera o movimento de Quioto para reduzir a poluição atmosférica na origem do aquecimento global? As pessoas na Europa têm uma grande consciência ecológica. Consequentemente, a UE lidera os esforços mundiais para preservar o ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, tornou-se importante que um maior número de países possível tome medidas para lutar contra as alterações climáticas conforme estabelecido no Protocolo de Quioto, a exemplo do que fazem os europeus.

Commission civil service

Acesso à informação

O diálogo da Comissão Europeia com os cidadãos da União Europeia assume formas diversas.Para além das consultas que faz, a Comissão disponibiliza informações acessíveis sobre as suas principais políticas, tanto em suporte papel como através da Internet.Valerie contacta diariamente com cidadãos que procuram obter informações sobre o ambiente.

Valerie nasceu em Dublim, na Irlanda, em 1965.Trabalha como assistente de biblioteca/responsável pelas publicações.

Valerie O’Brien

Valerie e o marido deixaram Dublim para se instalarem em Bruxelas em 1990, quando aquele foi recrutado pelo Parlamento Europeu.Cinco anos mais tarde, Valerie entrou ao serviço da Comissão, após ter trabalhado para uma empresa internacional de auditoria.

Começou por trabalhar como secretária na Direcção-Geral dos Transportes, mas em seguida procurou um lugar em que tivesse mais contacto com outras pessoas, maior independência e responsabilidades directas.«A Comissão oferece boas oportunidades deste ponto de vista.Se os chefes de unidade detectam algum potencial especial, tentam aproveitá-lo».

Valerie encontrou o lugar que procurava no centro de informação da Direcção-Geral do Ambiente.«Participo na elaboração das nossas publicações, o que exige contactos com fornecedores externos.Ocupo-me igualmente dos pedidos do grande público para obter essas publicações.»

«As nossas publicações não são técnicas.Tentam explicar a política ambiental em termos acessíveis ao público, incluindo séries especialmente concebidas para os estudantes.Sou igualmente responsável por assegurar que os pedidos de informação enviados por correio electrónico recebam uma resposta no prazo de 15 dias úteis fixado pela própria Comissão.Nem sempre é fácil.Recebemos centenas de perguntas, por vezes muito técnicas.»

Durante a tarde, a biblioteca do centro está aberta ao público.«Temos visitantes de todos os países da União Europeia.Todos os dias são diferentes porque nunca sabemos quem nos virá visitar ou o que vão querer.Muitas vezes, a informação encontra-se disponível na Internet, mas as pessoas nem sempre sabem onde procurar ou como fazer uma pesquisa bem feita e, como tal, obtêm informações inúteis.Gosto de as ajudar a encontrar exactamente aquilo de que necessitam.»

Commission civil service